A Colação de Grau é a cerimônia mais importante de uma instituição universitária, pois representa a conclusão dos cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia dos seus alunos.

A solenidade é um ato oficial e solene e sua organização compete ao setor de Marketing, Comunicação e Relações Corporativas – Marcorp, que segue as normas de cerimonial e protocolo e instruções fixadas pelo Regimento Interno do Centro Universitário.

As Colações de Grau são regidas pela Regulamentação de Colação de Grau que pode ser conferida aqui.

Atualmente os modelos de colação de grau oferecidos pelo UniBH são:

Colação de Grau Antecipada

Colação de Grau Especial

Colação de Grau Pública

Colação de Grau Interna

Dúvidas: UniBH | Colação de Grau: colacaodegrau@unibh.br

A turma deverá formar uma comissão de formatura e elaborar uma ata, com a data da eleição, o nome do curso, turnos e a matrícula dos componentes com seus devidos cargos, além de designar um integrante da comissão que terá legitimidade e plenos poderes para decidir e representar os interesses dos formandos junto a Marcorp.

A comissão pode ser somente de um turno ou dos turnos existentes no curso (exemplo: manhã, tarde e noite). Caso a opção escolhida for uma única comissão de formatura para todos os turnos, na ata deverá constar o nome de um representante de cada turno nos cargos diretivos e, em seguida, todos os alunos deverão assinar e colocar o número de matrícula.

Os representantes da comissão de formatura serão a ponte entre o UniBH e os demais formandos da turma, sendo responsável pelo repasse de informações e envio das documentações solcitadas pela MARCORP.

É responsabilidade da comissão de formatura, divulgar para todos os alunos formandos, as normas e informações orientadas pelo cerimonial do UniBH.

>> Formulário para cadastro das Comissões de Formatura e de alunos sem turma
Se você é representante da Comissão de Formatura da sua turma, cadastre-se para receber as informações competentes a Colação de Grau.

Se você não tem uma turma fixa mas quer participar da colação de grau festiva, cadastre-se para receber as informações competentes a Colação de Grau.

>> Modelo de Ata de Comissão de Formatura
Documento com objetivo de formalizar a comissão de formatura, perante a turma e o UniBH. No documento deverá constar as assinaturas de todos os alunos possíveis formandos, incluindo os integrantes da comissão.

>> Modelo de Relação de Formandos
Neste arquivo a comissão irá relacionar todos os alunos que irão participar da Colação de Grau no Teatro Professor Ney Soares.

>> Formulário de Professores Homenageados
Neste formulário a Comissão indicará os professores homenageados e todos os alunos que realizarão leituras durante a solenidade.

>> Formatação dos textos para Colação de Grau
Orientações sobre o formato do envio dos textos.

>> Logotipo do UniBH
Logotipo do UniBH para aplicação das peças referente a colação de grau ex.: banner, convites e etc.

>> Orientações para as solenidades de Colação de Grau Pública
Neste documento você encontra todas as orientações para a colação de grau pública.

Dúvidas: UniBH | Colação de Grau: colacaodegrau@unibh.br

Ato solene a ser realizado antes das solenidades públicas em local, data e horário previamente agendado pelo Núcleo de Diplomas do UniBH, na presença do(a) reitor(a) ou autoridade por ele(a) delegado(a).

Este modelo destina-se aos alunos que necessitam da conferência do grau para posse em cargos públicos e processos de mestrado.

Antes de solicitar sua colação de grau, o(a) aluno(a) precisa estar ciente das seguintes informações:

1. É obrigatória a apresentação de documento comprobatório para abertura do protocolo de solicitação.

2.Para efetuar a solicitação, o aluno deverá aguardar o fechamento do semestre letivo. Após a mudança de status para “formado”, é necessário abrir uma solicitação de Colação de Grau no Sistema Online SOL – pelo acesso de aluno egresso e  acompanhar o retorno de data,  local e horário a comparecer para colar grau. Ou comparecer em qualquer campus do UniBH, no Centro de Atendimento ao Aluno (CAA) e realizar a solcitação.

