10 carreiras promissoras para quem se forma em Direito 10 carreiras promissoras para quem se forma em Direito

10 carreiras promissoras para quem se forma em Direito

O curso do Direito é um dos que mais abre portas para os profissionais recém-formados. Quem opta por essa área, vai se deparar com uma variedade imensa de possibilidades de atuação e grandes oportunidades, tanto no setor privado quanto no setor público.

Se você já decidiu que essa é realmente a carreira que deseja seguir, fique com a gente. Vamos falar de dez campos de atuação bem promissores para você escolher o que mais se encaixa com o seu perfil. Vamos lá?

1 – Direito Civil

Esse setor representa a maior área do Direito brasileiro. Que opta pelo Direito Civil ficará responsável por representar os direitos civis que estão relacionados a bens, propriedades e questões familiares. Atuar em processos de heranças e divórcios, por exemplo, fará parte da rotina diária desse profissional.

2 – Direito Digital

Essa é uma área que tem crescido bastante nos últimos anos e os profissionais têm sido bastante valorizados. O advogado nesse setor vai lidar com questões jurídicas relacionadas à internet e informática, além de assuntos que tenham relação com bancos e e-commerces.

3 – Direito do Comercial

O nome dessa área já diz tudo. O advogado em direito comercial irá atuar com assuntos relacionados ao comércio como, por exemplo, abertura e fechamento de empresas, contratos comerciais, processos de falência, marcas e patentes.

4 – Direito do Consumidor

Diferente do Direito Comercial, nessa área o profissional ficará encarregado de auxiliar os consumidores do que diz respeito a fornecedores de bens e serviços. É um setor bastante movimentado no Brasil, responsável por boa parte das oportunidades do mercado. Para exercer essa função, o profissional deve conhecer à risca o Código de Defesa do Consumidor.

5 – Direito Ambiental

Nessa área, o profissional ficará responsável por lidar com todos os assuntos que envolvam o meio ambiente. Sua atuação pode ser tanto no setor público, como ONG’s, quanto no setor privado, trabalhando em empresas que preza pela responsabilidade ambiental. Nesses casos, o advogado deverá obter licenciamentos, fiscalizar infrações e exercer todas as atividades que dizem respeito à legislação ambiental.

6 – Direito Trabalhista

Esse é também um setor bastante procurado no Brasil. Optando por esse segmento, o advogado irá representar pessoas ou empresas em questões trabalhistas, além de situações que envolvam previdência social e assuntos sindicais.

7 – Direito Penal

Essa é uma das áreas mais populares do Direito. O profissional de Direito Penal ficará encarregado de atuar na preparação de defesa e acusação em ações que envolvam crimes e contravenções, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.

8 –  Magistratura

Essa é uma das carreiras mais cobiçadas por quem se forma em Direito. Ser Juiz é um caminho de muita responsabilidades e trabalho. Afinal, ele é o responsável por tomar grandes decisões, com base em critérios objetivos, cumprimento sempre as leis e costumes de uma nação.

9 – Promotoria

Um Promotor fica responsável por defender os interesses de uma sociedade e do Estado, atuando em diversas áreas do Direito. Para exercer essa função, ele deve ser contratado pelo Ministério Público.

10 – Defensoria Pública

Esse profissional fica encarregado de assegurar o direito de defesa a quem não tem condições financeiras. Apesar de ser um cargo público, o advogado que atua nesse setor é responsável por defender cliente físicos e não questões relacionadas ao Estado ou ao Município.

E, aí? Algumas dessas áreas é exatamente a sua cara? Então, partiu iniciar a sua formação em Direito. O UniBH oferece todo o instrumental necessário para seguir diversos caminhos, seja na carreira pública seja na iniciativa privada.

Os profissionais formados no UniBH adquirem sólidas competências técnica, ética, científica e humanística, sendo capazes de atuar em qualquer campo do Direito, com habilidade para investigar, analisar e interpretar, de modo crítico, a realidade jurídica.

Bora fazer a inscrição? Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Direito do UniBH.



Inscreva-se