9 dicas fundamentais para quem pretende fazer vestibular em outra cidade

O vestibular é um marco importante na vida dos jovens estudantes, pois é a porta de entrada para um futuro acadêmico e profissional. Por isso, é essencial prestar atenção em todos os detalhes que cercam a prova.

Para estar bem preparado, o primeiro cuidado a tomar, evidentemente, é estudar. E muito — como você já deve saber. Além disso, alguns cuidados que podem parecer simples serão fundamentais para que tudo saia bem e você seja bem-sucedido nas provas.

Principalmente se você pretende fazer vestibular em uma cidade que não é a sua, a organização e o planejamento terão de ser ainda maiores. Foi pensando nessa situação que preparamos nosso post, com dicas fundamentais para você.

1. Viaje na véspera da prova e durma lá

A não ser que a cidade da prova fique a menos de 100 km de distância, o ideal é chegar com antecedência de um dia, no mínimo. Assim, você terá tempo para descansar, passear pela cidade e se organizar com calma para o dia seguinte.

Tentar economizar em acomodação deixando para viajar no mesmo dia da prova pode colocar todo o seu projeto em risco. Você pode ficar preso no trânsito ou se perder ao tentar encontrar o local da prova, o que vai provocar correria e estresse. 

2. Confira todo o material e a documentação exigida

Ainda em casa e antes da viagem, separe os documentos e o material exigido pelo edital. Não se esqueça do comprovante de inscrição e do documento de identidade com foto. Confira no edital a cor da caneta que você deverá usar, bem como os materiais permitidos e os proibidos, e saia de casa com tudo o que será exigido.

Não corra o risco de esquecer algum documento e perder a prova!

3. Aproveite para revisar a matéria se a viagem for longa

Longas horas dentro do ônibus ou do avião podem ser muito bem aproveitadas. Durante a viagem, você não será interrompido e talvez não poderá se conectar à internet e acessar aplicativos como WhatsApp ou Facebook.

Então, aproveite para revisar os pontos mais difíceis da matéria durante a viagem. Assim, você terá tempo livre para relaxar e para descansar quando chegar ao seu destino.

4. Confira como chegar à acomodação

Descubra com antecedência como ir do aeroporto ou da rodoviária até sua acomodação. Pergunte ao hotel ou ao anfitrião, se for se hospedar na casa de alguém.

Uma dica importante: chegue durante o dia. Chegar tarde da noite em uma cidade desconhecida e já com as ruas desertas pode ser um problema para encontrar transporte. Normalmente, transporte público não funciona depois de certa hora, e o número de táxis rodando também diminui.

5. Reserve a acomodação com boa antecedência

A cidade da prova vai receber muitos estudantes e as acomodações podem se esgotar rapidamente. Não deixe para a última hora! Se já souber o local da prova, procure acomodações no mesmo bairro, para facilitar sua locomoção. O ideal é que você possa ir a pé, sem depender de transporte.

Se optar por hotel ou hostel (albergue), dê preferência aos que aceitam cancelamento gratuito, principalmente se o local da prova ainda não tiver sido divulgado. Reservou e garantiu seu lugar para descansar? Ótimo. Assim, você terá tempo de continuar pesquisando e, se for o caso, trocar a reserva para um lugar mais próximo assim que souber onde fará a prova.

No site Airbnb, você pode alugar um quarto em casas de família e receber boas dicas do anfitrião sobre a cidade. Reservar uma cama em dormitório em um albergue é uma opção mais barata, mas os outros ocupantes do quarto podem ser barulhentos e perturbar seu descanso. Leve tampões de ouvido para dormir tranquilamente.

6. Planeje seu deslocamento para o local da prova

Chegando um dia antes na cidade onde vai fazer vestibular, você poderá visitar o local da prova e testar o transporte público para chegar lá, minimizando o risco de se atrasar e encontrar os portões fechados.

Lembre-se que as provas costumam acontecer nos domingos e há um número menor de ônibus circulando. Uma boa ideia é reunir um grupo de estudantes para dividir o custo de um táxi. Combine na véspera com o motorista e lembre-se de anotar o telefone dele.

Caso não seja possível visitar o lugar da prova com antecedência, faça uma visita “virtual” usando o Google Street View para ter uma visão da rua e do prédio. Assim, será mais fácil reconhecer o local ao chegar para a prova.

7. Prefira alimentação leve na véspera da prova

É melhor não experimentar comidas que você não conhece na véspera da prova. A culinária nordestina, por exemplo, leva ingredientes que seu estômago pode estranhar, como o leite de coco e o azeite de dendê.

Acordar na manhã da prova com diarreia ou indigestão é tudo o que você não quer, certo? Então, faça uma refeição mais leve e deixe para provar os quitutes locais depois que a prova terminar.

8. Leve um lanche e água na mochila

Os fiscais costumam permitir que você leve água mineral, barrinhas de cereal ou chocolate para o local da prova. Informe-se com antecedência.

Caso não seja permitido comer durante a prova, pelo menos, você já terá seu lanche garantido, se não encontrar restaurante ou lanchonetes na região onde estiver. De qualquer forma, você sempre pode conferir no Google os locais do bairro onde poderá se alimentar depois da prova. Serão longas horas dentro da sala e você, certamente, vai estar com fome ao terminar.

9. Durma mais cedo para se levantar mais cedo

Por mais que a cidade tenha uma vida noturna animada, resista à tentação de sair à noite! Você se preparou durante muito tempo para esse momento importante e dedicou todo o seu esforço para ser aprovado. Não vale a pena correr o risco de perder o horário no dia seguinte por ter dormido tarde depois da balada, não é mesmo?

Então, durma cedo e acorde cedo para chegar com antecedência ao local da prova.

Gostou das dicas para quem vai fazer vestibular em outra cidade? Nosso blog oferece muitas informações úteis para estudantes. Aproveite e leia nosso artigo com dicas para fazer seu curso universitário valer a pena!

E, para mais informações sobre o vestibular, clique aqui.