#FiqueLigado – Pesquisa e Extensão

Os projetos de pesquisa e extensão são iniciativas que ajudam na transformação do aluno em um profissional contemporâneo. Afinal, é dessa forma que a teoria ganha significado no cotidiano e pode se transformar em projetos concretos para além da universidade. No UniBH não é diferente. Professores e alunos estão engajados na produção do conhecimento e nas contribuições que podem entregar à sociedade. E o melhor é que são diversas as maneiras de se envolver com os projetos de pesquisa e extensão. Veja só:

 

Pesquisa

A nossa política de pesquisa busca iniciativas e práticas que, além de estarem articuladas ao projeto pedagógico, atuem na solução de problemas sociais, comunitários e científicos, de caráter local, regional ou nacional.  Assim é possível contribuir para uma (trans)formação integral dos nossos alunos em cidadãos e profissionais autônomos, cooperativos e solidários, aptos a responder com ética e responsabilidade às necessidades do mundo corporativo, da sociedade e do ambiente.

 

Em nossos campi, as pesquisas são realizadas por meio do incentivo e do fomento de ações como a criação ou o fortalecimento de grupos de pesquisa; a difusão da produção acadêmica de docentes e discentes por meio de eventos, ações de extensão e fomento à participação em congressos e publicações científicas.

 

Pesquisa em números

– Cerca de 190 alunos envolvidos com a pesquisa

– 20 projetos de pesquisa em parceria com a FAPEMIG, com 20 bolsistas

– 9 projetos de pesquisa do UniBH, com 9 bolsistas

 

Extensão

Os projetos de extensão buscam intensificar a relação entre o conhecimento teórico e a sua prática. Ou entre o ambiente acadêmico e a sociedade. Para nossos alunos, essas iniciativas são oportunidades de romper as fronteiras da sala de aula e passar por uma formação que também é cidadã.

 

O trabalho norteia-se pelo desenvolvimento de uma proposta educacional inovadora, pela formação do comportamento ético e pela democratização da ciência, da cultura e da tecnologia.

 

Na medida em que contextualizam os saberes acadêmicos e estimulam uma execução inter e multidisciplinar, as atividades de extensão têm foco em orientação, atendimento, informação, socialização de conhecimentos, capacitação e sensibilização quanto às temáticas que atendam às demandas sociais.

 

Como surge um projeto de extensão

 

– Em articulação com políticas públicas, movimentos sociais, setores produtivos.

– No atendimento a demandas da comunidade.

– Por meio de programas, projetos, prestações de serviço, cursos e oficinas, eventos esportivos e culturais, publicações e outros produtos acadêmicos.

 

Extensão em números

– Mais de 600 alunos atuando em projetos de extensão

– 35 projetos de extensão ao todo, com 29 alunos bolsistas.

 

#FiqueLigado

Inscreva-se