5 dicas para manter a vida social durante a graduação 5 dicas para manter a vida social durante a graduação

5 dicas para manter a vida social durante a graduação

O começo da graduação marca também o início da fase adulta e do aumento de responsabilidades. Mas isso está longe de significar o abandono da vida social. É claro que ingressar em um curso superior exige bastante dedicação: são muitas aulas, muitos textos, muitos exercícios.

Mesmo assim, não adianta nada viver para estudar e para fazer estágio e abandonar o tempo para se divertir. Imagine passar 4 anos, no mínimo, da sua vida, sem encontrar seus amigos e jogar conversa fora? Sem momentos de lazer e descanso? Definitivamente, esse sacrifício não vale a pena.

Por isso, listamos algumas dicas para manter a vida social durante o período da graduação.

Qual a importância da vida social mesmo na faculdade?

Durante o período de um curso superior, haverá momentos em que você terá que se sacrificar, dormindo pouco e deixando de ir em alguns eventos de seus amigos, por exemplo. Mas isso não pode de jeito nenhum virar uma regra na sua vida. O foco nos estudos não pode atrapalhar a sua vida social, senão nenhum dos dois dá certo. Momentos de diversão também podem contribuir para os estudos.

E não faltam oportunidades para se divertir em uma universidade. Lá é onde você encontra pessoas novas e com gostos parecidos com o seu. Afinal, escolheram uma área semelhante, se não a mesma, para seguir uma carreira.

As afinidades vão aparecer naturalmente e você não pode deixar isso se perder vivendo apenas para estudar. O equilíbrio entre os estudos e a vida social é muito importante para a qualidade de vida e também para o aprendizado.

Quais as vantagens de conciliar a graduação com a vida social?

Pode parecer exagero, mas o principal benefício de conciliar a vida acadêmica com a social é a saúde. Quem passa praticamente todas as horas do dia estudando acaba se alimentando e dormindo mal, se esquecendo de fazer exercícios físicos e ficando com uma postura péssima. Sem contar que chega um momento em que os estudos não rendem mais e o estresse fala mais alto. E, nessa hora, não adianta insistir.

Ter momentos de lazer, de fazer coisas que realmente te dão prazer também contribui para o rendimento dos estudos. Atividade física, conversa jogada fora com amigos, boa música e um bom livro — tudo isso contribui para a disposição que você precisa ter diante de tantos livros da faculdade que tem para ler. Nada como estudar de cabeça fresca e descansada, não é mesmo?

Se você precisa de um motivo mais prático para manter uma vida social, mesmo na graduação, te daremos agora! Fazer novos amigos e manter relações sociais com seus colegas de trabalho, além de ser ótimo para os momentos de descontração do curso, é também uma oportunidade para fazer contatos profissionais. Depois de formados, nada impede que você e seus amigos trabalhem juntos, seja em um negócio próprio ou a partir de um contato prévio. Durante o curso, tanto em atividades acadêmicas quanto em momentos de lazer, você vai identificar aqueles colegas com os quais possui maior afinidade.

Mas como conciliar a vida acadêmica com a social?

Sabemos que, muitas vezes, é difícil conciliar a vida social com os estudos. Como saber a hora de abrir mão de um evento social? Quando é melhor dar uma pausa nos estudos para se divertir um pouco? Como identificar o meio termo e se dar bem tanto nos estudos quanto na vida social?

Não existe uma receita mágica para isso — tudo depende de cada um e da rotina de estudos. Mas vamos tentar te ajudar dando algumas dicas que podem facilitar o equilíbrio entre vida social e graduação.

Crie uma rotina

Por mais afazeres que você tenha, o importante é não deixar que um sobreponha ao outro. Se está na aula, se concentre. Se está estudando sozinho em casa, não perca o foco. Se decidiu se divertir um pouco, se jogue e não fique pensando no que poderia estar estudando. Essa separação é essencial para que você aproveite cada momento da sua vida.

Organize seu tempo

Uma das melhores formas de conciliar estudos e vida social é equilibrando o tempo para cada um dos afazeres. Se é semana de provas e de apresentação de trabalhos, por exemplo, é preciso ter foco e se dedicar aos estudos.

Mas por que não sair com os amigos e relaxar depois de uma semana intensa de estudos? Agora, se você teve um aniversário que não poderia deixar de ir durante a semana, uma parte do final de semana terá que ser sacrificado para compensar.

Cuide da saúde

É muito comum quem passa horas estudando se esquecer de se alimentar direito. O ideal é comer alguma coisinha de três em três horas. Fazer isso já é meio caminho andado para render mais nos estudos e ainda ter disposição para se divertir nos momentos de lazer e de descanso.

Estabeleça metas

Determinar metas de estudos é muito importante para a qualidade de vida. Se você estabelecer uma meta de leitura ou de resolução de questões para a semana e conseguir cumpri-la, poderá, como recompensa, tirar um tempo livre para fazer o que quiser. As metas são também uma oportunidade para você medir o resultado dos estudos.

Respeite o seu corpo

Não exagerar nem nos estudos nem nos momentos de diversão é essencial para manter o equilíbrio. Se seu corpo te mostra que está exausto, respeite! É importante conhecer seus limites. Quando estamos muito focados em algo, é comum esquecermos o que está ao nosso redor. Tenha calma e reserve um tempo para o estudo e outro para os momentos de lazer mas não se exceda em nenhum dos dois.

E aí, gostou das nossas dicas? Não se preocupe, a vida acadêmica não é um bicho de sete cabeças. Você não precisa achar que sua vida social acabou assim que você entrou na graduação. Muito pelo contrário: as possibilidades de se divertir com os amigos aumentam — e muito — durante a universidade.

É nesse período da vida que você passa a ter mais autonomia e passa a cuidar mais de sua própria vida. A maior parte das decisões é tomada por você mesmo. Por isso, depende principalmente de você o equilíbrio entre os momentos de estudo e de lazer. Nós já falamos sobre isso em outro post. Continue nos acompanhando para aproveitar da melhor maneira possível a vida de um graduando!



Inscreva-se