9 séries que mostram a vida na faculdade como ela é

A vida universitária é o sonho de muitos jovens. Afinal, quem não gostaria de estudar só matérias que têm a ver com o seu perfil, ir a festas e curtir tardes estudando em ambientes propícios para isso?

No entanto, a vida na faculdade nem sempre é moleza, pois também existem fases estressantes e de muito estudo, que exigem tudo o que o aluno pode oferecer. Por isso, resolvemos listar algumas séries que mostram exatamente como a vida na faculdade pode ser. Vamos lá?

Gilmore Girls

Quase todo mundo que assistiu Gilmore Girls vibrou quando Rory (Alexis Bledel) conseguiu entrar em Harvard e muitos ficaram sem entender quando a garota decidiu ir pra Yale. Mas o público da série foi apresentado à vida real de uma universidade quando ela, que era uma das melhores alunas no colegial, sofreu para conseguir tirar boas notas nas matérias e acompanhar o conteúdo em sala de aula.

Apesar das dificuldades, Rory consegue se formar e realizar seu maior sonho desde o início da série: tornar-se uma jornalista. Além disso, Lorelai (Lauren Graham), mãe da garota, também vive sua experiência de ensino superior quando se forma em Administração na faculdade comunitária.

Scrubs

Quem sonha em cursar Medicina não pode deixar de conferir Scrubs, uma série de 2001 que mostra o dia a dia de residentes em um hospital universitário. Tudo isso com o tempero de um humor dinâmico e irreverente, mostrando como os futuros médicos lidam com o início de carreira.

As reações dos personagens principais com os casos que surgem no hospital, às vezes, completamente absurdos, também são imperdíveis! Mesmo com todo o humor, a série consegue mostrar os desafios de se tornar um novo profissional da saúde, sempre com uma pequena lição de moral em cada episódio.

Gossip Girl

O seriado começa no ensino médio, mas assim como outras séries americanas, os personagens crescem e vão para a faculdade conforme o número de temporadas aumenta.

Na trama, a realidade dos cursos universitários fica evidente logo no início do período do ensino superior, quando Blair (Leighton Meester) não consegue entrar em Yale, sua universidade dos sonhos. Posteriormente, os personagens, especialmente Dan (Penn Badgley), ralam muito para impressionar professores e conseguirem iniciar suas carreiras profissionais.

Felicity

A trama que faz essa série ser considerada uma das melhores da história se passa na ficcional Universidade de Nova York. Ela conta a história de Felicity (Keri Russel), uma caloura que se mudou da Califórnia para a cidade para perseguir sua paixão de ensino médio.

Grande parte da trama se passa no cotidiano estudantil, uma vez que a série começa com a formatura do ensino médio de Felicity. Além das sessões de estudo, há também as confusões da vida e do romance dos jovens estudantes e personagens memoráveis, como a colega de quarto gótica de Felicity.

Veronica Mars

Veronica (Kristen Bell) só chega à faculdade na terceira e última temporada, após se formar no colegial. Na trama, ela e os seus principais colegas do ensino médio vão todos para a mesma universidade, a fictícia Hearst College.

Nos Estados Unidos, isso é praticamente impossível, devido ao sistema de seleção, que é diferente dos vestibulares aplicados no Brasil. Aqui, é possível que várias pessoas de uma turma acabem estudando na mesma universidade, porém, nem sempre isso garante que elas manterão a amizade.

A personagem principal, tanto no colegial quanto na faculdade, se dedica a resolver mistérios envolvendo seus colegas, trabalhando como uma detetive particular — um diferencial para a série.

Community

Nesta série, os personagens principais estudam na faculdade comunitária de Greendale, uma instituição nada convencional. Na série, os cursos são oferecidos por professores diferenciados, com métodos de avaliação pouco comuns.

Além disso, os estudantes se comportam de uma maneira agitada, muitas vezes fazendo batalhas épicas pelo corredor da faculdade e as disputas fervorosas em salas de estudos. Cheia de humor, Community mostra bem como é a interação entre pessoas mais velhas, que decidem entrar em uma faculdade anos após terminarem o colegial.

Glee

Na quarta temporada, após se formarem no ensino médio, os gleeks acabam se separando para seguir o rumo de suas vidas acadêmicas. Rachel Berry (Lea Michele) realiza o sonho de estudar na NYADA, mas vai descobrir a duras penas que, para se destacar na faculdade, precisa de muito mais que apenas uma bela voz.

Quando ela apresenta dificuldade para ir bem nas matérias, sente-se perseguida por alguns professores — um sentimento que pode ser comum para estudantes do ensino superior. Outros personagens, como Quinn (Dianna Agron), também vão para suas universidades dos sonhos enquanto Puck (Mark Salling) e Finn (Cory Monteith) se divertem à beça na universidade comunitária de Lima, Ohio, mostrando diversos tipos de perfis de estudantes que estão na faculdade.

Greek

Em Greek,o calouro Rusty (Jacob Zachar) só quer saber de entrar em uma fraternidade para viver de uma forma bastante divertida. No entanto, ele é um nerd clássico e vai passar por alguns desafios para conseguir equilibrar a responsabilidade dos estudos do programa de Engenharia da Cyprus-Rhodes University com a vida de festas e as novas experiências.

A série mostra com bastante precisão os jovens que não querem sair da universidade nunca para não terem que lidar com a realidade do mundo adulto, especialmente com o papel de Casey (Spencer Grammer). Pergunte a qualquer universitário que você conhece: esse tipo de estudante está presente em todos os cursos.

How to Get Away with Murder

Que estudante de Direito não faria de tudo para estagiar no escritório de advocacia de uma renomada professora? Em How to Get Away with Murder, os escolhidos acharam ter tirado a sorte grande de poderem trabalhar ao lado de Annalise Keating (Viola Davis). No entanto, os estagiários da professora da Middleton University sofrem uma reviravolta quando se envolvem em um escândalo de assassinato com a professora.

É claro que esse tipo de acidente não é comum nas universidades, porém, além do dia a dia das salas de aula, a série retrata como é a competição entre os alunos ambiciosos para começar a carreira em uma empresa de sucesso.

Muitas séries utilizam faculdades e universidades como plano de fundo para suas tramas, mas quase sempre o dia a dia é um pouco dramatizado, para dar mais emoção aos episódios. Se você quer saber como é a vida na faculdade, que tal conhecê-la de perto?

Escolha a carreira que tem mais a ver com a sua personalidade e confira nossas dicas para aproveitar ao máximo seu curso na faculdade!

Imagem: Gilmore Girls, Warner Bros. Fonte:bit.ly/584.ref