2º Torneio Jurídico UniBH

Os alunos do 3º ao 10º período do curso de Direito, do Centro Universitário de Belo Horizonte-UniBH, participam do 2º Torneio Jurídico promovido pela instituição de ensino. O torneio consiste em duas etapas com tema único, sendo a fase final o debate entre os finalistas da competição, programada para o dia 10 de dezembro, no campus Lourdes.

 

Os alunos se dividiram em equipes e as inscrições foram feitas pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ). A primeira fase consistiu na entrega de peças escritas – defesa e acusação – sobre o tema “interrupção da gestação em caso de hidrocefalia”. As peças foram avaliadas por uma comissão anônima, que elegeu três equipes para o debate final: Hakuna Matata, Amigos do Gilmar e Discípulas de Themis.

 

O assunto da discussão foi escolhido por um grupo de professores em um ‘bate-papo’, e o objetivo da competição é “que os alunos encontrem respostas para um problema atual que ainda não tem solução”, explica o professor Dr. Daniel Queiroga, responsável pelo evento.

 

A preparação dos estudantes, segundo a aluna Mariana Diniz, do 10º período, integrante da equipe Amigos do Gilmar, é “estudar o caso, o código civil e as leis especiais sobre o assunto”. A experiência do Torneio Jurídico é “muito importante para o desenvolvimento pessoal e interpessoal do aluno. Melhora as habilidades de falar em público, além de fazer com que os alunos interajam mais, já que as turmas costumam ficar bem distantes umas das outras, o torneio é uma forma de unir todo mundo”, completa Mariana.

 

1º Torneio Jurídico

 

O 1º Torneio Jurídico aconteceu no primeiro semestre de 2018, de abril a junho. O processo também foi feito em etapas. Após a divulgação do tema, duas datas foram estabelecidas para entrega das peças escritas – acusação e defesa. Após avaliação da banca, os finalistas participaram do debate final no dia 21 de junho. O tema do 1º Torneio Jurídico foi “tráfico de seres humanos, órgãos e exploração sexual”.

Inscreva-se