Duração: 4 semestres
Titulação: Tecnólogo
Turno(s): noturno.
Unidade(s): Cristiano Machado.

Cuidar das pessoas de uma empresa é fundamental para os negócios. Por isso, o UniBH oferece um curso tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, para formar profissionais capazes de criar e manter vantagens competitivas nas organizações por meio de uma gestão empreendedora.

Além da excelente localização, em um grande polo comercial que permite que os alunos levem o conhecimento para a prática, eles são preparados para saber ouvir, liderar, comunicar, negociar e administrar conflitos da melhor forma, para que possam atuar nas mais diversas áreas de RH.

 

Contato do coordenador: Saulo Donnard Carneiro - scarneiro@unibh.br

O Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos está apto a atuar no âmbito da gestão pública, nas organizações privadas ou prestadoras de serviços, bancos e grupos financeiros, institutos de pesquisa, instituições sem fins lucrativos e de educação, podendo, ainda, atuar nas novas possibilidades oferecidas pelo terceiro setor, que se encontra em expansão.

Há grande demanda por profissionais formados na área, pois a maioria dos gestores que já trabalham nas empresas não têm curso superior. O mercado busca profissionais com visão integrada da administração empresarial, facilidade de adaptação e habilidade para trabalhar em equipe. Ele pode atuar em grandes empresas, mas especialmente em pequenas e médias, como consultor de recrutamento e seleção, assistente de departamento de pessoal, supervisor de cargos, salários e benefícios, gestor de conflitos, analista de treinamento e de Recursos Humanos, desenvolvimento e comportamento organizacional, chegando a gerente de Recursos Humanos.

Ao final do curso o aluno será capaz de compreender a inserção do indivíduo, grupo e estrutura organizacional nos ambientes interno e externo. Terá uma visão sistêmica e holística no gerenciamento de pessoas e reconhecerá a importância de integrar todos os ambientes na formação de uma cadeia produtiva. Será um profissional capacitado para ouvir, liderar, ter boa comunicação e facilidade para trabalhar em equipe, administrar conflitos, negociar e conhecer o comportamento humano a fim de preparar todas as pessoas da organização para as constantes mudanças, com planos ousados que permitam que suas mentes evoluam, que se interessem pela busca da aprendizagem continuada.

Além disso, será um profissional com formação humanística e ética capaz de desenvolver e implantar projetos na área de RH, com autonomia, criatividade, e flexibilidade, apto a resolver problemas em diferentes contextos organizacionais e sociais, como agente formador e multiplicador das políticas internas da empresa.

Nesta perspectiva, o Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos deverá ser capaz de planejar, executar e controlar os processos inerentes à gestão de pessoas, reunindo competências que o tornem capaz de:

– Situar a gestão de recursos humanos no contexto da economia do país;

– Compreender, numa visão crítica e holística, como as organizações se desenvolvem e se adequam às realidades do mercado e aos objetivos empresariais;

– Atuar como mediador frente às políticas organizacionais e aos interesses individuais;

– Desenvolver políticas de atração e retenção de talentos que promovam a competitividade organizacional.

Pretende-se que, ao final do curso, os alunos sejam profissionais capazes de atuar em ambientes competitivos, através da capacidade de expressar com clareza seus pontos de vista e de desenvolver, constantemente, habilidades específicas para a gestão de pessoas.

Desse modo, o profissional Gestor de RH ao concluir o curso estará apto a:

– Descrever e analisar cargos;

– Conhecer as relações trabalhistas;

– Criar sistemas que visem à produtividade e à qualidade no trabalho;

– Planejar as estratégias de Recursos Humanos em sintonia com o planejamento estratégico da organização;

– Realizar programas de controle de estresse no trabalho e de qualidade de vida;

– Planejar e implementar programas de inclusão social;

– Desenvolver pesquisas de clima organizacional;

– Elaborar diagnóstico organizacional apresentando uma proposta de intervenção;

– Realizar as atividades de rotina de um departamento de pessoal: admissão, folha de pagamento, rescisão contratual;

– Realizar recrutamento e seleção de pessoal;

– Realizar treinamento de recursos humanos;

– Elaborar avaliação de desempenho;

– Elaborar planejamento de carreira;

– Elaborar planos de administração de cargos e salários;

– Conhecer os princípios e normas sobre a higiene e a segurança no trabalho;

– Ser um agente de mudanças nas organizações, possibilitando um ambiente que seja capaz de aprender continuamente.

Percebe-se, então, que o discente do curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos terá um desenvolvimento intelectual e técnico que lhe permitirá planejar, definir e atuar em situações que demandem mobilização de recursos para soluções de problemas táticos e operacionais.

A missão do curso de Gestão de Recursos Humanos é contribuir para a formação de profissionais que sejam assessores e mentores das políticas de gestão de pessoas, e que promovam a aprendizagem e a inovação organizacional; com habilidades humanísticas, técnicas e analíticas.
O corpo docente do curso de Gestão de Recursos Humanos é composto por especialistas, mestres e doutores, profissionais reconhecidos em sua expertise e atuação profissional.
O curso oferece uma estrutura agradável e adequada ao ensino-aprendizagem, que atende às exigências das normas institucionais, diretrizes do curso e órgãos oficiais de fiscalização pública.

Unidade De: Por:
Cristiano Machado (noite) 879,00 879,00

Valor referente ao pagamento até o 5º dia útil de cada mês, para ingressantes de 2018/2.

Laboratórios de Informática

Associações de Classe
Conselho Regional de Administração – CRA
http://www.cramg.org.br/home/default.aspx
Sindicato dos Administradores no Estado de Minas Gerais – SAEMG
http://www.saemg.org.br

Conheça o infográfico do nosso Modelo de Ensino.