As Colações de Grau são regidas pela Regulamentação de Colação de Grau que pode ser conferida aqui.

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

1. Os documentos comprobatórios são: convocações em concurso públicos, carta das empresas constando a necessidade da colação de grau etc. Confira aqui as documentações que são aceitas para análise.

2. Os documentos devem ser anexados no ato de abertura do protocolo. As solicitações abertas sem o anexo, serão indeferidas automaticamente.

3. Os protocolos abertos por alunos que não pertencem ao público destinado, serão indeferidos automaticamente. Exemplo:

* Aluno Formando 2018.1 sem documento comprobatório abrir protocolo de colação de grau especial será indeferido, o protocolo dele deverá ser o de COLAÇÃO INTERNA.

* Aluno formado antes de 2018.1 abrir protocolo de colação interna será indeferido, o protocolo dele será o de COLAÇÃO ESPECIAL.

4. Os atos de colação descrito acima são internos, somente com a presença do vice-reitor ou autoridade delegada por ele.

5. A declaração/atestado de conclusão de curso pode ser solicitada após 48 horas da data da colação de grau.

6. O boleto é gerado assim que o protocolo é aberto.

Público destinado: Formandos com urgência em colar grau que tenham documentação comprobatória válida.
Período de solicitação: 16 a 20 de julho 2018
Data da colação: 24 de julho 2018
Valor da taxa de adesão: R$ 56,00
Horário: será divulgada na resposta dos protocolos deferidos, apenas para os participantes.

Dúvidas sobre a documentação comprobatória necessária para anexar no protocolo consulte o CAA-Central de Atendimento ao Aluno.

A sessão solene de Colação de Grau Festiva tem caráter oficial e festivo e segue as normas de cerimonial e protocolo e instruções fixadas pelo Regimento Interno do Centro Universitário.

As Colações de Grau são regidas pela Regulamentação de Colação de Grau que pode ser conferida aqui.

>> Comissões de Formatura 
Para saber todos os procedimentos que a Comissão de Formatura deve realizar acesse o menu específico.

Juramentos, cores de faixa e autoridades para convite estão disponíveis no site.

>> Orientações das Solenidades de Colação de Grau Festiva 
Este documento é o resumo dos procedimentos para colação de grau festiva, as informações são passadas as comissões através de reunião previamente agendada.

>> Confira aqui os prazos para envio de documentos para Colação de Grau Festiva | Teatro Professor Ney Soares. 

>> Datas das Solenidades de Colação de Grau Festiva | Formandos 2018.1
As cerimônias são realizadas em data, local e horário previamente agendado pela Instituição. Confira o cronograma de datas dos formandos de 2017.2.

Local de realização: Teatro Professor Ney Soares – Rua Diamantina, 463 Lagoinha – Belo Horizonte / MG

>> Termo de Adesão |  Colação de Grau Festiva
Os alunos que optarem por participar da Colação de Grau Festiva devem realizar o pagamento da taxa de adesão, diretamente a empresa Phocus 4 – Rua Caldas, 71 – Carmo Sion Belo Horizonte.

* Não é obrigatória a participação do aluno concluinte neste modelo de Colação de Grau, caso ele escolha por participar da Colação de Grau Antecipada ou Interna.

>> Prova de Becas 
A prova de becas é realizada para os alunos que irão participar da Colação de Grau Festiva. Confira aqui, as datas das provas de becas.

* Caso o aluno não possa comparecer a prova de becas no período marcado, ele deverá entrar em contato com a empresa Phocus 4 pelo (31) 3254-5000.

>> Ensaio Geral e Entrega de senhas 
Antes das solenidades públicas o  UniBH realiza o Ensaio Geral com todos os formandos do semestre letivo que participarão da cerimônia festiva. Além da entrega das senhas de acesso ao teatro, que acontece no mesmo dia/horário do ensaio. Confira aqui as datas para atendimento à sua turma.

