Duração: 8 semestres
Titulação: Licenciatura
Turno(s): matutino, noturno.
Unidade(s): Buritis, Cristiano Machado.

O curso de História do UniBH é um dos mais tradicionais da cidade. Além de envolver a prática docente com atividades de pesquisa, ele oferece todo o suporte para formar professores e pesquisadores preparados para atuar nas mais diversas áreas da profissão.

No UniBH, os alunos contam com atividades em laboratórios de História e de preservação de documentos, além de visitas a museus e espaços culturais que incentivam o caráter investigatório e preparam os estudantes para o mercado.

 

Guia do estudante: 4
Contato do coordenador: Rangel Cerceau Netto - rangel.netto@unibh.br

O curso de História do UniBH propõe a construção do conhecimento e a relação entre a teoria e a prática na e para a construção de um conhecimento. 

Os conteúdos das disciplinas rompem com uma visão histórica eurocêntrica e tradicional, propondo disciplinas que valorizem a história regional, a história indígena e africana. No movimento de renovação, incorporam-se novos temas, novos objetos, novas abordagens de interpretação da história, principalmente pela exploração de novas fontes documentais, procurando compreender e explicar mudanças que se processam nas sociedades nas esferas da política, do social, do econômico, do cultural e do cotidiano.

 

O graduado deverá se caracterizar pela consciência e formação crítica quanto à função social do profissional de História, expressando autonomia e independência no exercício da profissão, ter adaptabilidade às inovações tecnológicas e às mudanças estruturais do mundo do trabalho.

Licenciatura

A proposta do curso é a formação de professores que estejam engajados com a formação ampliada, e que sejam multiplicadores de uma educação inovadora, capaz de incorporar novos métodos, práticas e caminhos para a construção do saber.

Além disso, propõe-se a integração de vários saberes – da educação, do ensino de História, da historiografia nacional e internacional, em uma perspectiva inter, multi e transdisciplinar, bem como de desenvolver atitudes fundamentais dos valores de cidadania referenciados em dimensões éticas e políticas.

 

Unidade De: Por:
Cristiano Machado (noite) 1.062,00 686,00*
Buritis (manhã e noite) 1.062,00 686,00*

Valor referente ao pagamento até o 5º dia útil de cada mês, para ingressantes de 2019/1.

LaDEPH (LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA)
O LaDEPH parte do pressuposto de que toda Instituição de Ensino Superior deve agregar dois eixos, complementares e não-excludentes: o ensino e a pesquisa. O curso de História do Centro Universitário de Belo Horizonte prevê a titulação de seus alunos no grau Licenciatura, que apresenta como objetivo maior a formação de profissionais em História capacitados a integrar ensino e pesquisa, fundamentados em dois princípios formativos: a investigação e a prática, onde, por meio da investigação, possam os alunos estabelecerem uma nova relação com o conhecimento e, por meio da prática, com vivências e experiências reais, possam iniciar a inserção à organização social do trabalho e construírem uma identidade profissional como professores/pesquisadores que se caracterizam pela consciência crítica de sua função social, cultural e política na comunidade em que se encontram inseridos, promovendo situações que possam permitir o aperfeiçoamento do ser cidadão.

LACED (Laboratório de conservação de documentos)
O LaCED (Laboratório de Conservação de Documentos) é um laboratório anexo ao LaDEPH que possui 4 equipamentos que possibilitam a higienização dos documentos para serem utilizados pelos pesquisadores. O funcionamento deste laboratório auxilia na utilização daqueles documentos (periódicos e livros) que necessitam de um processo de higienização e de condicionamento para utilização por parte dos pesquisadores.

Associações de Classe
Associação Nacional de História – ANPUH
http://www.anpuh.org
Publicações Online
e-Hum
www.unibh.br/revistas/ehum

Conheça o infográfico do nosso Modelo de Ensino.

Inscreva-se