Como quebrar o gelo e começar uma vida em comunidade no campus universitário? Como quebrar o gelo e começar uma vida em comunidade no campus universitário?

Como quebrar o gelo e começar uma vida em comunidade no campus universitário?

Sair do ambiente escolar para entrar na universidade é uma grande mudança na vida de qualquer pessoa e, às vezes, a adaptação a esse novo contexto pode ser difícil. Um dos principais desafios é fazer amigos e se enturmar com os colegas com quem irá conviver com você durante os próximos anos.

Superar essa dificuldade inicial, com certeza, vale a pena: além de fazer amigos que irão te acompanhar pelo resto da vida, as pessoas que você conhece durante o curso de graduação podem se tornar importantes contatos profissionais no futuro.

Para te ajudar a iniciar sua vida social no campus universitário, preparamos essa lista com algumas dicas importantes que irão te ajudar a quebrar o gelo e a fazer novos amigos. Confira!

Fale com seus colegas de turma

Apesar de ser um conselho extremamente simples, esse é o mais valioso — afinal, uma amizade sempre começa com uma conversa. Supere a timidez inicial e puxe um assunto com as pessoas ao seu redor na sala de aula.

Fazer perguntas é uma boa estratégia: todos ali estão entrando em um ambiente novo e estão cheios de dúvidas. Então, você pode aproveitar disso para iniciar um diálogo — ao mesmo tempo em que descobre quem são os professores mais legais e onde fica a lanchonete.

Se não conseguir pensar em nenhuma pergunta, fazer comentários sobre a própria faculdade também funciona. Resumindo, o assunto não é o mais importante: o essencial é quebrar o gelo e dar início a uma conversa.

Participe dos eventos

É durante as confraternizações da faculdade que você terá as maiores chances de conhecer a galera e fazer novas amizades. Se você ainda não conhece ninguém da sua turma, pode parecer estranho ir a esse tipo de evento sozinho.

Contudo, o esforço vale a pena, já que, nesses eventos, você irá encontrar pessoas que estão na mesma situação que você e estão tentando fazer novas amizades. Se você realmente não quiser arriscar ir sozinho e terminar deslocado na confraternização, dá até para aplicar a dica anterior: você pode se aproximar dos colegas de turma perguntando se eles pretendem comparecer a aquele evento e se vocês podem ir juntos.

Seja receptivo

Outra dica importante é ser receptivo. Nossa reação natural ao entrar em um ambiente onde não conhecemos ninguém é se isolar num canto, andar rapidamente pelos corredores ou recorrer ao celular para bater papo com nossos amigos. Na faculdade, isso não irá te ajudar a conhecer gente nova.

Por isso, tente parecer disponível e facilite a vinda de pessoas até você para iniciar uma conversa. Pequenos atos como cumprimentar ou sorrir para seus colegas e oferecer ajuda com algum trabalho podem lhe ajudar bastante a iniciar uma conversa, e, quem sabe no futuro, uma grande amizade.

Estude em áreas comuns

A grande maioria dos campi universitários possui uma área de estudos comum, como uma biblioteca ou, até mesmo, uma sala reservada para essa atividade.

Frequentar esses locais pode ajudá-lo a conhecer novas pessoas e até novos companheiros de estudo. Ainda que a privacidade não seja a mesma que você tem ao estudar em casa, pode valer a pena abrir mão disso pelo menos no início do curso.

Invista em atividades extracurriculares

Apesar de a maioria das amizades ter início na sala de aula, os grupos de atividades extracurriculares podem ser de grande ajuda para conhecer novas pessoas no campus universitário.

Se você pratica algum esporte, entrar para a equipe da faculdade é uma ótima opção para se enturmar. Em um time, além de todos terem o interesse comum pelo esporte, as pessoas também se unem em torno do objetivo de fazer o grupo evoluir e isso acaba unindo bastante os seus integrantes. Mesmo que você não curta esportes, ainda há a opção de procurar associações de outras atividades, como música, teatro ou grupos de estudo.

Não fuja do trote

Os trotes universitários podem parecer assustadores no início, mas é durante as brincadeiras que você faz um primeiro contato em um ambiente mais descontraído com seus colegas de turma e com seus veteranos.

Por isso, nada de ter vergonha! Compareça aos trotes e participe das brincadeiras, levando tudo numa boa. Assim, todos se divertem juntos e criam laços desde os primeiros momentos da faculdade.

É claro que isso não quer dizer que você precisa aceitar qualquer tipo de situação: se você não se sentir confortável com alguma das atividades propostas, o melhor a fazer é explicar seus motivos para os colegas e não forçar a barra.

Faça proveito das redes sociais

Usar as redes sociais para conhecer novas pessoas no campus universitário é uma vantagem que não existia antigamente. Principalmente, para os calouros mais tímidos, ela é uma ótima forma de iniciar — ou manter — o contato com seus colegas, além de ficar por dentro dos eventos da turma.

Em muitos casos, antes mesmo de o período começar, os aprovados no vestibular criam grupos no Facebook para conhecer seus futuros colegas de turma e você pode aproveitar essa oportunidade para não chegar no primeiro dia de aula sem conhecer ninguém.

Depois dos primeiros contatos na universidade, você também pode adicionar seus novos colegas nas redes sociais para manter a proximidade.

Seja você mesmo

A dica mais importante é: seja você mesmo. Aquele pensamento de “e se ninguém gostar de mim?” é bastante comum ao entrar em um ambiente novo, mas não adianta nada mudar toda a sua personalidade para se adaptar aos outros e se enturmar.

Por isso, não se preocupe com o que as pessoas irão achar de você e apenas aja naturalmente. Essa é a melhor maneira de se aproximar de pessoas com uma personalidade parecida com a sua e que compartilham dos mesmos interesses.

Seguindo essas dicas, vai ser bastante fácil fazer novas amizades no campus universitário. O mais importante é deixar a timidez de lado e fazer um esforço para interagir com seus colegas, seja indo a festas, se juntando a um time esportivo ou, até mesmo, pelas redes sociais. Fazendo amigos, encarar os longos anos do curso de graduação fica bem mais fácil!

Se você quer ficar por dentro das notícias sobre a faculdade, assine nossa newsletter!