> Lista de Prováveis Formandos do 1º semestre de 2018
Confira aqui (em breve).

 

Após o encerramento do semestre acadêmico previsto para o dia 20 de julho, será divulgada a lista de formandos do semestre.

Na lista constará o nome dos formandos que estão aptos a assinar a ata de colação de grau, para aqueles que cumpriram todos os requisitos abaixo:

• Constar no SOL como status de FORMADO, ou seja, login como ex-aluno. Como entrar no sistema como ex-aluno: no lugar do número de matricula você vai colocar o seu CPF, a senha é a sua data de nascimento (apenas os 2 últimos números).

• Não possuir nenhuma pendência acadêmica. É considerado pendência acadêmica: a não comprovação das horas de Estágio Obrigatório, Trabalho de Conclusão, ADAPTI/Nivelamento (inicial e concluinte) e Atividades Complementares de Graduação (ACG).

OBSERVAÇÃO: Na lista não consta alunos irregulares mesmo que tenham status de formado, mas se entrar como ex-aluno o seu status foi atualizado.

 

Dúvidas: UniBH | Colação de Grau: colacaodegrau@unibh.br

Ato solene a ser realizado após as solenidades públicas em local, data e horário previamente agendado pelo UniBH, na presença do(a) reitor(a) ou autoridade por ele(a) delegado(a).

Este modelo destina-se aos alunos que não optaram/puderam participar da colação pública.

A cerimônia tem caráter oficial.

Antes de solicitar sua colação de grau, o(a) aluno(a) precisa estar ciente das informações detalhadas no Regulamento de Colação de Grau, que regulamenta a solenidade.

Para efetuar a solicitação, o aluno deverá aguardar o fechamento do semestre letivo. Após a mudança de status para “formado”, é necessário abrir uma solicitação de Colação de Grau no Sistema Online SOL – pelo acesso de aluno egresso e  aguardar contato por e-mail, informando o local e horário a comparecer para colar grau.

Público destinado: Somente para ex-alunos que integralizaram a grade curricular no 1º semestre de 2018.
Valor da taxa de adesão: R$ 0,00 (sem custo)
As cerimônias serão divididas por cursos. Confira qual será a sua turma: Clique aqui.

TURMA 1

Período de solicitação: 23 a 27 de julho de 2018.
Data da colação:  01 ou 02 de agosto de 2018 (a confirmação da data  e o horário serão enviados de acordo com o curso na resposta do protocolo deferido).

 

TURMA 2

Período de solicitação: 01 a 15 de agosto de 2018.
Data da colação: 21 ou 22 de agosto de 2018 (a confirmação da data e o horário serão enviados de acordo com o curso na resposta do protocolo deferido).

 

OBS.: Em qualquer modalidade de Colação de Grau o grau acadêmico será conferido mediante juramento prestado pelos graduandos.

 

Colação de Grau com Procuração

O Aluno deverá ir a um tabelionato de notas (cartório), lavrar uma procuração pública dando poderes para outra pessoa lhe representar no ato solene. Caso já tenha uma procuração dando amplos poderes para alguém aqui no Brasil, peça a essa pessoa para comparecer na solenidade com uma cópia autenticada da procuração e uma cópia da carteira de identidade do procurador e outra cópia do formando. Se o aluno já estiver no exterior, ele poderá lavrar essa procuração no consulado brasileiro.

 

Dúvidas: UniBH | Colação de Grau: colacaodegrau@unibh.br

Poderá participar da sessão solene de Colação de Grau Pública, simbolicamente, o aluno ativo e matriculado que enquadrar-se nas seguintes situações:

I. Possuir no máximo 3 (três) disciplinas, incluindo, Estágio Obrigatório e Trabalho de Conclusão de curso;

II. Não ter concluído o ADAPTI/ Nivelamento;

III. Não ter concluído as Atividades Complementares de Graduação

O aluno deverá solicitar a participação, por meio de protocolo no SOL, “Protocolo de Colação de Grau Pública (Participação Simbólica)”.

