Duração: 10 Semestres
Titulação: Bacharelado
Turno(s): matutino, noturno.
Unidade(s): Cristiano Machado, Buritis.

Destaque com nota 4 no MEC, o curso de Arquitetura e Urbanismo do UniBH é considerado um dos melhores do estado. Além da excelência na formação, ele oferece toda a infraestrutura de que os alunos precisam para colocar todo o aprendizado em prática.

Por falar em prática, o UniBH oferece modernos laboratórios para que os estudantes possam ter contato com a profissão, além de palestras com engenheiros, arquitetos e demais profissionais relacionados à área para criar vínculos institucionais e aproximar os alunos da realidade do mercado.

 

Guia do estudante: 3
Contato do coordenador: Rafael Cristelli - rafael.cristelli@unibh.br

Diante dos panoramas nacional e regional, das ações e propostas de programas do governo que envolvem o setor, podemos perceber a conformação de um significativo campo de atuação para o profissional da área de Arquitetura e Urbanismo voltado principalmente para projetos de interesse social. É também para este campo de atuação que o curso de Arquitetura e Urbanismo do UniBH pretende direcionar o seu ensino, sem perder a perspectiva legal da habilitação única de arquiteto e urbanista.  Por meio de uma sólida formação com ênfase nos processos de construção e no planejamento urbano, pretende-se aproximar o arquiteto e urbanista dos meios reais de produção da cidade integrando-o nos processos dinâmicos de construção social e cultural das cidades brasileiras.

Com este ambiente de ensino o curso de Arquitetura e Urbanismo do UniBH, pretende aproximar o ato de projetar com a realidade da construção dos objetos arquitetônicos e do desenvolvimento de tecnologias construtivas nos trabalhos de graduação. Esta interface com a realidade procura alcançar uma melhor qualidade nos projetos de edificações. A ligação com o curso de Engenharia Civil no UniBH permitirá uma inserção do conhecimento tecnológico e das ciências exatas, essenciais para uma arquitetura racional, moderna e construtivamente viável.

É bastante amplo o espectro das atividades atribuídas ao arquiteto urbanista, dele se exigindo uma formação complexa e compatível com o que se espera de sua performance profissional.

O perfil do egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo do UniBH pode ser marcado, em síntese, pelas seguintes características:

– Capacidade crítica e criativa desenvolvida para a abordagem e o tratamento dos problemas para os quais é solicitado;

– Capacidade técnica desenvolvida para a proposição de soluções para os problemas relativos à construção e edificação;

– Sensibilidade técnica e criativa para o tratamento de problemas socioespaciais relacionados à produção do conhecimento;            

– Planejamento e organização dos territórios urbanos;

– Sensibilidade técnica e política para o tratamento de problemas sociais de natureza espacial, sobretudo aqueles de caráter urbano.

A iniciativa proposta para o curso pretende contemplar com maior rigor a associação da criatividade, elemento presente na totalidade dos cursos existentes, mas com uma bagagem de sensibilidade construtiva que implique numa concepção correta de projeto do ponto de vista técnico-científico e possível quanto à sua concretização.

Formação de profissionais com sólido conhecimento técnico e capacidade de aplicação destes conhecimentos no campo da Arquitetura e do Urbanismo, sem se desvencilhar dos aspectos que tratam da sensibilidade e criatividade, vinculados aos problemas brasileiros relativos ao território e ao ambiente construído.

Tal opção de perfil de profissional desejado é decorrente de uma análise das escolas de arquitetura e urbanismo já existentes em Belo Horizonte. Ao mesmo tempo em que procuramos uma diferenciação em relação aos currículos existentes, buscamos também complementar e diversificar a formação dos profissionais arquitetos, requisito fundamental no desenvolvimento e aprimoramento da região e da própria sociedade.

Além disso, as instalações amplas e modernas e os laboratórios, aliados ao alto nível do corpo docente, fazem a diferença do curso de Arquitetura e Urbanismo do UniBH.

 

Participações em concursos:

Nossos alunos são estimulados a participarem de concursos nacionais e internacionais, tendo a oportunidade de experimentar a prática e de enriquecer os seus currículos com as experiências. Entre os resultados expressivos alcançados recentemente estão:

1º Lugar no concurso de Projetos para Legado da Unidade de Valorização Sustentável da Essencis MG em Betim (2017). (https://www.concursoessencismg.com/resultados)
Equipe: Felícia Rosceli de Souza, Hugo Sá Fortes Silva, Jéssica de Castro Reis, Julia Miranda de Castro Dôco, Letícia Ferraz Dutra, Mariana Martins Francisquini, Patrícia Peri Martins, Stéphanie Vizibelli Dutra.
Resultado

 

2º Lugar no concurso #019 do Portal Projetar.org. (https://projetar.org/vencedores/37/Eletroposto-019)
Equipe: Cássio Lopes França Lima, Leone Rodrigues Ribeiro Braga.
Resultado

 

2º Lugar no Prêmio Anima de Arquitetura e Design Universitário
Equipe: Bernardo Barros Pimentel / Celso Francisco Camba Tando / Karen Bianc Souza Nogueira.

 

Unidade De Por
Cristiano Machado (noite) 1.698,00 1.398,00*
Buritis (manhã) 1.698,00 1.698,00
Buritis (noite) 1.698,00 1.698,00

Valor referente ao pagamento até o 5º dia útil de cada mês, para ingressantes de 2018/2.

Laboratório de Maquetes e Modelos
Laboratório de Tecnologia das Construções
Laboratórios de Informática

Conheça o infográfico do nosso Modelo de Ensino.