Inovação e Saúde

Uma parceria interdisciplinar entre professores e alunos dos cursos de Fisioterapia e Engenharias do campus Cristiano Machado, está desenvolvendo pesquisas e produções de próteses e órteses utilizando tecnologia em impressão 3D.

 

E os frutos dos projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Desenvolvimento e Reabilitação em Órtese e Prótese (LabDROP), já começam a surgir. No começo de outubro, o motorista, Carlos Henrique Dias de Souza Martins, recebeu a primeira prótese desenvolvida pelo LabDROP para testes.

 

De acordo com Carlos Henrique, a prótese está devolvendo sua qualidade de vida. “A minha vida melhorou muito nestes dias. Já estou conseguindo realizar com mais tranquilidade, algumas atividades que antes eram mais difíceis de executar e isso está me ajudando muito no dia a dia”.

 

Um dos idealizadores do projeto, o professor do curso de Fisioterapia, Rodrigo Gontijo Cunha, conta que além da prótese que está em período de testes, o projeto está se expandindo e desenvolvendo novas ações. “Nossos alunos estão trabalhando de uma forma multidisciplinar e inovadora, buscando novos materiais e formas de tornar as próteses mais acessíveis para quem não condições. Desta forma é natural que novos projetos surjam e já estamos trabalhando o desenvolvimento de mais duas próteses sob medida para uma criança e para um cão, que serão testados em breve”.

 


Equipe do LabDROP e Carlos Henrique

 

 


Prótese está em fase de testes

Inscreva-se