9 dicas para lidar com o stress em época de provas 9 dicas para lidar com o stress em época de provas

9 dicas para lidar com o stress em época de provas

 

Se você é estudante, uma das coisas mais importantes que você precisará aprender ao longo de sua vida acadêmica é lidar com o stress em épocas de provas. A ansiedade, a expectativa, o medo e a insegurança podem acabar se tornando um verdadeiro pesadelo para algumas pessoas, e isso pode ser bastante prejudicial em sua vida de um modo geral e, principalmente, na hora de realizar seus exames.

Há uma série de estratégias que podem auxiliá-lo a melhorar sua concentração e sua qualidade de vida no período de provas, para que você tenha um desempenho excelente sem perder o controle!

Confira 9 dicas que ajudarão você a manter o stress sob controle!

1. Durma bem

Ter um sono de qualidade é essencial para fazer com que mente e corpo trabalhem em seu melhor ritmo. Procure dormir cerca de 8 horas por dia ou descubra quantas horas de sono são necessárias para você. Depois, respeite esse período de descanso.

Desenvolver um “ritual noturno” pode ser interessante: pelo menos uma hora antes de dormir, deixe de lado o celular, o computador e outros aparelhos eletrônicos. Isso ajuda a diminuir a excitação mental e permite que seu corpo perceba que está chegando o momento de repousar.

Na hora em que for dormir, apague todas as luzes e deixe o cômodo o mais escuro possível. Deite-se de forma relaxada e, conscientemente, vá liberando as tensões de seu corpo, desde os dedos do pé até o topo da cabeça. Isso fará com que você se concentre no relaxamento e esvazie a mente, livrando-a das preocupações do dia a dia, inclusive, das tão temidas provas.

2. Experimente meditar

A ciência vem se interessando cada dia mais pelos benefícios que a meditação pode proporcionar quando praticada com regularidade. Meditar aquieta a mente, aumenta a qualidade do sono, aprimora a capacidade de concentração, diminui a ansiedade e melhora as habilidades de tomada de decisão.

E, antes que você imagine o contrário, é uma atividade que pode ser realizada por qualquer pessoa. Basta querer. Vá para um lugar tranquilo, no qual você não será incomodado e sente em uma posição confortável — mas não confortável demais, para não cair no sono.

Feche os olhos e preste atenção na sua respiração. Tente ignorar os estímulos externos e os pensamentos, que vão insistir em surgir, e mantenha a mente focada na respiração. Tente se manter atento no ato de respirar por, pelo menos, um minuto e, conforme for obtendo prática, você aumentará seu tempo de meditação.

Observar a respiração é uma das formas mais simples de meditar e esta prática ajudará você nos períodos de stress, principalmente durante suas provas.

3. Foque na respiração

No entanto, não precisa meditar para ficar atento à sua respiração. A ansiedade e o stress alteram o ritmo da respiração e isso traz tensão ao corpo e à mente.

Durante o dia, acostume-se a prestar atenção à sua respiração e, quando se perceber ofegante, foque no inspirar e no expirar. Respire profundamente e bem lentamente. Assim, seu cérebro se acalma e você retoma o foco.

4. Pratique alguma atividade física

Esportes trazem saúde, bem-estar e aliviam o stress. Encontre alguma atividade física que o agrade e programe em sua agenda algumas horas semanais para praticá-la.

Manter-se ativo produz substâncias que auxiliam na concentração e na qualidade de vida. Com o corpo no seu melhor estado, sua mente tem menos trabalho para se acalmar em momentos de stress.

5. Tenha um hobby

Em épocas de prova, é comum abrir mão de quaisquer outras atividades em prol dos estudos. É importante dedicar grande parte do dia ao seu objetivo, que é se sair bem nas provas.

Porém, conservar a prática de outras atividades traz prazer, alegria e faz a mente aprender a mudar o foco. Estudar é fundamental, mas saber a hora de ocupar a cabeça com outra atividade é essencial para aumentar o rendimento.

6. Alimente-se bem

Uma alimentação saudável fornece os nutrientes dos quais seu corpo precisa para funcionar bem. Isso dá a você uma maior disposição para estudar e para cumprir as tarefas do cotidiano.

Portanto, alimentar-se bem proporciona uma vida mais saudável, auxilia a atingir objetivos e isso, obviamente, ajudará a manter o stress mais distante.

7. Planeje seus estudos com antecedência

Uma das grandes causas do nervosismo no período de provas é a falta de planejamento e de organização na hora de estudar. Estabelecer um cronograma de estudos com metas realistas (e cumpri-lo!) fará com que você seja capaz de avaliar seu progresso, bem como seus pontos fortes e fracos, tornando-se apto a corrigir falhas e correr atrás do prejuízo antes que seja tarde.

Quem define com antecedência o que deverá estudar e quando deverá estudar não deixa nada para a última hora e, assim, evita insegurança e correria nos dias de prova.

Uma dica interessante é ter em mente quantos dias você tem para estudar até o dia da prova, quantos e quais tópicos precisam ser estudados e quantas vezes você pretende repassar toda a matéria.

Essa estratégia vai ajudá-lo a perceber qual deverá ser sua dedicação diária para alcançar seu objetivo. E, é bom reforçar: quanto mais você se organizar, menos sofrerá com o stress.

8. Seja paciente consigo mesmo

Seu grande objetivo é conseguir a aprovação. E, para isso, você vai precisar se dedicar, ter foco e, muitas vezes, terá que abrir mão de momentos de lazer para poder se concentrar nos estudos.

Mas lembre-se: você é humano e não uma máquina. Muitas vezes, o stress surge pois somos excessivamente rigorosos com nós mesmos, e nos esquecemos que descanso, lazer e distração são necessários para manter a saúde e o bem-estar. Uma pausa pode fazer muito bem ao seu desempenho.

Outra coisa: é normal ter dificuldade em algumas matérias e se sentir desanimado e exausto. Nessas horas, foque em suas conquistas e pontos fortes e procure relaxar. Converse com amigos e parentes, e troque experiências com pessoas que estão passando pela mesma fase que você. Além de ajudar a aliviar a tensão, essa atitude vai ajudá-lo a se manter confiante.

9. Mantenha uma postura positiva

Pessoas que mantêm, ao longo da vida, uma postura positiva são mais felizes e se sentem mais realizadas, pois conseguem lidar melhor com as frustrações e com os obstáculos que encontram no cotidiano.

Diariamente, escolha por se manter motivado e confiante. Cerque-se de pessoas que acreditam no seu potencial e acredite em sua capacidade. Quanto mais calmo e relaxado você se sentir, melhor conseguirá estudar e o sucesso será apenas uma questão de tempo.

A pressão é grande, mas aprender a controlar o stress é fundamental para conseguir passar pelo período de provas sem sofrimento. Utilize as dicas acima e pratique o autoconhecimento, pois só você será capaz de descobrir o que funciona bem para acalmá-lo!

Gostou das dicas? Diga para nós: o que você faz para se manter motivado e mais calmo nos períodos de prova? Comente!