O que é o Adapti Ingressante?
É um programa voltado para os alunos, que utiliza uma plataforma de aprendizagem adaptativa. Ele propõe atividades diferentes, dentro de cada disciplina, para cada aluno a partir de suas respostas às tarefas de aprendizagem.

Qual o objetivo do programa?
Desenvolver habilidades necessárias aos alunos que entram na universidade para que eles tenham um melhor rendimento escolar.

Como são definidas as disciplinas que cada aluno deverá fazer dentro do Adapti?
As disciplinas foram definidas a partir das disciplinas de relação direta com o respectivo curso, que visam contribuir para a formação acadêmica do aluno.

Existe uma média de quantidade de perguntas a serem respondidas em cada disciplina?
O Adapti é um programa adaptativo, no qual as questões são geradas de acordo com a proficiência do aluno em determinado assunto e, desta forma, não é possível avaliar a quantidade estimada de questões e dos respectivos assuntos e/ou disciplinas.

Tem tempo para responder as questões?
Não há tempo.

Todos os alunos deverão fazer o Adapti?
Sim, o programa é obrigatório e contempla 192 horas de atividades complementares.

Para quem é voltado?
Para todos alunos dos cursos de graduação.

Como é feita a matrícula dos alunos ingressantes?
Ao ingressar na instituição, o aluno está automaticamente matriculado no programa.

Como os alunos que ingressam por Obtenção de Novo Título, Transferência, Destrancamento, Retorno e ProUni sabem se devem ou não cursar o programa Adapti?
Os alunos que tiverem dúvidas sobre a necessidade a respeito da realização do programa deverão procurar o Centro de Atendimento ao Aluno (CAA), para análise de seu plano curricular.

Como acessar o ambiente?
Por meio do SOL – Sistema Online > Educação a Distância > Programa Adapti. No entanto, é importante atentar-se das informações passadas pelo coordenador de curso no início das aulas.

É possível formar sem cursar o Adapti?
Não. O programa está previsto no plano curricular do curso. Assim, para obter o diploma de graduação, o aluno deverá cumprir toda a carga horária prevista. Ou seja, participar do programa faz parte do processo de formação acadêmica do aluno.

Se o aluno não atingir o percentual de aproveitamento e for considerado “inabilitado”, ele perderá qualquer tipo de bolsa, como a do ProUni?
Não. A inabilitação do aluno no programa não tem impacto sobre bolsas, descontos, financiamentos ou sobre o ProUni.

Quais os prazos para a realização das atividades do Adapti?
O programa ocorre ao longo do Calendário Acadêmico da Instituição. Ou seja, o aluno tem até o último dia letivo do semestre para concluir as atividades. Não é possível adiar esse prazo. Durante o período letivo, o ambiente virtual estará disponível para acesso por todo o semestre, independentemente da conclusão ou não das atividades do programa.

Esse programa possui algum custo?
Quando cursado pela primeira vez, o programa não possui custo. Porém, para quem não realizou no módulo ingressante será cobrado o valor de R$90,00.

Estou devendo apenas o Programa Adapti para colar grau. O que devo fazer?
O aluno deverá solicitar “Disciplina Isolada – Adapti” nesta página. O prazo para análise é 3 dias úteis a contar da data de inscrição. Após análise, será gerado um novo RA apenas para cursar essa atividade. Para que o novo RA seja liberado (status Ativo), o aluno deverá efetuar o pagamento do boleto no valor de R$90,00 e comparecer ao CAA para se matricular na disciplina. O boleto será enviado para o RA convencional.

Quantas vezes o aluno pode se matricular no programa em um único semestre?
Fica condicionado a uma matrícula por semestre letivo.

O que o aluno deve fazer assim que terminar de cursar o Adapti?
Não há necessidade de qualquer ação por parte do aluno.

Como saber se já concluí o programa? 
Ao concluir o programa o aluno receberá uma confirmação por e-mail.

Existe algum apoio aos alunos?
Existe. Em caso de dúvidas, acesse Fale com a Gente > Ensino a Distância > Cursos de Nivelamento

Inscreva-se