Está chegando a hora! De 22 a 28 de janeiro, faça a sua rematrícula e dê mais um passo em direção a mais um semestre.

Antes do passo a passo vamos falar de algumas informações importantes sobre como será a Rematrícula. Ela só será liberada quando não existirem pendências financeiras. Então é importante regularizar sua vida financeira! Caso exista algum débito a ser quitado a rematrícula será liberada em até três dias úteis após a compensação.

O processo é exclusivamente online, você tem a comodidade de poder fazer a rematrícula de onde estiver pelo SOL Aluno. No SOL Aluno você vai visualizar a melhor sugestão de rematrícula, mas ela é flexível, então se necessário faça as alterações respeitando as regras. Caso, você não visualize uma sugestão, mãos à obra, seu plano de estudos deve ser montado por você. Acesse SOL > Menu > Rematrícula>Rematrícula Online. Mas atenção, aguarde a confirmação do seu plano, que acontecerá em 3 dias uteis. E não se esqueça de aceitar o Contrato de Prestação de Serviço que está no SOL.

Depois de receber a confirmação de sua rematrícula, as turmas e horários selecionados vão estar disponíveis em Sol Aluno>Menu>Vida Acadêmica>Horários>Confirmados.

Depois da aprovação é só aproveitar as férias! Até a volta às aulas, 20 de fevereiro.

 

Se você está em situação irregular (com mais de duas dependências acadêmicas ou com pendências financeiras ou com pendências com a biblioteca), você deverá seguir as orientações, conforme a sua situação:

 

Se você tiver com pendência financeira somente no boleto com o boleto de matrícula, você deverá imprimir 2ª via no site (SOL Aluno > O que deseja fazer? > Visualizar meus boletos de pagamento) e efetuar o pagamento do valor total mais os juros correspondentes ao atraso.

 

Somente 3 dias úteis após o pagamento do boleto você poderá fazer sua rematrícula. Este prazo é necessário para que o pagamento seja identificado em nosso sistema.

 

Se tiver outras pendências financeiras você poderá recorrer ao Acordo on-line, se preferir, procure as áreas de atendimento do Campus Estoril.

 

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:

1) Período oficial da rematrícula: De 20 a 28 de janeiro de 2018.

2) Para realizar a rematrícula, você deverá acessar o Sistema On-Line (SOL) > Para Você > Matrícula On-Line.

3) O processo de rematrícula é exclusivamente on-line, não há atendimento presencial.

4) Os horários de aula da grade curricular, referentes ao 1º semestre de 2018, podem ser visualizados por turno e período no link: SOL – Para Você > Horários > Por Grade > Por Disciplina.

5) Ao se inscrever o aluno deverá observar a sequência da estrutura curricular, incluindo as disciplinas de semestres anteriores não cursadas ou cursadas sem aprovação e obedecer à sequência correta dos módulos do seu curso. Somente serão liberadas para matrícula as disciplinas que já deveriam ter sido cursadas e as do módulo em oferta. O aluno deverá se matricular no bloco de disciplinas ofertadas para o seu módulo, não lhe sendo permitido quebrar o módulo e nem adiantar disciplinas de módulos subsequentes. O aluno poderá incluir as disciplinas pendentes que deseja cursar em outro curso ou turno.

6) Caso o aluno tenha alguma dificuldade no processo de rematrícula, poderá acessar SOL – Serviços ao Aluno > Solicitações On-Line > Tipo de Solicitação > Rematrícula – Solicitação e abrir um protocolo solicitando esclarecimento da sua dúvida. Atenção: você só conseguirá abrir um novo protocolo após ter sua solicitação anterior respondida. O prazo para resposta deste protocolo é de 10 dias úteis.

7) Caso desista da vaga ou queira acrescentar ou alterar disciplina, independentemente do turno, o aluno deve retornar à tela de Matrícula On-line e realizar a alteração, que ficará condicionada à existência de vaga, de acordo com os critérios estabelecidos. No dia seguinte, poderá acompanhar o resultado da alteração, no SOL em Para Você > Matrícula > Matrícula On-Line > Resultado.

Veja o Calendário Acadêmico.

 

Quem deve fazer?

Alunos da graduação matriculados no 2º semestre de 2017.

 

Quando?

De 20 a 28 de janeiro.

 

O que é preciso?

Estar em dia com as mensalidades do semestre anterior e com a Biblioteca, não possuir pendências dos documentos de ensino médio.

Ter realizado o pagamento do boleto de matrícula.

Realizar a entrega ou o envio do contrato de matrícula ao CAA.

 

Como fazer?

Para matricular-se, você deverá realizar a entrega do contrato de matrícula e também realizar a acesso on-line para montar sua grade.

 

1 – Entrega do Contrato de Matrícula

Antes do período oficial de rematrícula, acesse o SOL Aluno e imprima o seu contrato. Compareça ao CAA para a entrega do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, com as devidas assinaturas e rubricas e os documentos necessários.

Importante: A rematrícula só será efetivada após o recebimento da documentação completa. 

Importante:

O Contrato deve ser assinado em duas vias pelo contratante e pelo fiador. Caso ocorra a substituição do fiador responsável, deverá ocorrer a entrega da documentação atualizada com apresentação de cópia simples acompanhada do original para conferência, ou cópia autenticada em cartório de todos apresentados.

¹ Envie pelos Correios – Carta Registrada AR – as duas vias do contrato devem chegar ao UniBH, antes do período oficial de rematrícula, para garantir as condições de prioridade das vagas nas disciplinas.

Duas vias  do contrato, juntamente com os documentos solicitados, para o endereço:

UniBH – Centro Universitário de Belo Horizonte
Centro de Atendimento ao Aluno
Av. Professor Mário Werneck, 1.685, Campus Estoril
30455-610 Belo Horizonte/MG

OBS: O UniBH não assegura a garantia do recebimento encaminhado através dos Correios, cabendo ao aluno o acompanhamento da entrega e atualização de baixa.

Lista de Documentos

Contratante
Carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e Declaração de Imposto de Renda.

Fiador
Carteira de identidade e CPF.

Garantias
Fiança¹, seguro-garantia ou fiança bancária.
¹ Na modalidade fiança são exigidos um dos documentos abaixo:
Comprovante de renda de, pelo menos, 3 (três) vezes o valor de uma parcela da semestralidade do curso ou comprovante de propriedade de imóvel que não seja de família.

Comprovação de renda
Assalariado: contracheque atualizado.
Autônomo ou profissional liberal: declaração atualizada de contador e cópia de carnê leão, cópia da última declaração de IRPF e respectivo recibo de entrega.

Inscreva-se