Duração: 8 semestres
Titulação: Licenciatura
Turno(s): matutino, noturno.
Unidade(s): Buritis, Cristiano Machado.

Quem trabalha com educação sabe o quanto é gratificante acompanhar o desenvolvimento das pessoas. Por isso, o curso de Pedagogia do UniBH oferece disciplinas que promovem o aprendizado por meio de experiências reais com escolas da educação básica e do ensino infantil.

Além de contarem com uma estrutura completa e laboratórios especializados, os alunos do curso de Pedagogia do UniBH são incentivados a realizar atividades em espaços de aprendizagem ativa e a participar de eventos e visitas a instituições de ensino.

 

Contato do coordenador: Carlos Donizette - carlos.silva@unibh.br

O profissional torna-se capaz de atuar em docência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental nas escolas das redes públicas, particular, comunitária e filantrópica; na organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais escolares e extraescolares, entre outros.

O curso de Pedagogia do UniBH propõe-se à formação integrada de profissionais da educação, tendo, na docência, o eixo norteador do trabalho pedagógico e, na coordenação dos processos educativos em diferentes espaços escolares e não-escolares, o locus privilegiado para a sua atuação profissional.

O licenciado em Pedagogia, nessa perspectiva, estará apto a desenvolver múltiplas competências necessárias à problematização da realidade educacional, em cujos aspectos deve intervir de forma crítica, reflexiva e criadora. Tendo em vista o perfil pretendido, a formação do licenciado em Pedagogia deve abranger uma consistente base teórica, articulada à investigação de práticas educacionais com ênfase em conhecimentos específicos dos campos de atuação na educação. Nesse sentido, o egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a:

– Compreender, de forma ampla e consistente, o fenômeno e a prática educativos que se dão em diferentes âmbitos e especialidades;

– Compreender o processo de construção do conhecimento do indivíduo, inserido em seu contexto social e cultural, em espaços escolares e não-escolares;

– Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento integral;

– Promover a aprendizagem de sujeitos, em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis de escolarização e modalidades do processo educativo;

– Ensinar saberes para promover uma leitura interdisciplinar e crítica de mundo às crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como àqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

– Formular e encaminhar soluções de problemas educacionais condizentes com a realidade sociocultural;

– Problematizar a realidade do fenômeno educativo, buscando refletir a relação teoria-prática que condiciona esse fenômeno;

– Identificar e valorizar as diferentes linguagens manifestas na sociedade contemporânea e de sua função na produção do conhecimento;

– Valorizar os diferentes padrões e produções culturais existentes na sociedade contemporânea;

– Apreender a dinâmica cultural e atuar produtivamente em relação ao conjunto de significados que a constituem;

– Estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;

– Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e na prática pedagógica;

– Desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados ao uso crítico das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;

– Demonstrar ética e consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais e escolhas sexuais, entre outras;

– Participar da atividade educacional nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas;

– Participar da elaboração do Projeto Pedagógico, sistematizando as atividades pedagógicas por categorias comuns (planejamento, organização, coordenação e avaliação) e por valores comuns  (solidariedade, cooperação, responsabilidade social e  compromisso);

– Identificar e propor respostas criativas aos problemas socioculturais e educacionais em áreas específicas de atuação, como educação especial, educação de jovens e adultos, educação indígena, educação ambiental e outras áreas emergentes do campo educacional.

No UniBH, a prática educativa se dá, desde o primeiro período, articulando teoria e prática no interior de cada disciplina. O estágio supervisionado se efetiva a partir da segunda metade do curso, por meio da presença participativa do aluno com intervenção em ambientes próprios de atividade da área profissional.

Unidade De Por
Cristiano Machado (noite) 988,00 499,00*
Buritis (manhã e noite) 988,00 499,00*

Valor referente ao pagamento até o 5º dia útil de cada mês, para ingressantes de 2018/2.

Conheça o infográfico do nosso Modelo de Ensino.