7 lições que aprendemos ao fazer trabalho voluntário

O trabalho voluntário pode ser definido como um conjunto de ações caracterizadas exclusivamente pelo interesse social, sem qualquer pretensão de lucro. Seja por meio de trabalhos de coleta seletiva, de aulas para comunidades carentes, um tempo de conversa com idosos ou o acompanhamento de comunidades sem tratamento de esgoto, o voluntariado é uma excelente forma de exercer a cidadania, já que o voluntário exerce um papel ativo na transformação da realidade. Outras competências importantes trazidas pelo trabalho voluntário são as capacidades de trabalhar em equipe 

Se você tem uma causa social que gostaria de ajudar com mais carinho e não sabe bem quando começar, confira a nossa lista de benefícios trazidos pelo trabalho voluntário! Quem sabe, este não é o impulso que você estava esperando para começar já?

7 lições que aprendemos ao fazer trabalho voluntário

O grande aprendizado deixado pelo voluntariado é a oportunidade para sair da zona de conforto. Quando você realiza qualquer tipo de atividade voluntária, passa por situações muito incomuns, como a falta de alguns recursos, por exemplo. Colocar-se no lugar dos outros é de suma necessidade, o que condiciona o desenvolvimento da empatia. Quer conhecer outros benefícios do trabalho voluntário? Confira a lista que preparamos para você!

Redefinir o conceito de felicidade

Apesar de estarem passando por momentos extremamente difíceis, muitas pessoas ainda conseguem cultivar o sentimento de contentamento. Com o trabalho voluntário, você vai descobrir que a felicidade é algo que nós cultivamos dentro de nós mesmos. Além disso, você ficará mais satisfeito consigo mesmo ao saber que está doendo um pouco de seu tempo para fazer o bem ao próximo.

O voluntário é quem ganha mais

O trabalho voluntário é recebido com muito carinho. Além de fazer novas amizades, o voluntário tem a chance de conhecer novas formas de se inspirar, colocando-se no lugar dos outros. O sentimento de recompensa após um dia de trabalho é forte, e aos poucos, o candidato perceberá que o seu contentamento depende menos de bens materiais e mais do que ele faz no dia a dia para modificar o presente.

Falta de tempo ou falta de organização?

Muitas pessoas confundem falta de tempo com falta de organização. Você já se perguntou como algumas pessoas conseguem fazer tantas coisas com tão pouco tempo? Olhe bem para a sua rotina. O que você tem priorizado? Para o que dedica mais energia? Do que sente mais falta no seu dia a dia?

Independente de sermos ricos ou pobres, nos encaixarmos ou não nos padrões de beleza, todos nós temos 24 horas por dia para fazer as nossas atividades. Como você aproveitaria este tempo da melhor forma possível? 

Tempo é uma dos bens mais preciosas que temos, e é a melhor coisa que podemos doar a alguém. Perceba o que realmente importa para você e dedique um tempo diário para seus projetos. Aprenda a doar um pouco de tempo aos outros, observando-os de uma forma atenta. 

Se você trabalha e anda com o tempo escasso para se dedicar aos estudos e aos seus projetos pessoas, confira algumas dicas para conciliar melhor a rotina de estudos com o trabalho!

Conhecer a si mesmo

O trabalho voluntário é uma das melhores formas que temos para nos conhecermos. Quando encontramos a realidade de outras pessoas, nos deparamos com novas perspectivas e novos desafios. Aos poucos, entendemos o que realmente queremos e quais são os nossos objetivos. Esta reflexão é muito importante para um profissional que queira atuar com mais propósito em sua carreira.

Aprimorar a comunicação

Um bom voluntário precisa se comunicar com os mais diversos tipos de pessoas, quaisquer sejam a sua classe social, idade ou gosto musical. Se você acha que tem muito o que melhorar na sua capacidade de diálogo, o trabalho voluntário é a sua chance para compreender as perspectivas de outras pessoas e dialogar com elas.

Retribuir

Mesmo que você trabalhe para pagar sua faculdade e seus gastos pessoais, muitas pessoas ajudaram você a se tornar quem é hoje, cada uma ao seu modo. Agora que você está a alguns passos de seu diploma, é hora de retribuir por tudo o que você recebeu, certo? Aproveite enquanto ainda tem tempo e energia para espalhar a gentileza e estender a mão a quem precisa de ajuda!

Desenvolver e treinar outras habilidades

Outro benefício que um trabalho voluntário pode oferecer é a possibilidade do candidato ir além do aprendizado em sala de aula, aplicando conhecimentos teóricos e técnicos e apreendendo novos valores, que podem ser determinantes tanto no nível pessoal quanto profissional.

Devo incluir o trabalho voluntário no currículo?

Segundo uma pesquisa da consultoria Deloitte, feita em 2013, 4 em cada 5 diretores de recursos humanos se atentam às experiências adquiridas em trabalhos voluntários na hora de contratar. Mas como incluir o que você aprendeu durante o voluntariado no currículo?

Alguns recrutadores afirmam que todas as atividades relatadas no currículo devem ter alguma relevância para o cargo pretendido. Neste caso, se você é um jornalista e passou alguns meses como voluntário para os escoteiros, pode ser que sua experiência tenha pouco a acrescentar no currículo. Contudo, se você trabalhou como um assessor para os escoteiros, relatar esta experiência aos seus recrutadores pode ser interessante.

Este conselho muda um pouco para quem ainda tem poucas experiências de mercado e para quem passou por uma lacuna na formação. Afinal, um currículo deve ser atualizado, em média, a cada seis meses. 

As experiências adquiridas nos trabalhos voluntários devem ser relatadas com detalhes. Citar o nome da organização e o cargo, apenas, agrega pouco valor para o candidato aos olhos do recrutador. 

Os pesquisadores da área de recursos humanos também pedem atenção dos candidatos quanto ao que publicam nas redes sociais. Se você fez um trabalho voluntário mas passou todo o tempo reclamando sobre ele nas redes sociais, os recrutadores perceberão com apenas alguns movimentos pelas barras de busca. 

Com o maior acesso à informação e a exigência mercadológica por empresas mais conscientes, a responsabilidade social está em alta. Por isso, as empresas buscam por profissionais multidisciplinares, que se dediquem a causas sociais e topem sair da zona de conforto.

O trabalho voluntário é uma das melhores formas de desenvolver as capacidades de comunicação, exercer a empatia e praticar valores essenciais para a cidadania. Se você procura por projetos que estejam dentro da sua área de atuação, não hesite em buscar pela ajuda de seus professores! Veja também como a universidade pode contribuir para uma formação mais completa!