Duração: 6 Semestres
Titulação: Tecnólogo
Turno(s): noturno.
Unidade(s): Buritis.

Avaliar, implementar e gerenciar os sistemas informatizados das empresas é fundamental para que elas sobrevivam no mercado. Por isso, o curso de Gestão de Tecnologia da Informação do UniBH oferece todo o suporte de que os alunos precisam para atuarem nas mais diversas áreas da profissão.

Além de toda a base teórica, os estudantes também têm contato muito próximo com a prática, levando o aprendizado da sala de aula para os laboratórios e se preparando para os principais desafios do mercado.

Contato do coordenador: Samara Soares Leal - samara.leal@unibh.br

O profissional poderá atuar com desenvolvimento de software, administração de redes de computadores, gerência de projetos e administração de ambientes operacionais.

Quanto ao perfil do egresso, o tecnólogo formado em Gestão de Tecnologia da Informação no UniBH deverá estar apto a trabalhar em qualquer organização, seja na coordenação dos recursos e equipes, ou no desenvolvimento e evolução dos sistemas de informação para uso em processos organizacionais, departamentais e/ou individuais.

A formação dada a este profissional deve estar comprometida com o desenvolvimento de competências que possibilitem ao discente e futuro profissional a abordagem sistêmica dos problemas organizacionais, propondo e desenvolvendo soluções em Tecnologia da Informação.

Para isto, o currículo do Curso de Gestão de Tecnologia da Informação proporciona a adequada formação geral e sólidos conhecimentos tecnológicos na formação específica, tanto em aspectos práticos quanto teóricos. Os conteúdos trabalhados, as competências e as habilidades que se pretende desenvolver visam a proporcionar aos alunos o melhor desenvolvimento de sua capacidade de inovação, habilidade técnica, raciocínio lógico e abstrato, proporcionando ao estudante senso analítico e crítico para avaliar as tecnologias da informação dentro de uma visão sistêmica.

O egresso do curso de Gestão de Tecnologia da Informação deverá ser competente em:

– Utilizar, adequada e eficazmente, as tecnologias de informação na solução de problemas relativos a domínios de aplicação específicos;

– Interagir com os diversos setores da organização, a fim de conceber, desenvolver, gerenciar e aprimorar sistemas de informação;

– Aplicar conhecimentos de forma inovadora, acompanhando a evolução da área de Tecnologia da Informação, contribuindo para a busca de soluções em diferentes setores nas organizações;

– Auxiliar na tomada de decisões em ambientes corporativos caracterizados pelo uso da Tecnologia da Informação, proporcionando vantagens competitivas para a organização.

Projeto pedagógico orientado para que o egresso possa atuar em diversos segmentos do mercado com foco na utilização de tecnologia livre.

Unidade De Por
Buritis 998,00 -

Valor referente ao pagamento até o 5º dia útil de cada mês, para ingressantes de 2018/2.

Laboratórios de informática: destinam-se aos trabalhos envolvendo práticas inerentes à Tecnologia da Informação, como Programação, Engenharia de Software, Banco de Dados Gerência de Projetos e Segurança da Informação.
Laboratório de redes: Localizado no bloco B8, o laboratório 12 destina-se às práticas relacionadas aos trabalhos envolvendo Redes de Computadores.
Laboratório de Arquitetura de Computadores: Localizado no bloco A2 Sala 309, esse laboratório proporciona ao aluno a familiarização com os componentes que constituem a Organização de Computadores.

Parcerias e Convênio
A IBM é a principal parceira do curso de Ciência da Computação do UniBH. Nossos alunos e professores têm total acesso aos recursos do IBM Academic Initiative (http://www.ibm.com/br/university):
– Acesso às licenças de softwares IBM para uso acadêmico em versões completas que nunca expiram;
– Acesso ao material didático oficial;
– Desconto em certificações IBM;
– Cadastro de currículo profissional para acesso da IBM e empresas do mercado;
– Acesso a um mainframe para seus cursos e pesquisas.

Além do IBM Academic Initiative, o UniBH é uma das poucas instituições de Minas Gerais que têm oficialmente a parceria tecnológica denominada IBM SMART Professional, assinada em março de 2011. A ideia é iniciarmos um processo de certificação baseado em tecnologias e métodos (não em produtos), de tal forma que professores, alunos e egressos possam usufruir destes treinamentos. O escopo do IBM SMART Professional envolve ciclos de capacitação dos quais participam a instituição, a IBM e uma ou mais empresas beneficiadas pelo projeto. Cada ciclo é composto por duas fases.

Além da parceria com a IBM, nossos alunos e professores também podem usufruir do Microsoft DreamSpark, por meio do qual fazem o download de softwares para desenvolvimento, desenho e criação de games gratuitamente.

Associações de Classe

Sociedade Brasileira de Computação SBC
www.sbc.org.br
Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações – Sucesu-MG
www.sucesumg.org.br