CACAU lança edição 219 do Jornal Impressão e resgata acontecimentos importantes do 2º semestre de 2022

28 / Março / 2023

Com a participação de estudantes de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design, lançamento contempla o que há de mais diverso nas narrativas jornalísticas

Desatar os “nós” que existem em torno do temido conceito de política é um dos objetivos da edição 219 de Jornal Impressão, o jornal-laboratório do curso de Jornalismo do UniBH. Mesmo em tempos em que essa expressão encontra ecos numa despolitização incessante, o percurso da publicação é abordar o tema dentro de variados assuntos, do esporte à comida que chega em nossas mesas todos os dias.

Confira o Editorial escrito pelo Líder de Produção de Conteúdo da CACAU, Lucas Wilker, e saboreie mais um trabalho incrível dos nossos estudantes de comunicação:

“Atada a convenções tipicamente reducionistas, por vezes até vazias, a política, como um elemento essencial à vida em sociedade, precisa encontrar território fértil para debates profícuos e atentos ao futuro.
Mesmo com essa importância intrínseca, o que vemos na prática, tantas vezes, são pessoas que intentam esvaziar o seu sentido, com discursos que olham para despolitização como forma de vencer os desafios do presente.
Na contramão desse pensamento, a proposta desta edição do Jornal Impressão, que condensou eventos marcantes do 2º semestre de 2022, é tomar para si a responsabilidade de tornar o debate político uma pauta independente de editorias: aqui entendemos que essa discussão pode existir do esporte até o alimento que chega em nossas mesas todos os dias.

No Caderno l, a maior competição de futebol do mundo também ganha contornos acerca das problemáticas sobre o país onde foi realizada, o Catar. Nessa mesma seara esportiva, a inclusão ganha espaço para reforçar a sua importância como agente provocador de mudanças estruturais no que tange às pessoas com deficiência.

Longe de esgotar o debate sobre um assunto ainda tratado com certo tabu – e informações equivocadas –, o Movimento Sem Terra torna-se uma pauta sobre alimentação saudável e sustentabilidade.

No Caderno Do!s, dedicado à cultura, celebramos o cinema mineiro a partir do sucesso de Marte 1, filme ganhador de inúmeros prêmios e que emocionou inúmeros brasileiros pelo país.

Uma reflexão importantíssima sobre jornalismo literário e true crime é abordada em artigo opinativo, assim como um necessário diálogo sobre os festivais de música no Brasil reacende um questionamento fundamental no contexto de expansão de gêneros dentro desses espaços.

No ensaio fotográfico da vez, a Virada Cultural de Belo Horizonte aparece sob lentes focadas em explorar a diversidade de um evento rico em forma e conteúdo.

Histórias potentes se reúnem em mais uma edição do Jornal Impressão para realçar o que de melhor temos no jornalismo: a capacidade de lançar luz sobre aquilo que muitas vezes está escondido.”

Acesse o Caderno l aqui.
Acesse o Caderno ll aqui.