8 dicas para planejar sua carreira como professor de História 8 dicas para planejar sua carreira como professor de História

8 dicas para planejar sua carreira como professor de História

Você gosta de História? Pois saiba que a carreira docente nessa área pode ser bastante promissora. Depois de formado, você poderá atuar nos ensinos fundamental, médio, superior e também em cursos pré-vestibular. As chances de desenvolvimento na profissão são grandes, e com boas perspectivas remuneratórias.

Contudo, é preciso começar o quanto antes a traçar planos para sua trajetória profissional. Quer descobrir como planejar sua carreira como professor de História? Então, confira nossas dicas!

Comece com um curso de graduação de qualidade

Se você deseja ser um professor de História, sua primeira providência deve ser ingressar em um curso de graduação de História — claro! Mas é importante ressaltar: não basta se matricular na primeira licenciatura que encontrar pela frente. É essencial pesquisar sobre a reputação, sobre a qualidade da instituição de ensino superior (IES) e do curso nos quais você vai investir seu tempo e dinheiro.

Verifique no portal e-MEC se o curso que você escolheu é autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), e sempre que possível analise os conceitos obtidos pela graduação e pela IES no Enade e em outros instrumentos avaliativos e classificatórios, pois isso ajudará a nortear sua escolha em busca da melhor opção de curso.

Aproveite o estágio

Durante a licenciatura em História, você precisará realizar estágios supervisionados. E essa é uma rica oportunidade para que você conheça, na prática, a realidade de uma sala de aula.

Aproveite o quanto puder seus estágios. Tente comparar a teoria aprendida em sala de aula com a realidade docente, converse com outros professores, crie uma rede de contatos e adquira experiência, pois isso será fundamental quando você começar a atuar como professor, depois de formado.

Invista em uma pós-graduação

Uma pós-graduação lato sensu (especialização) ou stricto sensu (mestrado e doutorado) pode fazer toda a diferença em sua formação.

Durante a formação em História, você provavelmente se identificou com alguns períodos ou acontecimentos históricos e a pós-graduação é a oportunidade ideal para que você se aprofunde nesses temas que lhe são mais interessantes.

Isso, além de enriquecer seu currículo, poderá torná-lo um profissional muito melhor, e vai habilitá-lo para lecionar em cursos de nível superior, com chances de melhores salários.

Conheça as possibilidades de carreira

Então, você planeja se tornar um professor de História. Mas, na prática, o que isso significa exatamente quanto às suas possibilidades de carreira? Antes de mergulhar de cabeça nessa profissão, é importante que você conheça quais são suas perspectivas para o futuro.

Como professor de História, você pode trabalhar em escolas, faculdades, centros universitários, universidades particulares e também em escolas e instituições de ensino superior (IES) públicas.

Para ingressar como professor nas instituições mantidas pelo poder público, é preciso que antes você seja aprovado em um concurso público de provas ou de provas e títulos.

Nessas escolas e IES, você poder atuar como:

  • Professor da educação básica, ministrando aulas para o ensino fundamental e para o ensino médio;

  • Professor do ensino superior, atuando em cursos de graduação ou de pós-graduação;

  • Professor de cursinhos preparatórios para o vestibular.

Dependendo da instituição, do nível para o qual você vai lecionar e da região do país na qual você vai atuar, o salário pode oscilar bastante, mas é importante lembrar que, quanto mais você investir em sua formação, maiores as chances de conquistar bons salários.

Estabeleça seus objetivos em curto, médio e longo prazo

Para que você tenha sucesso como professor de História, é imprescindível que, o quanto antes, seja capaz de estabelecer seus objetivos em curto, médio e longo prazo.

Você precisa saber aonde quer estar daqui a, por exemplo, dois, cinco ou dez anos. Ter clareza a respeito de suas metas profissionais ajudará você a enxergar de forma mais racional o que precisa fazer para alcançar aquilo que deseja.

Assim, diante das possibilidades que sua carreira oferece, planeje o que precisa ser feito para que você atinja seus objetivos e corra atrás dos seus sonhos.

Faça cursos complementares

Sua formação como professor não deve se restringir à graduação e à pós-graduação. Invista em cursos que complementem seu aprendizado, e que não necessariamente precisam estar ligados diretamente à área de História.

Cursos de idiomas, de artes e de outras áreas do saber podem ampliar sua visão de mundo e torná-lo um profissional mais versátil e valorizado. A História permeia todas as áreas do conhecimento e é possível estabelecer relações entre conhecimentos históricos e as ciências, a tecnologia e outros campos do saber.

Se possível, viaje muito

Imagine conhecer, de perto, os mistérios do mundo antigo, visitando o Egito, a Grécia ou a Itália? Ou visitar os locais nos quais foram travadas grandes batalhas, que mudaram os rumos da humanidade? Ou que tal descobrir as maravilhas que os maiores museus do planeta guardam em seu interior?

Todo professor de História deve viajar o máximo que puder, para conhecer a história profundamente, indo além do que os livros mostram. E, para isso, dá para começar pelo Brasil mesmo. Nosso país tem uma história rica, e que merece ser conhecida. Visitar os quatro cantos brasileiros pode ser uma ótima maneira de aprimorar seus conhecimentos e que poderá alavancar sua carreira.

Nunca pare de estudar

Nas carreiras docentes, a formação continuada não é uma opção, mas sim uma questão de sobrevivência. E, para quem quer atuar como professor de História, isso não é diferente. Embora a História aparentemente nunca mude, a todo tempo são feitas novas descobertas, e são desenvolvidas novas teorias e interpretações que podem mudar a maneira como são encarados os fatos históricos.

Além disso, o mundo não para e, por isso, constantemente a História continua sendo construída. Por essa razão, é importante não parar de estudar. Planeje, ao longo de sua carreira, a realização de cursos, a participação em workshops, simpósios, palestras e outros eventos nos quais você possa renovar seus conhecimentos e trazer fôlego novo à sua formação.

Leia, leia, leia

Ler é uma forma barata, simples e rápida de se manter atualizado e com boa bagagem de conhecimentos. A leitura deve ser uma constante ao longo de toda sua vida docente. Invista, desde o começo na formação em bons livros, revistas especializadas e outros materiais que possam auxiliá-lo a ampliar seus saberes não apenas em História, mas sobre tudo. Um bom professor, mais do que expert em sua área, deve ser um profissional antenado a tudo aquilo que acontece no mundo.

Gostou desse texto? Então, compartilhe-o nas redes sociais para que, assim como você, mais pessoas tenham acesso a conteúdo de qualidade! E, se quiser saber tudo sobre o vestibular, clique aqui e tire todas as suas dúvidas.