Colação de Grau Festiva – Participação Simbólica
Público destinado: Alunos que irão participar de forma simbólica da cerimônia festiva dos formandos do 1º semestre de 2018/março.

Período de solicitação: 15 a 20 de julho de 2018.

Data da colação: 03 ou 08 de agosto 2018
Valor da taxa de adesão da cerimônia: Consultar empresa Phocus 4.

O retorno sobre a participação do aluno na cerimônia será divulgado na resposta dos protocolos, após a análise da grade curricular individual do aluno.

Dúvidas sobre a análise da grade curricular individual do aluno consulte o CAA-Central de Atendimento ao Aluno.

OBSERVAÇÃO: A participação na Colação de Grau Festiva de forma Simbólica não isenta o aluno de assinar a ata de colação de grau oficial, ou seja, após concluir a sua grade curricular o aluno deverá participar obrigatoriamente da cerimônia colação de grau interna ou especial.

Para participar das cerimonias de Colação de Grau Pública (Participação Simbólica), o graduando deverá ter feito a adesão na empresa Phocus 4. Contato: (31) 3254-5000.

 

Dúvidas: UniBH | Colação de Grau: colacaodegrau@unibh.br

Ato solene a ser realizado após das solenidades públicas em local, data e horário previamente agendado pelo UniBH, na presença do(a) reitor(a) ou autoridade por ele(a) delegado(a).

Este modelo destina-se a todos alunos que integralizaram a grade curricular do curso e ainda não assinaram a ata de colação de grau.

O protocolo também pode ser usado para casos de solicitações com emergências com documentação comprobatória (a mesma documentação solicitada na colação de grau antecipada).

A cerimônia tem caráter oficial.

Antes de solicitar sua colação de grau, o(a) aluno(a) precisa estar ciente das seguintes informações:

Para efetuar a solicitação, o ex -aluno deverá aguardar a integralização das notas no sistema. Após a mudança de status para “formado”, é necessário abrir uma solicitação de Colação de Grau no Sistema Online SOL – pelo acesso de aluno egresso e aguardar contato por e-mail, informando o local e horário a comparecer para colar grau.

As Colações de Grau são regidas pela Regulamentação de Colação de Grau que pode ser conferida aqui.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

1. Os documentos comprobatórios são: convocações em concurso públicos, carta das empresas constando a necessidade da colação de grau etc.

2. Os documentos devem ser anexados no ato de abertura do protocolo. As solicitações abertas sem o anexo, serão indeferidas automaticamente (valido apenas para casos emergenciais).

3. Os protocolos abertos por alunos que não pertencem ao público destinado, serão indeferidos automaticamente.

4. Os atos de colação descrito acima são internos, somente com a presença do vice-reitor ou autoridade delegada por ele.

5. A declaração/atestado de conclusão de curso pode ser solicitada após 48horas da data da colação de grau.

6. O boleto é gerado assim que o protocolo é aberto.

Público destinado: Somente para ex-alunos que integralizaram a grade curricular e ainda não fizeram nenhuma colação de grau.
Período de solicitação: 31 de agosto 10 de setembro de 2018
Data da colação: 13 de setembro 2018
Valor da taxa de adesão: R$ 56,00 (o boleto ficara disponível apenas para os protocolos deferidos).
Horário: será divulgada na resposta dos protocolos deferidos, apenas para os participantes.

Dúvidas sobre como acessar o boleto consulte o CAA – Central de Atendimento ao Aluno ou na CRA-Central de Relacionamento com o Aluno 3319-9500.

Dúvidas: UniBH | Colação de Grau: colacaodegrau@unibh.br

 

Inscreva-se