Duração: 10 Semestres
Titulação: Bacharelado
Turno(s): matutino, noturno.
Unidade(s): Buritis.

A Geologia é uma ciência que estuda a terra. E, no UniBH, o curso forma profissionais capazes de atuar com mineração, petróleo e gás, pesquisa de água subterrânea e geotecnia de estradas de rodagem, ferrovias e hidrelétricas.

Durante todo o curso, os alunos têm o suporte de modernos laboratórios e podem colocar todo o aprendizado em prática durante visitas técnicas e trabalhos de campo.

 

Em função do potencial brasileiro, seja mineral, seja para recursos energéticos ou hídricos, e das demandas nacionais e estrangeiras por estes insumos, o Brasil vem recebendo aportes do capital estrangeiro nestes setores, o que tem provocado um aumento da procura pelos cursos de Geologia.

Além disso, por sua capacidade de inter-relacionar várias áreas do conhecimento, o profissional geólogo tem sido procurado por empresas e órgãos governamentais para atuar em projetos de desenvolvimento que sejam sustentáveis, onde o planejamento urbano e a solução de problemas ambientais se fazem necessários.

Quanto ao perfil do egresso, temos a atitude pró ativa e investigativa tanto para os problemas tradicionais como dos fenômenos do cotidiano e/ou de interesse puramente acadêmico; possuir habilidades específicas para atuar em projetos de pesquisa na área, além de ter uma sólida formação em cultura geral e humanidades; buscar a atualização de conteúdos em Geociências, através da educação continuada, pesquisa bibliográfica e uso de recursos computacionais e internet; capaz de manter a ética na atuação profissional, que inclua a responsabilidade social e a compreensão crítica da ciência e educação, como fenômeno cultural e histórico e afinidades com atividades de campo e aulas práticas.

– Projetos relacionados ao conhecimento, monitoramento e solução de problemas ambientais;
– Empresas relacionadas a todas as etapas do conhecimento, monitoramento e solução dos problemas ambientais;
– Empresas de consultoria e planejamento;
– Órgãos públicos e empresas estatais;
– Instituições de pesquisa;
– Estabelecimentos de ensino superior e escolas técnicas;
– Indústria e petróleo;
– Pesquisa de bens minerais para a indústria civil;

-Agência para Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (clipping)

Desenvolver profissionais capazes de exercer atividades em empresas de mineração, mapeamento geológico e cartografia em geral, hidrogeologia, meio ambiente e sensoriamento remoto, além de outras áreas das Geociências, prezando o trabalho em equipe e a multidisciplinaridade;
– Curso com turmas nos turnos manhã e noite;
– Curso com localização estratégica no cenário do setor mineral brasileiro.

Unidade De: Por:
Buritis 1.579,00 1.478,00*

Valor referente ao pagamento até o 5º dia útil de cada mês, para ingressantes de 2018/2.

Conheça o infográfico do nosso Modelo de Ensino.