7 games para quem quer aprender História brincando 7 games para quem quer aprender História brincando

7 games para quem quer aprender História brincando

Você ama jogar videogame, mas já deve ter escutado milhares de reclamações dos seus pais sobre o tempo que perde em frente à tela. Se antes os games eram considerados prejudiciais ao estudo e ao aprendizado, hoje, podem ser excelentes fontes de informação e de conhecimento.

Em vez de uma leitura maçante sobre a Guerra Fria, você pode se transformar em um combatente para entender as missões, acontecimentos marcantes, conhecer cenários e aprender história em tempo real.

É claro, que assim como o uso da internet e dos filmes na educação ainda gera controvérsias, é preciso ter limites com os jogos. Mas, com a dose certa, é possível transformar o tempo de estudo em algo mais leve. Assim, reunimos 7 games que vão te ajudar a unir conhecimento histórico e diversão!

1. Assassin’s Creed

Com uma série de nove jogos lançados para diversas plataformas, como Playstation, Xbox e Microsoft Windows, a saga Assassin’s Creed é uma das mais famosas e mais controversas quando se trata de aprender História. A polêmica gira principalmente em torno da representação de Robespierre, considerado um dos heróis da Revolução Francesa, e retratado no videogame como um sanguinário vilão.

Apesar da controvérsia, o game é um dos mais vendidos do mundo, com mais de 73 milhões de cópias, até o ano de 2014. Os jogadores conseguem aprender sobre sociedades secretas como os templários, as Cruzadas, Roma Antiga e o Império Bizantino.

Sua versão Unity se passa no meio da Revolução Francesa e a mais recente, chamada de Syndicate, traz a trama para a cidade inglesa de Londres, em 1868, no auge da Revolução Industrial.

2. Call of Duty

Lançado em 2003, o videogame Call of Duty traz em cada uma das suas versões, tramas históricas reais, que passam pela Guerra Fria, Segunda Guerra Mundial e Guerra do Vietnã, até chegar aos confrontos mais atuais.

A franquia se diferencia das concorrentes por mostrar o ponto de vista dos soldados britânicos e dos soviéticos e depoimentos reais de ex-combatentes. Um fator que torna o jogo um dos mais indicados para quem deseja aprender História é a passagem por cenários históricos como a Praça Vermelha, o Palácio de Reichstag, Stalingrado e Berlim.

3. Europa Universalis

Um dos jogos mais conhecidos quando se trata de traçar estratégias virtuais, Europa Universalis traz temas históricos relevantes da Idade Média, como as expansões marítimas, conquistas e administração de impérios e desenvolvimento da Igreja Católica.

Além de um simulador de guerras, o game é famoso pela sua fidelidade aos cenários, à cronologia e ao contexto histórico da Europa na época, associado a uma trilha sonora com obras-primas da música clássica.

4. Valiant Hearts: The Great War

Lançado no aniversário de cem anos da Primeira Guerra Mundial, o videogame é um dos mais indicados para quem deseja aprender sobre a História do século XX. O jogo recebeu o apoio de instituições oficiais envolvidas em um dos conflitos mais famosos e importantes do desenvolvimento da humanidade.

A participação direta de historiadores na sua construção transformou o Valiant Hearts não apenas em um game comum, mas em um monumento virtual histórico, que traz ferramentas, documentos, elementos e cenários reais dos países envolvidos no conflito mundial. Uma forma de transportar estudantes e educadores para uma viagem no tempo, sem mesmo sair do sofá.

5. Medal of Honor

Idealizado por Steven Spielberg — um dos mais famosos cineastas do mundo, conhecido por filmes como ET: O Extraterreste, Jurassic Park e Tubarão —, o game Medal of Honor, lançado em 1999, leva os seus jogadores para a Segunda Guerra Mundial.

No jogo, ambientado entre 1944 e 1945, você será o tenente Jimmy Patterson, da OSS, um serviço de inteligência dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial. Sua missão é destruir estruturas e soldados dos exércitos rivais, dentre eles os nazistas.

Durante o game, os jogadores são colocados em eventos históricos como o “Dia D”, do desembarque na Normandia e a Batalha das Ardenas — contraofensiva alemã na floresta das Ardenas, na Bélgica.

6. Uncharted

A franquia de ação Ucharted possui quatro videogames produzidos pela empresa Naughty Dog. Em cada um dos games, os jogadores são convidados a seguir o personagem Nathan Drake, ou simplesmente Nate, o seu amigo Sully e a jornalista Elena Fisher. Suas missões? Desvendar mistérios históricos ao redor do mundo.

Esse é um dos games mais bem avaliados para Playstation, e é considerado um dos melhores jogos já lançados em toda a história. Somente no primeiro semestre de 2015, mais de 21 milhões de cópias foram vendidas em todo o mundo.

Dentre as principais aventuras de Nate, estão a busca pelo El Dorado, uma cidade feita em ouro maciço, criada a partir de uma lenda de índios da América do Sul, e que atraiu centenas de exploradores europeus à sua procura.

Os protagonistas da série também partem em busca de lendas como a cidade perdida de Shambhala, no Nepal; a “Atlantis das Areias”, na Península Árabe e por um tesouro pirata, no novo game intitulado de “A Thief’s End”, que será lançado ainda este ano.

7. God of War

O primeiro game da série God of War, lançado em 2005, é baseado na mitologia grega. Na saga, o protagonista Kratos (ex-combatente do exército de Esparta) busca vingança contra Ares, o Deus da Guerra, que o prometeu falsamente vencer uma batalha e o induz a matar toda a família.

O jogo fez tanto sucesso que se transformou em um livro homônimo, lançado em 2010. O sucesso permitiu a criação de uma sequência de games, em que os jogadores podem conhecer ainda mais os detalhes sobre a Grécia Antiga, seus mitos, deuses e o relacionamento entre homens, guerreiros e as divindades da Antiguidade.

E você, já conhecia algum dos jogos? Sabe de algum outro que poderia enriquecer a nossa lista? Aprender por meio do entretenimento pode ser uma maneira muito mais rica para expandir seus conhecimentos.

Então, se essa forma de aprendizado te interessa muito, não deixe de conferir também 7 filmes fundamentais para quem está cursando Psicologia.


Inscreva-se