10 motivos para você fazer sua graduação agora! 10 motivos para você fazer sua graduação agora!

10 motivos para você fazer sua graduação agora!

Fazer uma faculdade ou não? Essa é uma dúvida muito comum, mas, no post de hoje, vamos te mostrar que fazer uma graduação é uma escolha que pode te possibilitar muito mais que um salário melhor. As vantagens da faculdade incluem aumentar o seu leque de oportunidades, ampliar seus conhecimentos e, é claro, se divertir!

Confira:

Melhora do salário

Comecemos pelos números. Uma pessoa graduada em um curso superior pode ter sua renda acrescida em mais de 150% em relação às outras que não possuem a mesma formação! No Brasil, essa porcentagem ainda é mais alta, chegando a 156% a diferença de salário entre um brasileiro que completou a graduação e outro que tem apenas o ensino médio.

É um investimento de retorno rápido, ainda mais considerando as diversas possibilidades de financiamento estudantil e os programas de bolsa atualmente disponíveis em muitas modalidades de parcelamento!

Começo de amizades

Nem tudo na vida tem a ver com dinheiro, carreira, prospecções e investimentos. No final das contas, o que importa mesmo são os momentos que teremos e as pessoas que vamos conhecer.

Na faculdade, você conhecerá muitas pessoas, fará muitos amigos e poderá até encontrar o amor da sua vida! Quantas pessoas você conhece que viveram momentos incríveis com os amigos da faculdade?

Você, com certeza, terá muitas histórias pra contar e esses momentos serão parte importante daquele conjunto de coisas que vão te emocionar no dia em que você finalmente pegar o seu diploma na colação de grau.

Especialização de acordo com suas preferências

Antigamente no Brasil, o último ano no ensino médio era dedicado a um pequeno “direcionamento” a alguma área específica, alguma coisa parecida com o high school norte-americano. Por isso, algumas pessoas mais velhas conseguem atuar em determinadas profissões sem ter, necessariamente, feito um curso superior relacionado a elas.

Hoje, o ensino médio brasileiro fornece apenas uma formação geral e, por esse motivo, se você quiser seguir alguma carreira relacionada a alguma vontade pessoal, você deve continuar se especializando!

Além disso, estudar aquilo que você gosta é muito mais divertido do que ser obrigado a fazer todas aquelas disciplinas com as quais você não tem muita afinidade. Pense só, você vai passar seus dias estudando e se aprofundando naquilo que mais gosta de aprender!

Possibilidade de seguir carreira acadêmica

Dizem que ensinar é um dos atos mais nobres e recompensadores de todos. Você já pensou em dar aulas? Fazendo uma graduação, essa possibilidade surge também como um ponto a mais em sua lista.

Caso este não seja o seu grande sonho, você pode considerar a possibilidade como uma forma de complementar a sua renda, trabalhando em sua carreira tradicional durante o dia e dando aulas à noite, por exemplo. Muitos profissionais fazem isso e acaba sendo uma excelente oportunidade.

Desenvolvimento pessoal

Fazer uma graduação vai te agregar conhecimentos que poderão ser úteis em diversos momentos em sua vida. Você vai desenvolver habilidades de negociação, de trabalho em grupo, de organização de tempo, de aumento de produtividade e de diversas outras perícias que a faculdade vai te ajudar a prosperar.

Tudo isso será muito bem aproveitado no mercado de trabalho e na vida pessoal, pode ter certeza!

Aumento das possibilidades

Quando você entra em uma faculdade, acaba descobrindo que as possibilidades são muito maiores do que você pensava. Por exemplo, você entra no curso de Jornalismo pensando em se tornar a nova Fátima Bernardes e acaba descobrindo que pode trabalhar com comunicação empresarial, assessoria de imprensa, campanhas eleitorais, fotografia, campanhas publicitárias, comunicação interna, redação para web, mídias sociais, marketing integrado, entre diversas outras possibilidades.

Mesmo para quem já trabalha em determinada área e deseja apenas se capacitar melhor, é uma ótima oportunidade para descobrir novos horizontes e ampliar suas possibilidades no mercado.

Realização de intercâmbio

Que tal passar dois anos estudando no Canadá na sua área de estudo? Aprimorar sua fluência em uma nova língua, conhecer novos lugares, conversar com novas pessoas, vivenciar uma nova cultura. Dizem que é impossível morar fora do Brasil e não voltar com a cabeça diferente.

Um intercâmbio é uma oportunidade única e incrível que apenas os estudantes possuem. Existem diversos programas que facilitam as viagens e, em alguns deles, a experiência pode ser totalmente gratuita.

Ampliação de conhecimentos

Fale a verdade: há quanto tempo você não lê um livro? Há quanto tempo você não pesquisa sobre algo novo? Se este é o seu caso, você encontrará motivos de sobra para voltar a estudar e isso será incrível.

Se você estiver saindo agora do ensino médio, saiba que o mundo é muito maior do que as fórmulas de Bháskara e os conflitos na África setentrional. Você vai aprender sobre o mercado, sobre as aplicações das pesquisas e se aprofundar muito mais naquilo que só viu superficialmente até agora.

Networking

Indicações, conselhos, ideias e apresentações. O seu novo emprego dos sonhos ou aquele insight que te levará a uma promoção pode surgir em um café despretensioso com alguém que estuda com você, mas que trabalha em outra empresa ou em uma área diferente.

Muitos professores também possuem o hábito de indicar seus melhores alunos para as vagas de empresas sobre as quais eles ficam sabendo. Um único momento como este pode valer pelos quatro ou cinco anos de estudo na faculdade, se for bem aproveitado.

Completar o curso superior é aumentar seu círculo de contatos no LinkedIn e, naquele momento em que você mais precisa, isso pode realmente fazer uma grande diferença.

Mudança de vida

A verdade é que fazer uma graduação não se resume apenas a passar seus dias na balada com os amigos, muito menos se entupir de café para conseguir estudar para as provas finais. A faculdade também não é apenas sobre escolher uma profissão ou se capacitar melhor naquilo que você já trabalha.

Começar um curso superior é se propor uma mudança de vida. Iniciar um novo ciclo que vai te trazer possibilidades infinitas e tudo vai depender de como você vai encarar o futuro que te espera. A verdade é que essa é uma escolha que poderá fazer toda a diferença no seu futuro.

Quer saber mais sobre como suas escolhas podem mudar o direcionamento da sua carreira? Então, leia nosso artigo a respeito.