Jornal Impressão faz 40 anos e data abre espaço para série de atividades comemorativas no UniBH
 

Matéria

Jornal Impressão faz 40 anos e data abre espaço para série de atividades comemorativas no UniBH

11 / Agosto / 2022

Do dia 23 ao dia 25 de agosto, a Comunidade de Aprendizagem em Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), junto à coordenação do curso de Jornalismo, realizará a Jornada de 40 anos do Jornal Impressão, um evento multidisciplinar para celebrar quatro décadas de um dos mais antigos jornais-laboratórios do Brasil. 

A programação abrange uma oficina de produção jornalística, um simpósio em que especialistas vão dialogar sobre tópicos diversos na área do jornalismo e da crítica e uma roda de conversa em que antigos editores do Jornal vão reconstruir anos de história de maneira proseada. 

O objetivo das atividades, além de celebrar os 40 anos do Jornal, é promover espaço de reencontro, diálogos e reflexões entre pessoas que construíram o Impressão ao longo de sua história, como ex-alunos, alunos, editores e professores. A ideia é que outras perspectivas também sejam colocadas em debate e por isso está todo mundo convidado.  

Confira as datas e horários a seguir e faça sua inscrição logo abaixo! 

Oficina de Produção Jornalística, dia 23/08 às 9:00

Ministrante: Gustavo Ferro

Formado em jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduado em comunicação e marketing esportivo pela ESPM, ambas de São Paulo. Iniciou a carreira como estagiário da TV Band, onde virou produtor e editor. Também passou pela Revista Veja e pela Rádio Transamérica, nas funções de repórter, roteirista e coordenador de jornalismo. Está na TV Globo desde 2007, onde hoje é supervisor executivo e líder da equipe de esportes.

l Simpósio de Jornalismo e Crítica do UniBH

Mesa: Jornalismo Cultural: Crítica de Arte e Culturadoria – dia 24\08 às 19:30

Convidados(a): 

Carol Braga, Doutora em Comunicação e sociabilidade contemporânea (Universidad Autónoma de Barcelona/UFMG, 2013), mestre em Jornalismo e novas linguagens (Universidad Autónoma de Barcelona, 2009) e pós-graduada em crítica de música pop e cinema (Universidad Ramon Llull, 2008), de Barcelona. Realizou estágio pós-doutoral na UFMG (2018), com projeto sobre narrativas transmídia. Jornalista cultural desde 2001, com experiências de crítica e reportagem na rádio Guarani, na TV Alterosa e no caderno de cultura do jornal Estado de Minas. Colaborou com veículos como a revista Bravo e o jornal Correio Braziliense. Idealizadora e editora do portal Culturadoria. É professora universitária desde 2014.

Maximiliano Henrique Barbosa, professor, artista plástico, músico e comunicólogo. É formado em Comunicação pela UFMG e em Artes Plásticas pela UEMG. Possui especialização em Artes Plásticas e Contemporaneidade pela UEMG, mestrado em Comunicação pela PUC e doutorado em Artes pela UFMG. Atualmente é professor de arte no Instituto Federal de Minas Gerais e artista plástico – trabalhando com diversas mídias.

Mediação: 

Amanda Alves, graduada em Educação Artística (2001) e pós graduada em Artes Plásticas e Contemporaneidade (2014). É mestre em artes pela Escola Guignard/Escola de Música da UEMG (2017). Presta consultoria para artistas e programas educativos e atua como curadora independente desde 2014. Estuda Jornalismo no UniBH e é estagiária da CACAU.

Mesa: Perspectivas para o Jornalismo Independente, dia 25\08 às 19:30

Convidados: 

José Antônio Bicalho, jornalista de economia. Um dos poucos colunistas de economia de esquerda do país. Foi o criador de O Beltrano, revista combativa na internet que durou três anos. Antes, trabalhou como repórter na Gazeta Mercantil (SP), em O Globo (RJ), nas revistas da Bloch Editores e no Jornal do Commercio (também RJ). Em Minas, foi editor de economia no O Tempo e no Hoje em Dia.

Ígor Passarini, repórter da editoria de Política do jornal Estado de Minas e também trabalha como jornalista independente desde 2020. Publicou matérias no UOL, Yahoo, Folha de S. Paulo, Agência Lupa e passou pelas redações de O Tempo e Metro. Durante o primeiro ano da pandemia, colaborou com o Projeto Coronavirus-MG.com.br. Formou-se em Jornalismo (2014), é pós-graduado em Jornalismo em Ambientes Digitais e em Produção em Jornalismo Digital.

Joana Suarez, pernambucana mineira e repórter investigativa. Gerente de Jornalismo da Revista AzMina e podcaster – produtora/ apresentadora do Cirandeiras Podcast junto com Raquel Baster. Atuou quatro anos como repórter freelancer com publicações em mais de 15 veículos e prêmios em âmbito nacional e internacional. Foi Professional Fellow do ICFJ 2021 e é a representante brasileira do Journalist Feminist Project da organização internacional Awid. Desde 2018, desenvolve projetos jornalísticos autorais em parceiras independentes como podcasts e a Redação Virtual (que reúne 300 jornalistas de todo o país); o Lição de Casa, com repórteres de 10 Estados brasileiros que cobriram os impactos da pandemia na Educação; e a newsletter Cajueira, curadoria de conteúdos de jornalismo independente nos estados do Nordeste.

Mediador: 

Lucas Wilker, jornalista, formado pelo UniBH, com experiência em produção de conteúdo, assessoria de imprensa, reportagem e mídias sociais digitais. É editor-assistente na Comunidade de Aprendizagem em Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), onde é responsável pela mentoria e orientação para produção de conteúdos multimidiáticos e pela criação e planejamento de estratégias de comunicação digital.

Roda de Conversa: A história mediada pelo jornalismo: prosa sobre os 40 anos do Jornal Impressão, dia 25/8 às 9:00

Convidados: 

Léo Cunha, escritor, tradutor, jornalista e professor universitário. Doutor em Artes pela UFMG (2011), Mestre em Ciência da Informação, pela UFMG (1999) e Graduado em Jornalismo. Publicou mais de 60 livros, entre crônicas, poesia, literatura infantil, literatura juvenil e teatro infantil.

Venceu diversos prêmios literários e teve mais de 20 livros selecionados para programas governamentais como PNBE, PNAIC, PNLD Literário, dentre outros. Professor universitário desde 1997, em cursos de graduação e pós-graduação. De 2011 a 2019 coordenou o Laboratório de Jornalismo Impresso do UniBH, onde foi um dos editores do jornal Impressão.

Maurício Guilherme Silva Júnior  é graduado em Jornalismo (1999) pela UFMG, é mestre e doutor em Estudos Literários (UFMG), com pós-doutorado em Comunicação Social – também pela UFMG.  Professor do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e do Centro Universitário UNA, integrou, de 2011 a 2021, o Programa de Comunicação Científica e Tecnológica (PCCT) da Fapemig – por meio do qual atuou como editor-chefe da revista Minas faz Ciência.

Inscreva-se pelo link: https://forms.gle/Nu6e2sKr3ddhovTN7