Como conciliar trabalho e estudo para o vestibular?

Estudar para o vestibular e trabalhar ao mesmo tempo é um desafio para boa parte dos aspirantes a universitário. E, para vencê-lo e conquistar a tão sonhada vaga em um curso superior, é preciso ser organizado, ter muita dedicação e contar com a ajuda de alguns segredos — como criar um plano de estudos e não deixar a matéria acumular.

Quer conhecer outras táticas? Então veja algumas dicas que vão te ajudar a conciliar trabalho e estudo para o vestibular:

Organize a sua semana

O primeiro passo para conseguir conciliar trabalho e estudo para o vestibular é organizar a sua semana para dar conta de todas as tarefas que tem que cumprir. Use uma agenda online ou de papel e estipule horários para o estudo e para o trabalho. Seja realista e preveja quantas horas você pode dedicar por dia para aprender ou rever as matérias que vão cair nas provas.

Crie um plano de estudos

Além de organizar os seus horários durante a semana, é importante se certificar de que nenhum conteúdo deixará de ser estudado ao longo do ano. Para isso, é essencial preparar um plano de estudos. Divida seu plano por disciplinas que, por sua vez, devem ser divididas de acordo com os conteúdos cobrados na prova.

Reserve um tempo maior para as matérias que têm mais dificuldade e não deixe de prever, também, a revisão de conteúdos.

Tenha cuidado com as distrações

Quem tem que conciliar trabalho e estudo para o vestibular não tem tempo a perder, e cada minuto do dia é valioso. Por isso, para render o máximo possível e otimizar o seu tempo, evite a todo custo distrações, como redes sociais, jogos e aplicativos de mensagem instantânea.

Nas horas reservadas para o estudo, feche todas as janelas do seu navegador que não tenham nada a ver com a matéria que está estudando e desabilite as notificações do celular. Sua concentração deve ser total!

Não deixe a matéria acumular

Um ponto importante para ter sucesso nos estudos para o vestibular mesmo trabalhando é não deixar a matéria acumular. Isso pode ser um desafio, já que, dependendo do emprego que você tem, há semanas que exigem mais do profissional.

Nos períodos conturbados, considere reservar algumas horas do fim de semana para estudar e, assim, não atrasar o seu cronograma de estudos. É um sacrifício que vai valer a pena lá na frente.

Aproveite os intervalos durante o dia para estudar

A rotina de quem trabalha e estuda para o vestibular é corrida. Mesmo assim, sempre há aqueles períodos do dia perfeitos para dar uma lida na matéria e revisar algum ponto que passou batido.

Otimize ao máximo o seu tempo estudando durante o deslocamento para casa e para o trabalho e, até mesmo, os horários reservados para o almoço e lanche durante o expediente. Para poder aproveitar os minutos ociosos, ande sempre com seu material de estudo.

Use a tecnologia a seu favor

Está difícil encontrar tempo livre para estudar? Use a tecnologia a seu favor. Em vez de ler livros e apostilas, experimente escutar podcasts ou assistir a vídeos sobre determinada matéria.

Você pode consumir esse conteúdo enquanto estiver no ônibus, indo para o trabalho, por exemplo. Tenha sempre textos no seu celular e aproveite para estudar quando estiver na fila do banco ou em um congestionamento.

Faça simulados e provas antigas

Fazer simulados e resolver provas antigas de vestibular é essencial na sua preparação para os exames. Além de ser uma forma de testar os seus conhecimentos, refazer essas questões pode ser uma opção para os fins de semana, quando você está mais relaxado, sem a pressão do dia a dia de trabalho.

Aposte em grupos de estudo

Um dos grandes desafios enfrentados por quem trabalha e se prepara para o vestibular é vencer o cansaço e ter motivação para não deixar de estudar o conteúdo necessário.

Nesse sentido, fazer parte de um grupo de estudos pode ser uma boa alternativa. Estudar com outras pessoas é um estímulo para estar sempre aprendendo. Além disso, os colegas podem ajudar a tirar dúvidas sobre determinadas matérias e, se for o caso, passar para você algum conteúdo que eventualmente tenha perdido por conta do seu trabalho.

Reserve um tempo para o lazer

Nem só de trabalho e estudo vive o ser humano. Para se sair bem na sua preparação para as provas de vestibular, é importante prever na sua agenda um tempo para o lazer.

Reserve algumas horinhas por semana para se dedicar à família, aos amigos ou até mesmo para não fazer nada. Esses momentos de ócio são essenciais para recarregar as energias e conseguir dar o seu melhor no trabalho e nos estudos.

Com organização e dedicação, conciliar trabalho e estudo para o vestibular é possível. Não é preciso parar de trabalhar para fazer faculdade nem para ingressar em uma.

Para ter sucesso nesta empreitada, é importante criar um planejamento semanal e segui-lo à risca, prevendo momentos para estudo, trabalho e, também, para o lazer. Com a rotina corrida, é fundamental otimizar o seu tempo e eliminar toda e qualquer distração enquanto estiver estudando. Deixe as redes sociais para depois.

Mesmo com o dia a dia corrido, para ter sucesso e conseguir passar no vestibular, é fundamental não deixar o conteúdo acumular e estar sempre treinando para as provas, refazendo questões antigas e simulados. Dedicação é a alma do negócio!

Tenha em mente que o é importante não desanimar, acreditar no seu potencial e ter a certeza de que, lá na frente, todo o seu esforço será recompensado.

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de baixar o e-book “Guia do estudante-trabalhador: aprenda a conciliar trabalho e estudos para ingressar na faculdade”. E confira as oportunidades do UniBH!