Duração: 10 Semestres
Titulação: Bacharelado
Turno(s): matutino, noturno.
Unidade(s): Buritis, Cristiano Machado.

A Engenharia Química possui relação estreita com a transformação de matérias-primas em bens de consumo,  se relaciona, também, com a gestão e design de processos e produtos. O profissional formado em Engenharia Química se capacita para realizar análises econômicas, além de dimensionamentos, operações e controles de unidades industriais. A esse contexto, une-se a pesquisa e desenvolvimento, como meios fundamentais para tomadas de decisões.

O UniBH investe na formação sólida de seus estudantes. Além de professores referência em suas respectivas áreas de atuação, a Instituição oferece modernos laboratórios, bem como uma planta-piloto, nos quais os futuros profissionais podem executar projetos interdisciplinares e trabalhos reais, enriquecendo suas aptidões para atuar com excelência no mercado de trabalho.

Contato do coordenador: Campus Buritis - Carolina Maria Ferreira Santos - carolina.ferreira@unibh.br | Campus Cristiano Machado - Pedro Prates Valério - pedro.valerio@unibh.br

Compete a este profissional o desempenho de atividades referentes às indústrias química, petroquímica, de alimentos, tratamento de água e rejeitos industriais. Mais especificamente, o engenheiro químico pode atuar em indústrias de aromatizantes e aditivos, alimentos, agroquímicas, cimento e vidro, entre outros.

O parecer Nº 776/97 da CES/CNE define que os cursos de graduação orientem-se de forma a oferecer uma sólida formação básica, preparando o futuro graduado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional.

De acordo com recomendações das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Engenharia, Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, Art. 3°, o curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação na identificação e solução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

O curso de Engenharia Química tem por objetivo formar profissionais de nível superior capazes de identificar problemas relevantes pertinentes à Engenharia Química, avaliar diferentes posições frente a esses problemas, conduzir sua postura de modo consciente e atuar junto à sociedade, desempenhando satisfatoriamente suas atividades técnicas com competência e consciência de cidadania. Para que o Engenheiro Químico formado pelo UniBH esteja preparado para enfrentar esta realidade, o curso promove as seguintes competências e habilidades específicas:

– Desenvolver uma postura humanística através de permanentes oportunidades para aguçar sua sensibilidade;

– Identificar-se como membro integrante da sociedade em que está inserido, sintonizando seus projetos profissionais com as demandas sociais;

– Ter interesse pela pesquisa e familiaridade com sua metodologia;

– Manter-se atualizado com os avanços científicos e tecnológicos em sua área de atuação;

– Ter sólida formação nos aspectos fundamentais das ciências exatas e sua extensão aos processos químicos industriais, térmicos, termodinâmicos e de processamento de alimentos;

– Utilizar com desenvoltura os recursos computacionais disponíveis em sua área de atuação;

– Ter pleno domínio dos processos básicos da indústria de alimentos em que o Estado é ainda fortemente carente;

– Assumir sua responsabilidade, no sentido do combate à fome e ao desperdício de alimentos, como fatores de dignidade e cidadania.

O curso conta com o acervo da biblioteca para todas as disciplinas; professores exclusivamente mestres e doutores; e um parque laboratorial moderno e adequado nas áreas de Informática, Química, Física, Microbiologia, controle de qualidade, operações unitárias, fenômenos de transporte, entre outras.

Unidade De Por
Cristiano Machado (manhã e noite) 1.486,00 -
Buritis (manhã e noite) 1.486,00 -

Valor referente ao pagamento até o 5º dia útil de cada mês, para ingressantes de 2018/2.

Laboratório de Química Analítica
Laboratório de Química Orgânica
Laboratório de Engenharia
Laboratório de Química Geral
Laboratórios de Física Geral
Laboratórios de Informática

Conheça o infográfico do nosso Modelo de Ensino.