Como conciliar o namoro e a faculdade?

Semana de provas, seminários, trabalhos, muitas atividades e todo o tipo de compromisso que quem está na faculdade conhece muito bem. Em meio a tantas exigências, muitas pessoas se desdobram para fazer dar certo um relacionamento. Mas será possível conciliar o namoro com a faculdade?

Aprender com ambos os processos pode ser um desafio a qualquer universitário e, pensando nesse dilema, preparamos um texto com valiosas dicas para você. Confira!

Tenha um bom diálogo dentro do relacionamento

A vida de estudante universitário exige muito tempo e dedicação do aluno, e isso pode acabar refletindo negativamente em um namoro se não houver um bom diálogo entre o casal. Isso porque, sem conversa, coisas simples de serem resolvidas podem virar um verdadeiro tormento dentro de um relacionamento.

Não precisa ter uma “DR” toda hora, mas é preciso esclarecer pontos que podem ser mal interpretados pelo outro e ser sincero quanto as suas necessidades e suas obrigações é um bom começo.

Uma boa comunicação faz com que os pensamentos dos parceiros estejam alinhados e isso possibilita que ninguém fique com mágoas ou comece a desenvolver dúvidas sobre a relação e, em alguns casos, acabe com o namoro.

Quando compartilhamos o que sentimos, aproximamos mais as pessoas de nós. Essa empatia certamente vai ajudar a conciliar as exigências da faculdade com o seu namoro.

Seja tolerante e busque formas de contornar as situações difíceis

É normal que sentimentos — como ciúmes e inseguranças — sejam agravados quando o casal está na faculdade ou quando apenas um dos dois está estudando. Nessas horas, ter maturidade e ser tolerante são qualidades muito importantes e devem ser desenvolvidas por ambos durante esse período crítico, para que assim seja possível contornar as situações juntos e da melhor forma possível.

Uma boa dica é encontrar maneiras de mostrar que se importam um com o outro ao longo do dia, mesmo que não estejam juntos, como mandar mensagens românticas nos intervalos das aulas ou fazer uma surpresa depois da faculdade.

Um contato saudável ao longo do dia mantém o casal em harmonia, evitando conflitos causados pela ausência que o tempo na faculdade exige e sendo uma ótima forma de conciliar o seu namoro com os estudos.

Organize um cronograma que contemple o lazer e os estudos

Em um dia com apenas 24 horas com tantos compromissos a serem cumpridos, ter organização é essencial para garantir que sobre tempo para todos eles.

Como são muitas as exigências de um curso universitário, é importante não deixar que as tarefas e as atividades do seu curso se acumulem, dividindo-as ao longo dos dias da semana para facilitar a realização de todas com qualidade.

Com o tempo restante, é possível fazer certos combinados com o seu parceiro, propondo atividades que permitam aproveitar melhor os momentos a dois.  

Essa filosofia serve para ambos, pois, em alguns casos, o casal frequenta faculdades diferentes com agendas totalmente desconexas, e conseguir visualizar com tranquilidade o que cada um tem pela frente em suas obrigações ajuda muito no momento de planejar o lazer.

Experimentem montar um cronograma de estudos juntos, pois, ao compartilharem essa tarefa, certamente ficará mais fácil saber onde cada um pode ceder ou não, para que assim os momentos reservados ao namoro sejam cada vez mais frequentes.

Saiba separar o momento do namoro das obrigações

Levando em consideração que tanto o namoro quanto a faculdade são coisas importantes na vida de uma pessoa, saber manter um equilíbrio entre as duas é o ideal para conseguir o sucesso em ambas.

Por isso, nada de matar aulas para ficar com o parceiro ou deixar as tarefas de lado para ir ao cinema com a namorada. Foque nos estudos nas horas em que estiver na faculdade ou no tempo destinado para ela.

Por outro lado, se você é daquelas pessoas que colocam a vida acadêmica em primeiro plano, cuidado! É importante fazer o seu melhor para ser um excelente aluno e posteriormente se encaixar sem dificuldade no mercado de trabalho. Mas preencher todo o seu tempo livre com estudo pode ser a ruína do seu namoro e da sua vida pessoal.

Se as tarefas da faculdade forem muitas, vocês devem aprender a utilizar algum tempo juntos para se ajudar. Dessa forma, existe a possibilidade de compartilharem uma experiência que agrega valor ao relacionamento, aumentando o vínculo do casal e acabando com as obrigações mais rapidamente para fazerem o que quiserem. Se frequentarem a mesma faculdade, ou até a mesma sala, tirem proveito da proximidade para estudarem juntinhos.

Sabendo que na faculdade você deve fixar sua mente nos estudos, e no tempo livre deve se focar em seu parceiro, certamente não haverá problemas no seu relacionamento e nem em suas notas.

Aproxime seu parceiro da sua vida acadêmica

Uma ótima forma de conciliar o namoro e a faculdade é criar um interesse do seu parceiro pelo curso ou pela área que você está estudando. Compartilhe um pouco das experiências e coisas bacanas que está aprendendo, mostre como algumas especificidades da sua área funcionam. Ao entender melhor o que tanto você faz dentro da faculdade, talvez não sobre espaço para que sentimentos de intolerância ou desinteresse apareçam dentro do relacionamento.

Leve o seu namorado ou sua namorada para conhecer o local onde você estuda, as dependências e os seus amigos. Assim ele ou ela vai perceber que o que você faz é importante e merece respeito, além de conseguir entender melhor algo que você conte após um dia de aula sem ficar “boiando”.

E caso os dois estejam estudando, essa troca de experiências se tornará muito mais fácil, pois ambos conhecem o funcionamento do sistema universitário e se sentirão mais à vontade em topar esse tipo de iniciativa.

Com essas valiosas dicas, esperamos que você seja capaz de conciliar o seu namoro na faculdade sem maiores dificuldades. Tendo um diálogo sincero, aberto para o entendimento das necessidades de ambos dentro do relacionamento e respeitando os momentos das infindáveis horas de estudo que vêm pela frente, certamente você estará no caminho certo para enfrentar essa situação.

Com tudo acertado por uma boa conversa, o relacionamento certamente estará pronto para passar por qualquer provação, inclusive a falta de tempo que uma faculdade pode ocasionar durante os longos anos de curso superior. Namoro na faculdade é complicado, mas é perfeitamente possível!

Se gostou do texto, confira também nosso guia de sobrevivência do calouro: como se dar bem no primeiro dia de aula da faculdade?