Duração: 8 semestres
Titulação: Bacharelado
Turno(s): matutino.
Unidade(s): Buritis.

Em tempos de sustentabilidade, o biólogo tem um papel fundamental na conservação do nosso planeta. Por isso, o curso de Ciências Biológicas do UniBH incentiva diversas atividades de pesquisa e estimula os estudantes a desenvolverem práticas empreendedoras nas áreas de inovação e tecnologia em prol do meio ambiente.

Nos modernos laboratórios ou durante as visitas técnicas e trabalhos de campo, os alunos do curso de Ciências Biológicas do UniBH têm contato direto com o exercício da profissão e se preparam para os desafios do mercado de trabalho.

 

Guia do estudante: 3
Contato do coordenador: Lorena Fialho Borges - lorena.fialho@unibh.br

A Lei Federal n° 6.684, de 3 de setembro de 1979, regulamenta a profissão de biólogo, cujo exercício profissional é normatizado pelo Decreto n° 88.438, de 23 de junho de 1983. A Biologia é, ainda hoje, uma das áreas do conhecimento com maior deficiência de professores graduados e capacitados para o seu ensino. Há também uma evidente carência no país de profissionais que promovam o desenvolvimento científico-tecnológico, para que se melhore a qualidade de vida, abordando aspectos inerentes e atuais.

Os biólogos estão se inserindo no mercado de trabalho de forma crescente e diversificada, nas áreas de atuação previstas pela legislação profissional, o que reflete a rápida e significativa expansão que caracteriza o campo das Ciências Biológicas. No meio científico, afirma-se que a Biologia é a ciência do século XXI. Como tal, é possível constatar a estreita relação das áreas de atuação do biólogo com questões emergenciais da atualidade, como a problemática ambiental, a gestão e conservação de recursos naturais, biotecnologias e educação para a cidadania, entre outras.

Quanto ao perfil do egresso, o profissional terá capacitação para o atendimento das crescentes demandas relacionadas à conservação da diversidade biológica e adequação ambiental de processos e serviços, produção de pesquisa básica nos campos da biologia celular e molecular, fisiologia, genética, ecologia, botânica, zoologia, microbiologia, com vistas à interação com profissionais de áreas consideradas aplicadas e de geração de tecnologia.

O curso abarca as grandes áreas que envolvem as Ciências Biológicas, mas tenta focar em um mercado ambiental já existente fortalecendo as áreas de levantamentos de fauna e flora. Tal opção de perfil profissional foi fundamentado em uma análise das escolas de Ciências Biológicas já existentes em Belo Horizonte.

Além de oferecermos uma diferenciação em relação aos currículos existentes, buscamos também complementar e diversificar a formação dos profissionais dos biólogos como agentes formadores de opinião e disseminador dos ideais de sustentabilidade.

Podem ser destacados ainda, as instalações amplas e modernas e os laboratórios, aliados ao alto nível do corpo docente que fazem a diferença do curso de Ciências Biológicas que pelo segundo ano consecutivo é agraciado como um dos melhores cursos CRBIO4.

Unidade De Por
Buritis 1.476,00 1.294,00*

Valor referente ao pagamento até o 5º dia útil de cada mês, para ingressantes de 2018/2.

Laboratório de Anatomia
Laboratório de Bioquímica
Laboratório de Citologia e Histologia
Laboratório de Fisiologia Humana
Laboratório de Física
Laboratório de Microbiologia de Alimentos e Imunologia
Laboratório de Microbiologia Geral
Laboratório de Patologia e Parasitologia
Laboratório de Zoologia e Botânica
Laboratórios de Informática

Associações de Classe

Conselho Regional de Biologia 4ª Região – CRBio4
http://www.crbio4.org.br
Conselho Federal de Biologia
http://www.cfbio.org.br

Conheça o infográfico do nosso Modelo de Ensino.