6 dicas para fazer seu curso superior valer a pena para sua carreira! 6 dicas para fazer seu curso superior valer a pena para sua carreira!

6 dicas para fazer seu curso superior valer a pena para sua carreira!

Muitos estudantes acabam concentrando o seu tempo na faculdade para cumprir prazos, fazer trabalhos e estudar para provas. Mas o que eles não sabem é que o mercado de trabalho está exigindo muito mais dos seus profissionais e investir em si mesmo é um dos maiores segredos para construir uma carreira de sucesso no futuro.

Por isso, reunimos 6 dicas para te ajudar a aproveitar o seu curso superior da melhor maneira!

Crie um plano de carreira

Você acabou de ingressar na faculdade ou ainda tenta dar conta da enorme quantidade de trabalhos, livros para ler e provas para estudar. Essa é uma realidade de qualquer estudante de um curso superior. Mas, além de te preparar para enfrentar o mercado de trabalho, a universidade é o local e a graduação é o momento para definir o seu futuro. E a melhor alternativa é traçar um plano de carreira.

Se você está feliz com a sua futura profissão, mas já pensa em ampliar as possibilidades para o futuro, comece a pesquisar especializações que complementem a sua escolha. Por exemplo, se quer atuar na área acadêmica, a melhor opção é investir em um mestrado. Se deseja ser um gestor, um MBA pode ser o caminho.

O mais importante é utilizar o tempo no curso superior para começar a definir os seus objetivos e as áreas em que deseja atuar e começar a conhecer o dia a dia desse segmento, por meio de trabalhos em uma empresa júnior ou em experiências de estágio, por exemplo.

Participe de atividades extracurriculares

A pessoa mais importante para definir o seu aproveitamento no curso superior é você mesmo. Por isso, é essencial investir no seu próprio conhecimento durante a graduação. A universidade sozinha não é capaz de fornecer toda a formação que você precisa para o mercado de trabalho no futuro.

Participe de atividades extracurriculares oferecidas no seu curso: palestras, especializações, oficinas e workshops. Todo conhecimento é bem-vindo, mas é importante se manter focado no que é relevante para a sua área e que pode enriquecer o seu currículo profissional em longo prazo.

Por exemplo, se a sua área for de tecnologia, investigue quais serão as tendências para os próximos anos, como internet das coisas ou marketing de conteúdo, e comece a se aprofundar nesses conteúdos. O mercado está cada vez mais competitivo e você precisará se manter atualizado para fazer a diferença.

Invista em um curso de idiomas

Se há alguns anos, saber um segundo idioma, como o inglês, francês ou espanhol, era um diferencial para as empresas, hoje, já é tratado como algo básico e exigido dos profissionais. Aprender outras línguas, além de proporcionar boas oportunidades de emprego, pode aumentar também as experiências pessoais.

Utilize o seu tempo enquanto está no curso superior para estudar. Com certeza, até o final da graduação, você já estará fluente em um ou mais idiomas. O conhecimento em outras línguas amplia as expectativas profissionais e “abre a mente” sobre novas possibilidades para a sua carreira e para a sua vida pessoal.

Ele também possibilita oportunidades de viajar com mais independência, de conhecer outras culturas e de se comunicar com pessoas de realidades totalmente diferentes da sua.

Organize a sua vida pessoal

Muitos estudantes acreditam que passar no vestibular é o maior obstáculo da sua vida. O que eles não sabem é que a faculdade traz ainda mais desafios, principalmente para quem não consegue organizar seus estudos com a vida pessoal. Em períodos de prova, seminários e estágios, a situação fica ainda mais complicada, o que pode motivar a desistência de muitas pessoas no meio da graduação.

É perfeitamente possível aliar a sua vida pessoal, hobbies, atividades de lazer e saídas com os seus estudos. Basta se manter organizado e seguir algumas dicas:

  • Mantenha sempre uma agenda com as principais atividades diárias;

  • Dedique uma quantidade de horas por dia para estudar matérias que considera mais difíceis ou para revisar textos;

  • Se mantenha desconectado durante o seu período de estudos;

  • Reserve saídas e idas a festas para os finais de semana;

  • Não acumule atividades para perto da data de entrega;

  • Pratique atividades físicas e durma pelo menos 8 horas por noite.

Escolha uma faculdade renomada

A escolha da faculdade vai interferir diretamente no seu desempenho na graduação, na sua preparação para uma atuação profissional e no seu prestígio no mercado de trabalho. Sim, as empresas ainda avaliam a tradição, a grade curricular e o corpo docente de uma universidade para definir a competência dos seus futuros profissionais.

Pode parecer injusto que a sua capacidade seja definida pela instituição em que você estudou, mas essa é uma realidade do mercado de trabalho, que sabe que uma faculdade renomada oferece uma infraestrutura, um ensino e um grau de exigência de seus estudantes que, realmente, vai prepará-los para serem excelentes profissionais no futuro.

Antes de escolher uma instituição de ensino, avalie os seus professores, a nota de avaliação no Ministério da Educação (MEC) e desempenho dos seus estudantes em exames nacionais como o Enade. Infraestrutura, cursos de extensão e tempo de atuação na área acadêmica também são aspectos fundamentais na hora da escolha.

Defina uma meta profissional

Há muita pressão para que os jovens ingressem rapidamente em uma faculdade. Antes do fim do ensino médio, é comum ver a preparação e o estudo intensivo para o vestibular e, muitas vezes, esses estudantes sequer param para pensar se aquele curso é realmente a escolha certa para o futuro. É comum que universitários se vejam no meio da faculdade insatisfeitos com a graduação e com suas perspectivas profissionais para o futuro.

Por isso, durante o seu curso superior, é importante definir uma meta realista para a sua carreira. Você está satisfeito com o seu curso? Se vê atuando nessa profissão nos próximos dez anos? Se a sua resposta for não para essas perguntas, talvez seja a hora de repensar a sua escolha. O acesso à educação superior está cada vez mais democrático e nunca é tarde demais para recomeçar.

E você, como está aproveitando o seu tempo no curso superior? Já possui um plano definido para a sua carreira? Não deixe de conferir 8 dicas para encontrar um emprego na sua área!