A nota do Enem abre portas para mundo.

O Sistema de Seleção Unificada, Sisu, oferta milhares de vagas em dezenas de universidades públicas de todo o Brasil. Certamente, a sua nota no Enem é determinante para conquistar uma dessas vagas. Assim, a chance de estudar de graça em uma universidade pública está diretamente relacionada com uma nota mais alta.

Muita calma nessa hora! Então, a oportunidade pode estar onde menos se espera.

Veja só, para te ajudar na escolha do seu curso e da sua faculdade, com o foco de aumentar as suas chances de aprovação na graduação dos seus sonhos, use as plataformas que facilitam simular a nota de corte por instituição. E, feito isso, se ligue nas possibilidades!

Como usar a nota do Enem no Sisu

Quando o resultado do Enem 2020 (que será realizado agora em janeiro de 2021) sair, entre no site do Sisu, imediatamente, insira sua nota e siga o passo a passo para encontrar sua vaga e aumentar a sua oportunidade de começar sua graduação! Moleza, né?

Antes, vale uma dica de ouro: liste as instituições do seu interesse, a partir da relação da nota de corte. Dede já, observe diferenciais como qualidade do curso, localização do campus, praticidade de acesso, turno das aulas e o tudo mais que for determinante para você. Ah, estes detalhes precisam ser avaliados antes da matrícula!

Vamos no passo a passo?

1. Olhe, tenha certeza que a nota de corte das escolas que escolheumatch com a sua nota.
  2. E, para dar uma dinâmica na sua escolha, faça no mínimo dois grupos de faculdades. Num deles, você inclui as instituições mais desejadas, cujas notas de cortes estão um pouco acima da sua nota no Enem. E, no segundo grupo, as instituições com nota de corte igual ou inferior à sua nota. Quer saber mais?
  3. Na inscrição no Sisu, preencha o cadastro indicando como primeira opção uma das faculdades do grupo um e como segunda opção uma do grupo dois.
  4. Feito isso, é só acompanhar a variação das notas de corte informada pelo portal do Sisu. Assim, você ajusta as suas escolhas para ter sempre uma escola preferida no ranking de primeira opção e outra com alta probabilidade de aprovação na segunda. Viu só? Usando essa estratégia, sua chance multiplica.

BOLSA DO PROUNI

Como sabe, há pessoas que escolhem uma universidade privada porque trabalham e o horário é incompatível com o das escolas públicas. Outras, porém, e pode ser o seu caso, decidem por uma instituição de ensino superior que tenha mais a ver os seus propósitos pessoais. E, se esse último tópico conversa com a sua realidade, você pode se inscrever nos programas de bolsas do Prouni.

Veja só, o Programa Universidade para Todos direciona bolsas aos estudantes de baixa renda que participaram do Enem. Mas, você deve ter feito a última edição do exame para participar do processo de seleção. Mas vai, fique de boas, ainda temos outras opções de ingresso, continue lendo este post, uma delas vai casar com você!

Como usar a nota do Enem no Prouni?

ETAPA 1: no processo regular, você pode participar desde que tenha feito a última edição do Enem e, claro, ter conquistado nota igual ou superior a 450 pontos e pontuado na redação.

ETAPA 2: já no processo seletivo para ocupação de vagas remanescentes, você pode concorrer se for professor ou professora da rede pública e que concorra a bolsas em cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica; ou tenha participado de edição do Enem a partir de 2010 e, nela, ter obtido média total igual ou superior a 450 pontos e pontuado na redação.

FINANCIAMENTO DO FIES

Como usar a nota do Enem no Fies?

Do mesmo modo, o Fundo de Financiamento Estudantil possibilita financiamento do seu curso de graduação com baixos juros. E mais, você só começa a pagar o curso com o diploma em mãos. É uma boa solução, não é mesmo?

Prouni ou Fies pode ser aquele impulso positivo que te tira da pressão.

É fácil, para participar do sistema Prouni ou do Fies, você precisa ter tirado no mínimo 450 pontos na média das provas. E, obviamente, ter pontuado na redação. Além disso, todo estudante necessita comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo 2,5 salários mínimos / pessoa.

O Enem pode complementar a sua nota do vestibular, sabia?

Muitas universidades incluem a sua nota do Enem como parte da pontuação do vestibular tradicional. Contudo, você faz as duas provas, a do Enem e a do vestibular. E, a pontuação final é considerada de acordo o aproveitamento nas 2 provas. Facilita demais!

No UniBH, sua vida universitária é sim sua porta para o mundo.

Se você, por acaso, não conseguir os financiamentos acima, só o Melhor Centro Universitário de Belo Horizonte, pelo MEC, oferece Seguro Educacional e outros financiamentos estudantis. Consulte o nosso site e se realize.

Aqui, você tem acesso à educação de alta qualidade UniBH por meio de Vestibular Tradicional, ou Vestibular Agendado, ou ainda avaliação de Histórico Escolar. E, por condições comerciais com foco no Mérito Enem – sua nota vale aprovação e, em alguns casos, bolsas de estudo.

Enfim, quer garantir sua vaga, agora? Faça contato a Central de Atendimento ao Candidato do UniBH. Pra que deixar para amanhã? Você pode decidir o seu plano de vida e carreira, hoje. E, com certeza, nossas formas de ingresso são a descompressão neste momento tenso que é a tomada decisão.

Estamos de portas abertas para realizar seu sonho.