Duração: 8 semestres
Titulação: Licenciatura
Turno(s): matutino, noturno.
Unidade(s): Buritis, Cristiano Machado.

Quem trabalha com educação sabe o quanto é gratificante acompanhar o desenvolvimento das pessoas. Por isso, o curso de Pedagogia do UniBH oferece disciplinas que promovem o aprendizado por meio de experiências reais com escolas da educação básica e do ensino infantil.

Além de contarem com uma estrutura completa e laboratórios especializados, os alunos do curso de Pedagogia do UniBH são incentivados a realizar atividades em espaços de aprendizagem ativa e a participar de eventos e visitas a instituições de ensino.

 

Contato do coordenador: Carlos Donizette - carlos.silva@unibh.br

O profissional torna-se capaz de atuar em docência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental nas escolas das redes públicas, particular, comunitária e filantrópica; na organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais escolares e extraescolares, entre outros.

O curso de Pedagogia do UniBH propõe-se à formação integrada de profissionais da educação, tendo, na docência, o eixo norteador do trabalho pedagógico e, na coordenação dos processos educativos em diferentes espaços escolares e não-escolares, o locus privilegiado para a sua atuação profissional.

O licenciado em Pedagogia, nessa perspectiva, estará apto a desenvolver múltiplas competências necessárias à problematização da realidade educacional, em cujos aspectos deve intervir de forma crítica, reflexiva e criadora. Tendo em vista o perfil pretendido, a formação do licenciado em Pedagogia deve abranger uma consistente base teórica, articulada à investigação de práticas educacionais com ênfase em conhecimentos específicos dos campos de atuação na educação. Nesse sentido, o egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a:

– Compreender, de forma ampla e consistente, o fenômeno e a prática educativos que se dão em diferentes âmbitos e especialidades;

– Compreender o processo de construção do conhecimento do indivíduo, inserido em seu contexto social e cultural, em espaços escolares e não-escolares;

– Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento integral;

– Promover a aprendizagem de sujeitos, em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis de escolarização e modalidades do processo educativo;

– Ensinar saberes para promover uma leitura interdisciplinar e crítica de mundo às crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como àqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

– Formular e encaminhar soluções de problemas educacionais condizentes com a realidade sociocultural;

– Problematizar a realidade do fenômeno educativo, buscando refletir a relação teoria-prática que condiciona esse fenômeno;

– Identificar e valorizar as diferentes linguagens manifestas na sociedade contemporânea e de sua função na produção do conhecimento;

– Valorizar os diferentes padrões e produções culturais existentes na sociedade contemporânea;

– Apreender a dinâmica cultural e atuar produtivamente em relação ao conjunto de significados que a constituem;

– Estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;

– Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e na prática pedagógica;

– Desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados ao uso crítico das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;

– Demonstrar ética e consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais e escolhas sexuais, entre outras;

– Participar da atividade educacional nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas;

– Participar da elaboração do Projeto Pedagógico, sistematizando as atividades pedagógicas por categorias comuns (planejamento, organização, coordenação e avaliação) e por valores comuns  (solidariedade, cooperação, responsabilidade social e  compromisso);

– Identificar e propor respostas criativas aos problemas socioculturais e educacionais em áreas específicas de atuação, como educação especial, educação de jovens e adultos, educação indígena, educação ambiental e outras áreas emergentes do campo educacional.

No UniBH, a prática educativa se dá, desde o primeiro período, articulando teoria e prática no interior de cada disciplina. O estágio supervisionado se efetiva a partir da segunda metade do curso, por meio da presença participativa do aluno com intervenção em ambientes próprios de atividade da área profissional.

Unidade De: Por:
Cristiano Machado (noite) 988,00 499,00*
Buritis (manhã e noite) 988,00 499,00*

Valor referente ao pagamento até o 5º dia útil de cada mês, para ingressantes de 2018/2.

Conheça o infográfico do nosso Modelo de Ensino.