Como hobbies podem ajudar a conquistar uma oportunidade de emprego? Como hobbies podem ajudar a conquistar uma oportunidade de emprego?

Como hobbies podem ajudar a conquistar uma oportunidade de emprego?

Sabe aquela atividade que você faz por puro prazer, para se distrair e aliviar o estresse, sem receber pagamento algum por ela? Esse é seu hobby! E, quando o assunto é conquistar uma oportunidade de emprego, na hora da entrevista, muita gente se preocupa apenas em falar detalhadamente sobre suas experiências acadêmicas e profissionais, mas se esquece de dar a devida atenção aos próprios hobbies.

As coisas que você gosta de fazer refletem com bastante clareza que tipo de pessoa você é, quais são seus interesses e, ainda, podem se mostrar decisivos quando o assunto é conseguir a tão desejada colocação profissional.

Confira abaixo 5 coisas que os hobbies podem fazer por você e por sua carreira e que vão te motivar a dar mais importância ao que você faz em suas horas livres!

Hobbies podem indicar um caminho profissional a seguir

Se você busca uma colocação profissional e não sabe qual caminho seguir, ou se já está empregado mas se sente insatisfeito com seu cargo atual e deseja uma oportunidade de trabalho em outra área, prestar atenção aos seus próprios hobbies pode ajudá-lo a perceber qual a melhor escolha a ser tomada.

O hobby é aquela atividade que você faz por prazer e amor, sem receber nenhum tipo de pagamento por isso. Agora, imagine se você pudesse ser remunerado para fazer aquilo que ama?

Nem todos os hobbies têm potencial para se tornarem sua fonte de renda, mas é possível sim transformar seu hobby em profissão. Uma pessoa que tem como hobby escrever em um blog, por exemplo, pode arriscar investir na carreira de escritor.

Reflita bastante sobre suas áreas de interesse, pesquise se seu hobby é entendido como algo rentável e lucrativo no mercado e mãos à obra!

Hobbies dão pistas sobre quem você é

Seus hobbies fornecem informações valiosas a respeito do tipo de pessoa que você é. Analisando o hobby de uma pessoa, é possível descobrir se ela é competitiva, se prefere trabalhar em equipe ou se sai melhor trabalhando de forma individual, se é criativa, dentre outras características.

Uma pessoa que apresenta o trabalho voluntário como seu hobby, por exemplo, pode ser interpretada como alguém que tem generosidade de sobra e também bastante empatia. Já quem relata ter como hobby correr de kart pode ser interpretado como uma pessoa de garra e bastante competitiva.

Hobbies ampliam sua visão de mundo

Desenvolver um hobby possibilita enxergar o mundo a partir de outra perspectiva e permite ingressar em um universo completamente novo. Por exemplo, quem começa a se interessar por pintura em tela e passa a executar essa atividade como um hobby, inicia uma jornada de descobertas pelo mundo da arte. Passa a construir conhecimentos novos, à medida que começa a se interessar por pincéis, tintas, telas, tendências artísticas, pintores famosos e suas técnicas.

Enfim, seja qual for a atividade, ela envolve um mundo novo de saberes, que estão prontos para serem descobertos e que ampliarão significativamente sua visão de mundo. Assim, aprendizados construídos na área do seu hobby poderão se comunicar com seus outros saberes prévios em diversas outras áreas, e isso ajudará você na resolução de problemas e estimulará sua criatividade.

Hobbies melhoram seu desempenho profissional

Ter um hobby significa que você não é um workaholic e que tem uma válvula de escape para os momentos de estresse. Praticar com certa regularidade uma ou mais atividades de lazer pode ajudar você a aliviar a tensão.

Além disso, algumas delas contribuem para o desenvolvimento de sua criatividade e sociabilidade, e isso pode refletir direta ou indiretamente em seu desempenho profissional. O hobby permite que você desvie seus pensamentos dos problemas e foque sua atenção em algo que lhe é agradável e que lhe dá prazer. Isso diminuiu o estresse e faz com que você tenha melhor produtividade ao longo de sua jornada de trabalho.

Hobbies indicam se seu perfil está alinhado com os valores de determinada empresa

É pela análise de um hobby que o entrevistador poderá coletar indícios que o candidato está alinhado com os valores e com a cultura da empresa. Uma pessoa que relata hobbies mais relacionados a pessoas individualistas provavelmente não irá se adaptar muito bem a uma empresa cujo principal valor seja o bem comum e o forte trabalho em equipe.

Mas como apresentar meus hobbies ao entrevistador?

Este é um assunto delicado. A maioria dos especialistas recomenda não incluir no currículo informação alguma sobre seus hobbies, a menos que isso seja uma exigência expressa da empresa para a qual você está se candidatando.

O ideal é, quando o dia da entrevista chegar, esperar que o entrevistador dê a deixa para que você comece a falar sobre seus hobbies. É muito importante fugir dos clichês. Quando questionadas sobre isso, as pessoas geralmente dão as mesmas respostas: sair com os amigos, ir ao cinema ou teatro, ler e ver filmes.

No entanto, é preciso ser sincero nessa hora. Nada de inventar determinados hobbies apenas para impressionar o entrevistador, pois, mais cedo ou mais tarde, você poderá cair em contradição, e isso pode significar a perda da oportunidade de emprego.

Aproveite para explorar seus pontos fortes e detalhar o que está por trás de cada um de seus hobbies, esclarecendo por que, como e quando você os pratica. Se você é do tipo de pessoa que tem inúmeros hobbies, escolha com sabedoria apenas alguns deles — de preferência, os que permitem ao entrevistador desvendar traços importantes de sua personalidade.

Como você conferiu acima, hobbies, por muitos motivos, podem ajudar você a se tornar uma pessoa melhor e a conquistar uma excelente oportunidade de emprego. Se você ainda não tem um hobby para chamar de seu, investigue quais são seus interesses e comece hoje mesmo a praticar nas horas vagas alguma atividade que lhe dê prazer, sem esperar receber remuneração por ela. Isso pode ter muita importância em seu futuro e tornará você uma pessoa mais calma, feliz e realizada.

E você, quais são seus hobbies? Como você acredita que hobbies podem ajudar você a conquistar uma boa oportunidade de emprego? Compartilhe conosco suas impressões, deixando um comentário pra gente!

E aproveite para conhecer algumas dicas de como encontrar um emprego na sua área e começar a carreira. Clique aqui!