Duração: 10 Semestres
Titulação: Bacharelado
Turno(s): matutino, noturno.
Unidade(s): Buritis, Cristiano Machado.

Planejar, projetar e gerenciar tudo o que envolve recursos humanos e materiais tecnológicos, financeiros e ambientais. Essas são algumas das funções de um engenheiro de produção. Por isso, o curso de Engenharia de Produção do UniBH prepara os alunos para atuarem nas mais diversas áreas da profissão com competência, ética e capacidade de gerar economia para as organizações.

Além disso, o UniBH é o único a oferecer uma planta-piloto, onde os alunos podem praticar o aprendizado na Fábrica-Escola e nos Laboratórios Abertos para Projetos Interdisciplinares. Assim, eles enfrentam desafios reais e podem se preparar para o dia a dia da profissão.

 

Guia do estudante: 3
Contato do coordenador: Campus Buritis - Sinthya Gonçalves Tavares - sinthya.tavares@unibh.br | Campus Cristiano Machado - Júlio Cezar Fonseca de Melo - julio.melo@unibh.br

O curso capacita profissionais para o desenvolvimento e a otimização de qualquer processo que envolva recursos humanos, materiais e energia. Além de atuar em uma indústria, o engenheiro de produção pode trabalhar em empresas de serviços, tais como empresas de transporte, construção, hospitais e instituições públicas.

  • Área de operações: execução da distribuição dos produtos, controle de suprimentos.
  • Área de planejamento: estratégico, produtivo, financeiro.
  • Área financeira: controle financeiro, controle dos custos, análise de investimentos.
  • Área de logística: planejamento da produção e distribuição de produtos.
  • Área de marketing: planejamento do produto, mercados a serem atendidos.

O projeto pedagógico do curso de Engenharia de Produção contribui para o perfil de formação dentro da perspectiva do mercado de trabalho, atual e futuro. O curso possui corpo docente altamente qualificado, constituído por mestres e doutores em Química, Biologia, Engenharia e Computação. Além disso, o curso dispõe de ótima infraestrutura com laboratórios didáticos modernos e bem equipados, permitindo ao aluno a realização de atividades práticas.

O curso conta ainda com uma Planta Piloto, que proporciona aos alunos a possibilidade de realização de projetos específicos envolvendo processos em escala industrial. Desde o início da graduação, existe a oportunidade de desenvolver projetos de extensão, sob orientação de professores e pesquisadores. Os alunos desenvolvem atividades extracurriculares em diferentes modalidades, entre elas, atividades relacionadas a projetos comunitários, eventos científicos, cursos de extensão, visitas técnicas, seminários, monitoria, dentre outras.

É importante observar que o UniBH é uma instituição inclusiva, que busca formar profissionais com conhecimentos multidisciplinares e que saibam atuar de forma autônoma e trabalhar em equipe. Formamos indivíduos que atuam com responsabilidade social, focados em projetos viáveis economicamente e que respeitam o meio ambiente. No curso de Engenharia de Produção, os alunos aprendem a usar a ciência para desenvolver ideias, e aplicam tecnologias para resolver problemas.

– Estrutura curricular voltada para a formação de um Engenheiro de Produção para as indústrias;
– Capacitação focada na área de planejamento e controle da produção;
– Capacitação para desenvolver modelos e simulação de processos industriais e logísticos;
– Desenvolvimento de habilidade gerencial possibilitando tanto gerir pessoas quanto processos;
– Laboratório específico de modelagem e simulação e planta de processos industriais.

Unidade De Por
Cristiano Machado 1.369,00 1.249,00*
Buritis 1.369,00 -

Valor referente ao pagamento até o 5º dia útil de cada mês, para ingressantes de 2018/2.

Conheça o infográfico do nosso Modelo de Ensino.