Duração: 8 semestres
Titulação: Bacharelado
Turno(s): noturno.
Unidade(s): Cristiano Machado.

O profissional de Sistemas de Informação é responsável por administrar todo o fluxo de informações que passa pelas redes de uma empresa. Por isso, o UniBH forma profissionais capacitados para atuarem como desenvolvedores, analistas de sistemas e de negócios e diretores de tecnologia de informação, além de consultores e auditores em diversas organizações.

O curso oferece uma sólida formação teórica aliada a uma excelente estrutura, onde os alunos podem colocar todo o conhecimento em prática para ficarem mais perto dos desafios do mercado.

 

Contato do coordenador: Samara Soares Leal - samara.leal@unibh.br

O profissional poderá atuar em organizações de qualquer natureza, nas seguintes áreas:

Desenvolvimento de Sistemas: nas funções de analista de sistemas, programador, gerente de desenvolvimento de sistemas, gerente de projetos, consultor e auditor de sistemas de informação, incluindo a perícia digital;

Análise de Negócios: nas funções de implantação de sistemas, treinamento, modelagem de processos, inteligência de negócios;

Infraestrutura de Tecnologia da Informação: nas funções de analista de suporte, administrador de banco de dados, gerente de redes de computadores, consultor ou auditor na área de infra-estrutura;

Diretoria: na função de executivo de Tecnologia da Informação, também conhecido como CIO (Chief Information Officer).

As organizações contemporâneas têm na tecnologia da informação um elemento estratégico, na medida em que as soluções tecnológicas automatizam processos organizacionais e são fonte de vantagens competitivas através da análise de cenários, apoio ao processo decisório e definição e implementação de novas estratégias organizacionais.

Assim, cresce a preocupação com a coleta, armazenamento, processamento e transmissão da informação na medida em que a disponibilidade da informação certa, no momento certo, para o tomador de decisão certo, é requisito fundamental para a melhoria contínua da qualidade e competitividade organizacionais, o que implica em considerar a crescente relevância dos sistemas de informação baseados em computador.

O profissional de Sistemas de Informação atua basicamente em duas áreas: da inovação, planejamento e gerenciamento da informação e da infraestrutura de tecnologia da informação, alinhados aos objetivos organizacionais e desenvolvimento e evolução de sistemas de informação e da infraestrutura de informação para uso em processos organizacionais, departamentais ou individuais.
No primeiro caso ele é responsável por estruturar e planejar a incorporação de novas tecnologias no ambiente empresarial. Ele deverá também prover os recursos de infraestrutura necessários, ou seja, computadores, armazenamento e interconexão. Além disso, ele deverá ser capaz de prover suporte em sistemas de informação.
No segundo caso ele planeja e organiza as atividades de coleta, comunicação, análise e suporte à decisão nos processos da organização. Para tanto, deve-se valer das metodologias de apoio ao desenvolvimento de sistemas. Deve-se notar que essa atuação, apesar de parecer apenas técnica, tem um componente de inserção político-social amplo, uma vez que esse profissional deve fazer a ligação entre as demandas da sociedade e das organizações e as soluções tecnológicas existentes, respeitando as peculiaridades e particularidades de cada ambiente de uso dessas tecnologias.
O egresso do UniBH poderá atuar em vários tipos de corporações: empresas usuárias de informática, empresas prestadoras de serviços, universidades, grupos bancários e financeiros, grupos industriais e institutos de pesquisa. Poderão exercer funções como: administradores de bancos de dados, analistas de suporte, analistas de sistemas, administradores de empresas de informática, programadores/analistas, empreendedores, consultores e pesquisadores.

– Estrutura que oferece formação científica de ponta;
– Professores com experiência de mercado;
– Ambientes computacionais personalizados para cada disciplina, o que torna o aprendizado mais efetivo;
– Laboratórios inovadores; 

 – Acervo bibliográfico constantemente atualizado;

– Práticas em softwares avançados;
– Desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares semestrais;
– Sintonia com a prática por meio de convênios com as mais importantes empresas de software do país;
– Proposta pedagógica alinhada às mais recentes recomendações do MEC e da Sociedade Brasileira de Computação

Unidade De: Por:
Cristiano Machado (noite) 1.269,00 1.142,00*

Valor referente ao pagamento até o 5º dia útil de cada mês, para ingressantes de 2018/2.

Conheça o infográfico do nosso Modelo de Ensino.