Saúde mental em pauta

Matéria

Saúde mental em pauta

20 / Maio / 2020

Nesse momento de distanciamento social, é urgente priorizar ações de acolhimento e autocuidado. Por isso, o UniBH, a Ânima Educação e a Inspirali têm realizado uma série de ações com o intuito de contribuir com o bem-estar e saúde mental de toda comunidade acadêmica do curso de Medicina. O NOPI – Núcleo de Orientação Psicopedagógica e Inclusão que é grande parceira do curso de Medicina, continua acolhendo e oferecendo suporte desde março através do atendimento online individual para aqueles que desejam apoio psicopedagógico voltado para métodos de estudos em casa, cronograma de estudo e as demais questões que possam impactar no rendimento acadêmico. Além disso, com a intenção de fortalecer o sentimento de pertencimento, a solidariedade e a troca de experiências, temos realizado de a partir de solicitações, rodas de conversa e palestras tanto com docentes quanto discentes. As ações realizadas até o momento, já impactaram 275 estudantes e 51 docentes somente do curso de Medicina. Saiba mais aqui.
Intervenções coletivas Atendimentos individuais Público total
Alunos 9 12 275
Docentes 3 10 51
A instituição também preparou uma série de ações de bem-estar e cuidados com a saúde mental e psíquica como: aulas de meditação, Aikido, Yoga, dentre outras. Fique por dentro das principais ações de saúde mental que foram preparadas, durante este período e participe (basta acessar aqui). Através do Programa Bem Estar, é oferecido o atendimento psicológico e para solicitar, você deverá preencher o formulário conforme abaixo: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScY-nGkQMx5QrtCG8hPPCKhk-gXqB8Z4gEF1BUWXy51PqYQ4A/viewform Para aqueles que não conseguiram acompanhar as ações, seguem algumas atividades de apoio à saúde mental disponibilizadas em vídeo: https://www.unibh.br/apoio-a-saude-mental/ Sabemos que o momento é desafiador, mas estamos juntos oferecendo suporte, acolhendo e buscando as soluções para nos mantermos firmes, seguindo no propósito. Cuide-se e conte conosco!