8 dicas para se preparar no dia da prova do vestibular 8 dicas para se preparar no dia da prova do vestibular

8 dicas para se preparar no dia da prova do vestibular

Depois de um longo período de preparação, o grande dia se aproxima. Após tantas horas de estudo e de dedicação, é natural que as dúvidas sobre o que fazer ou como se organizar no dia da prova aumentem.

Por isso, para ajudar em sua preparação, listamos algumas dicas e orientações que poderão te ajudar no dia da prova do vestibular. Vamos lá?

1. Sono

Durante a preparação para o vestibular, você pode ter se acostumado a passar mais tempo acordado estudando do que dormindo (mesmo que esse desequilíbrio de horários não seja uma boa escolha). Entretanto, não é mais o momento para isto. O grande dia está chegando e você precisa estar disposto.

Entenda que, quando você dorme, seu corpo repõe as energias e seu cérebro trabalha para organizar as informações recebidas ao longo do dia. Então: durma bem! Nada de balada na véspera da prova, por exemplo.

Cada candidato sabe quantas horas de sono precisa para acordar disposto no dia seguinte, faça uma autoavaliação e descanse de acordo com as necessidades do seu corpo. Mas, se você ainda não tinha parado para pensar sobre isso e não faz a mínima ideia de quanto tempo precisa para se sentir plenamente descansado, saiba que a média recomendada varia entre 6 e 8 horas.

2. Alimentação

Provas de vestibulares costumam durar uma média de cinco horas, ou seja, são bem demoradas. Assim, é importante que o candidato equilibre o consumo de alimentos leves com hidratação. A falta de alimentação saudável ou de ingestão de líquidos pode causar enjoos, letargia, falta de atenção, desmaios e outros problemas de saúde. Cuide-se!

Em casa, faça uma refeição balanceada dando preferência a alimentos que já façam parte do cardápio habitual. Para escolher os adequados, pondere sobre o horário da prova. Se sua prova estiver marcada para a parte da tarde, dê atenção especial aos alimentos escolhidos para compor o almoço. Evite “comidas pesadas”, como alimentos ricos em gorduras e carboidratos, por exemplo. Lembre-se que esse é um horário em que o corpo costuma apresentar certa sonolência, exatamente porque o sistema digestivo está trabalhando. Alimentos pesados podem causar lentidão ao processo de digestão e aumento da sensação de letargia.

Se a prova for na parte da manhã, sua atenção deve ser dispensada ao café da manhã. A regra geral é que essa refeição deve ser reforçada, pois é ela que fornece a maior parte da energia ao corpo para começar as tarefas diárias. No entanto, lembre-se, igualmente, de ponderar sobre o a escolha de alimentos: dê preferência aos que proporcionam a energia necessária, mas que não sobrecarreguem seu sistema digestivo. O objetivo é uma refeição balanceada.

Não se esqueça de providenciar um lanchinho rápido para a hora da prova. A escolha pode variar entre algo preparado em casa, uma fruta, barrinhas de cereais, chocolate em pequena quantidade, etc. O importante é que seja leve. Vale pensar, também, na escolha da embalagem, para que seu lanche não se torne um incômodo para os outros candidatos. Não há necessidade de fazer barulhos ou um banquete durante o exame. Tenha bom senso!

Hidrate-se! Antes, durante e depois da prova, tenha sempre uma garrafinha de água à mão.

3. Vestuário

Vista-se confortavelmente e de forma adequada para o clima do dia. Caso o tempo esteja meio instável, vale atender ao conselho mais recorrente das mães: “leve blusa de frio”. Mesmo que uma blusa leve. Melhor prevenir, certo?

Não se esqueça de conferir no edital se há algum impedimento quanto ao vestuário.

4. Preparação de documentos e materiais

Antes de sair de casa, confira detalhadamente quais documentos de identificação são aceitos no local do exame e veja se o que você escolheu se enquadra. Aproveite e verifique quais materiais são ou não permitidos.

Isso é muito importante porque, acredite, há instituições que aceitam apenas alguns tipos específicos de lápis, canetas e borrachas. Verifique, ainda, se há liberação para levar algum material didático, dicionários ou obras literárias, por exemplo.

5. Local da prova

Defina, antecipadamente, qual será seu meio de transporte para o local da prova. A partir dessa decisão, verifique se há estacionamentos ou locais públicos para estacionar. Caso você tenha optado por transporte público, confira nos sites da BHTrans ou CBTU os quadros de horários e estimativas de tempo gasto no percurso.

Atente-se para o fato de o quadro de horários do final de semana ser reduzido e, em dias de provas, as proximidades dos locais de aplicação costumam ter trânsito intenso, o que pode aumentar o tempo gasto ate o local de aplicação da prova. Portanto, saia de casa com antecedência.

6. Horário

O ideal é chegar com uma hora de antecedência. Comumente, os portões abrem também nesse horário. Programar-se para chegar com essa margem de tempo evita uma espera prolongada e elimina o risco de atrasos.

Se tiver que optar entre chegar muito mais cedo ou próximo do horário da prova, lembre-se que, se você chegar adiantado, terá apenas que esperar, mas o atraso poderá lhe custar a participação no processo.

7. Revisão

Revisar ou não o conteúdo enquanto espera a abertura dos portões? Essa é uma questão que divide os candidatos. Alguns se sentem extremamente ansiosos por não revisarem as matérias, outros temem uma sobrecarga mental. Então, o que fazer?

O objetivo do estudante antes da prova deve ser relaxar. Isso quer dizer que, se não revisar te causa ansiedade extrema, faça uma revisão bem leve: confira fórmulas ou releia o resumo da obra literária que será cobrada.

Mas, entenda: não é a hora de investir em novos conteúdos. Agora, se você é um candidato que prefere manter distanciamento do material de estudo nesse momento, apenas relaxe. Confira algumas dicas para lidar com o stress nesse período clicando aqui.

Assim, faça uma autoavaliação: o que fará você se sentir mais tranquilo?

8. Na véspera

Estar ansioso é compreensível, mas é preciso controlar o stress para que você tenha uma boa noite de sono, bem como um bom desempenho na prova. Como já dissemos. Então, no dia anterior, além de exercícios físicos, você pode fazer coisas simples que te ajudarão a relaxar, como ir ao cinema, caminhar ao ar livre, ler um livro ou assistir um seriado.

Saiba dosar: não vire a noite em nenhuma dessas atividades, por mais legais que sejam. Seu objetivo principal na véspera da prova é relaxar e desligar a tensão.

Gostou dessas dicas? Você tem alguma dica a acrescentar? Comente! E, caso queira conhecer alguns passos importantes para escolher um curso superior, baixe no e-book gratuitamente.

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