Projeto das Engenharias instala coletores de óleo no campus Buritis

Um grupo de Projeto Interdisciplinar do UniBH está implantando uma ideia sustentável que, com sua participação, pode mudar o mundo. Você sabia que no Brasil são consumidos cerca de 19 litros de óleo per capita ao ano? Se considerarmos que parte desse óleo não é absorvido pelos alimentos, são cerca de 7 litros de óleo por pessoa, sendo jogados pela pia.

É importante frisar que 01 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água potável. O óleo descartado de forma irregular chega aos lençóis freáticos, nas margens de rios e mananciais. Assim, é absorvido por plantas e microorganismos que decompõem a matéria, afetando o metabolismo das bactérias, chegando ao solo e poluindo-o. Além disso, a impermeabilização do solo causada pelo descarte incorreto do óleo, contribui para a ocorrência de enchentes em períodos de chuva, que tanto afeta nosso bairro.

Com o intuito de mudar essa prática do descarte incorreto de óleo na pia e com a ajuda da comunidade do Buritis, o UniBH está disponibilizando 3 locais de coleta de óleo para o descarte correto. O óleo poderá ser entregue para descarte em garrafas descartáveis bem lacradas.

Os Ecopontos ficam próximos à portaria da Avenida Mário Werneck, da Portaria da Rua Líbero Leone e próximo aos laboratórios de Química e Biologia.

 

Inscreva-se