8 dicas para manter o foco nas matérias do vestibular nas férias

As matérias do vestibular tiram mesmo o sono da maneira dos estudantes. Afinal, são meses e meses de esforço, dedicação e disciplina. Então, quando as férias se aproximam, os vestibulandos enxergam no horizonte um período de merecido descanso.

Se, por um lado, as férias são sinônimo de diversão e relaxamento, por outro representam uma excelente oportunidade para que o estudante turbine seus estudos e saia na frente da concorrência.

Mas será que dá mesmo para aproveitar as férias e manter o foco nas matérias do vestibular?

No post de hoje, mostraremos 8 dicas que vão te provar que é possível se divertir e, ao mesmo tempo, avançar em sua preparação para a prova. Duvida? Então continue a leitura e confira!

Organize um cronograma de atividades equilibrado

Sabemos que quase tudo na vida, quando em excesso, faz mal. E lembrar-se disso é importante na hora de organizar seu cronograma de atividades para as férias. Portanto, equilíbrio será a palavra-chave.

As férias são o período ideal para que você recarregue as baterias, mas também são um ótimo momento para conquistar uma poderosa vantagem com relação aos outros estudantes que vão concorrer com você a uma vaga na faculdade.

Afinal, tem muita gente que, ao longo das férias, sequer se lembra que o vestibular existe, e também há aqueles que passam as férias inteiras estudando e terminam estressados, no final das contas.

Assim, para vivenciar as férias de um jeito produtivo, procure alternar, ao longo dos dias, momentos de estudos e de diversão. Caso contrário, se você pegar pesado demais com as matérias do vestibular, correrá o risco de terminar as férias mais cansado do quando elas começaram.

Revise o que você já estudou

Tem gente que utiliza as férias para iniciar o estudo daquelas matérias mais complicadas, que requerem maior tempo de dedicação.

De fato, essa é uma estratégia inteligente. Mas é importante se lembrar de que é mais que necessário aproveitar esse período também para revisar os assuntos que você já estudou nos meses anteriores.

Ao fazer revisões, você consegue ter uma melhor noção sobre seus avanços e também sobre aqueles conteúdos que são mais difíceis. Encontrando, assim, tempo hábil para reforçar seus conhecimentos em determinadas áreas, caso isso seja preciso.

Então, realize questões de provas anteriores, faça redações, descubra em quais matérias do vestibular você precisa aumentar o foco e perceba os avanços que sua preparação terá!

Estude em locais alternativos

Preparar-se para o vestibular durante as férias não precisa ser algo chato! Então, aproveite para estudar em locais alternativos, e note como seu desempenho pode se beneficiar disso.

Vai viajar com a família para o litoral? Você pode reservar algumas horas para colocar em dia suas leituras à beira mar ou de frente para a piscina. Está indo passar alguns dias no campo? Nesse caso, estudar debaixo da sombra de uma árvore ou na beira de um riacho pode ser bem relaxante, e igualmente produtivo.

Praças, parques, clubes — seja onde for, estudar em lugares diferentes pode fazer você manter o ânimo e a motivação durante as férias, aproveitando valiosas oportunidades para estudar.

Obedeça a uma rotina

Embora seja mais que recomendado utilizar as férias para descansar, se divertir e arejar a cabeça, ainda é importante obedecer uma rotina durante esse período para não perder o ritmo e prejudicar os seus estudos.

Então, procure dormir e acordar todos os dias mais ou menos no mesmo horário, e estabeleça em quais períodos do dia você vai se alimentar, fazer pausas e outras atividades.

Assim, seu corpo e sua mente sofrerão menos por conta do sono, do cansaço ou outros desconfortos que a falta de rotina pode ocasionar.

Planeje estratégias de estudo criativas

Como já vimos, durante as férias, você não precisa ficar trancafiado dentro do quarto, apenas na companhia dos livros.

Planejar estratégias de estudos criativas é algo que pode fazer um bem enorme para o seu rendimento, tornando seus estudos mais leves, mas bastante eficientes.

Você pode, por exemplo, organizar sessões de estudo em grupo, visitas a museus, aquários e lugares históricos, assistir a filmes de conteúdo relevante, descobrir canais didáticos divertidos no YouTube — dentre outras atividades.

Assim, você consegue fugir da rotina e estudar sem sequer se dar conta de que está aprendendo coisas novas!

Aproveite os momentos de descanso e diversão

Lembre-se: ninguém é de ferro! Durante as férias, você tem total direito de reservar a si alguns momentos exclusivos de descanso e diversão. Então, quando estiver longe das matérias do vestibular, dê absoluta atenção àquilo que estiver fazendo e aproveite intensamente!

Se for viajar com a família ou amigos, defina com antecedência se estudará ou não durante alguns momentos da viagem.

Caso decida deixar os livros em casa, não fique pensando no tempo de estudos que está perdendo. Procure curtir seus familiares, distraia-se e seja feliz! Sem dúvida, isso ajudará você a retomar a preparação com força total.

Além disso, foque no momento presente, para aproveitá-lo ao máximo. Então, quando voltar aos estudos, mergulhe neles com total atenção.

Eleja um dia da semana para desligar-se dos estudos (sem culpa!)

Seja viajando ou em casa mesmo, escolha pelo menos um dia da semana para desligar-se dos estudos e sentir-se completamente de férias. Nesse dia de folga, é proibido sequer pensar no vestibular! A ordem é aproveitar para fazer o que você quiser.

Isso pode até parecer absurdo, mas saiba que liberar sua mente, de vez em quando, para pensar em outras coisas que não sejam ligadas ao vestibular pode ajudar você a ter uma melhor performance. Então, deixe a culpa de lado e dê uma pausa a si mesmo. Experimente!

Lembre-se de seus objetivos

Se para você parece um castigo ter que estudar durante as férias, é hora de trazer à tona seus grandes objetivos de vida. Por que você está estudando? O que a aprovação no vestibular significa para sua vida?

Relembrar-se dos seus objetivos, e mantê-los frescos na mente pode te ajudar a lidar melhor com a necessidade de estudar durante as férias.

De fato, ser aprovado em um vestibular não é tarefa simples. Há muito a ser estudado, e concorrentes muito bem preparados. Por isso, cada minuto de estudos vale ouro.

Então, durante as férias, descanse, relaxe e divirta-se. Mas mantenha o foco nas matérias do vestibular, para iniciar o próximo ano com ainda mais chances de conseguir a tão almejada vaga na universidade!

E aí, o que achou dessas nossas dicas? Se tiver curtido, aproveite e curta também a nossa página no Facebook, que está recheada de conteúdos interessantes!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *