No UniBH, os alunos têm a oportunidade de romper as fronteiras das salas de aula e ampliar a relação ensino/aprendizagem por meio das atividades desenvolvidas nos Projetos de Extensão. Esse processo possibilita o trânsito entre o conhecimento teórico, desenvolvido no âmbito acadêmico, e a prática, desenvolvida na sociedade.

Como processo acadêmico, as ações de extensão são indispensáveis à formação acadêmica e cidadã do aluno e à qualificação do professor, na medida em que contextualizam os saberes acadêmicos e estimulam uma prática integradora, inter e multidisciplinar, em sintonia e compromissada com novos conhecimentos e com a realidade da demanda social.

Os vários cursos de graduação, graduação tecnológica e licenciatura do Centro Universitário de Belo Horizonte desenvolvem, em diversas áreas do conhecimento, ações de cunho educativo, social, cultural, científico e tecnológico, em atividades de orientação, atendimento, informação, socialização de conhecimentos, capacitação e sensibilização quanto às temáticas relevantes em nossa sociedade.

As ações de extensão propiciam a possibilidade de trabalhar em rede com outras instituições, fortalecendo junto a elas a atuação do UniBH ao somar esforços, integrar e propiciar a interação com a sociedade.

Em articulação com políticas públicas, movimentos sociais, setores produtivos ou atendendo a demandas da comunidade, e por meio de programas, projetos, prestações de serviço, cursos e oficinas, eventos acadêmicos, esportivos e culturais, publicações e outros produtos acadêmicos, as atividades de extensão norteiam-se pelo desenvolvimento de uma proposta educacional inovadora, pela formação do comportamento ético e cidadão e pela democratização da ciência, da cultura e da tecnologia.

Saiba mais

Encontre seu projeto

A Política de Pesquisa do UniBH prevê os seguintes incentivos:

Incentivo à participação em eventos acadêmicos: docentes e discentes, com inscrição comprovada em evento acadêmico para apresentação de trabalho, podem receber subvenções.

Incentivo à publicação de artigo: professores (com titulação mínima de doutor) recebem subvenção integral ou parcial para a publicação em revistas científicas de artigos inéditos e/ou tradução.

 

Para conhecer as condições, encaminhe e-mail para: extensao@unibh.br.


Mais saúde, bem-estar físico, mental e muita socialização: esses são os objetivos da Escola da Maturidade. Desde 2010, O UniBH oferece, para pessoas acima de 50 anos, um espaço criado especialmente para atendê-los e ensiná-los.

A Escola da Maturidade tem atraído várias pessoas para se socializarem com opções de lazer e saúde, como aulas de dança, memória, artes, gastronomia, além de atividades como excursões, eventos culturais e palestras em diversas áreas do conhecimento. O aluno ainda pode usufruir de toda estrutura dos campi: laboratórios de informática, bibliotecas, espaço de convivência, piscinas, entre outros.

O aluno pode se matricular no curso regular composto por 4 disciplinas ou em disciplinas isoladas, mas não é necessário aguardar até o início do período letivo para ingressar, pois as entradas continuam no decorrer do semestre. A Escola conta com uma equipe de profissionais diversificada, formada por professores qualificados e experientes para atender este público específico.

 

Maturidade 2017/2

TERÇA
QUINTA
13:40-14:30
Conhecimento, Cultura e Artes/Espanhol
Gastronomia/Memória, Música e História
14:30-15:20
Conhecimento, Cultura e Artes/Espanhol
Gastronomia/Memória, Música e História
15:20-15:40
INTERVALO
INTERVALO
15:40-16:30
Canto/Pilates
Canto/Pilates
16:30-17:20
 Dança/Taichi
 Dança/Taichi

 

Observações:
1. Os participantes recebem material didático (apostilas das disciplinas) e lanche.

2. O aluno da Escola da Maturidade tem acesso ao ambiente universitário do UniBH, usufruindo de toda a infraestrutura dos campi: salas de aula, laboratórios de informática, laboratórios específicos das áreas de conhecimento, piscinas, auditórios, biblioteca, entre outros.

3. As disciplinas do currículo podem ser alteradas até o início do semestre sem aviso prévio.

4. Para a prática de atividade física é obrigatório o atestado médico e a roupa/calçado apropriados para sua realização.

5. Todo semestre são realizadas excursões, eventos culturais e palestras em diversas áreas do conhecimento.
Locais e dias das aulas:
• Campus Estoril – terças e quintas-feiras – 13h40 às 17h20

Período de aulas:

• Campus Estoril
Início das aulas: 17 de agosto de 2017

Quer experimentar? 
Venha assistir uma aula experimental, somente é necessário realizar uma pré-inscrição, pelo telefone 3319-9254.

 

investimento

Curso Completo (4 disciplinas)
Taxa de Inscrição: gratuita.
Valor do curso: 4 parcelas de R$ 276,86 (no boleto bancário)

Disciplinas isoladas
Taxa de inscrição: gratuita.
Valor do curso: 4 parcelas de R$ 137,94 por disciplina (no boleto bancário)
Descontos
10% por indicação de amigo ou parente do aluno para novos alunos da maturidade,   no semestre da indicação;
5% para pais e avós de alunos do UniBH;
10% para casal (5% para cada aluno);
20% para pais e avós de funcionários do UniBH.

 

informações e matrícula

Relação de documentos para matricula (original e xerox):
• CPF
• Carteira de identidade
• Comprovante de endereço
• Comprovante de pagamento
• Atestado médico para a prática de atividade física emitido nos últimos 6 meses

Matrícula presencial:
Central de Atendimento ao Aluno (CAA)
Telefones: 3319.9500
Horário de atendimento por campus:
– Campus Cristiano Machado I – de 8h às 21h
– Campus Cristiano Machado II – de 12h às 21h
– Campus Estoril – de 8h às 21h
– Campus Lourdes – de 8h às 21h


Professor: Juliana Magalhães Machado Barbosa
E-mail: extensao@unibh.br
Instituição: UniBH

A Escola Integrada é um programa de educação oferecido nas escolas municipais de Belo Horizonte desde 2002. Ele traz uma nova proposta que parte da sala de aula, mas vai além dela, para explorar e desenvolver o potencial educativo em torno da escola. Com a Escola Integrada, a Prefeitura amplia a jornada escolar para nove horas diárias, visando a garantir a todos os estudantes inclusão, permanência e excelência na aprendizagem.

Diariamente, são oferecidas oficinas de artes, dança, cultura, brincadeiras, contação de histórias, jogos, esportes, informática, conhecimento, reforço escolar, leitura, inglês, cidadania, entre outras. Esses projetos de intervenção são desenvolvidos por alunos das universidades parceiras do programa, para que tenham a possibilidade de aplicar na prática os conhecimentos apreendidos. Em cada escola, há um professor comunitário, que organiza e acompanha as oficinas oferecidas pelas universidades parceiras.

O UniBH participa deste projeto oferecendo oportunidades de estágio e de aprendizagem, que permitem aos alunos unir teoria e prática em vivências sociopedagógicas da realidade educativa de Belo Horizonte. O aluno do UniBH pode atuar como bolsista ao desenvolver projetos e oficinas de seu interesse e da escola, numa jornada de vinte horas semanais, nos turnos manhã ou tarde.

 


Professor: Carlos Donizetti
E-mail: carlos.silva@unibh.br
Instituição: UniBH
Inscreva-se