Como se preparar para uma entrevista de estágio? 9 dicas para se dar muito bem! Como se preparar para uma entrevista de estágio? 9 dicas para se dar muito bem!

Como se preparar para uma entrevista de estágio? 9 dicas para se dar muito bem!

Durante a graduação, os estudantes buscam por estágios, seja para suprir a exigência dada pela faculdade ou para obter experiência profissional antes de se formar e, assim, estar mais envolvido na área na qual está se profissionalizando.

Várias empresas proporcionam oportunidades para investir nesses estudantes, tanto é que, em algumas, a vaga costuma ser bastante concorrida e o candidato deve passar por diversas etapas para ser selecionado. São processos que incluem testes, conversas e dinâmicas — tudo para encontrar quem se encaixa melhor no perfil exigido.

Em alguns casos, as etapas são mais simples e objetivas, mas é muito comum que os candidatos tenham que participar de entrevistas. E a palavra “entrevista” por si só pode gerar nervosismo e ansiedade, trazendo muitos questionamentos à cabeça: o que tenho que dizer? Será que vou me adequar ao perfil? O que vão me perguntar?

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para você se sair bem, que são válidas não só para estudantes que querem um estágio, mas para quem deseja conquistar aquele emprego tão cobiçado.

Confira abaixo!

1. Conheça a empresa

Antes de mandar seu currículo, busque informações sobre a empresa na qual deseja trabalhar. Durante a entrevista, poderá ser questionado sobre o porquê de você querer trabalhar lá. Então, se você conhece a organização, o método de trabalho e a importância dela no setor que a envolve, poderá favorecer a sua performance na entrevista.

Além disso, ter conhecimento sobre a empresa em questão é essencial para você ter a certeza de que quer trabalhar por lá.

2. Saiba falar sobre sua trajetória

Durante a entrevista, é necessário demonstrar que você sabe articular bem as ideias e conseguir expô-las de forma clara e objetiva. Tenha o currículo atualizado para evitar imprevistos e, ao ser questionado sobre algum item, fale naturalmente com tranquilidade. Não é necessário usar um “vocabulário mais complexo”, mas também tenha cuidado para não ser informal demais.

As questões que podem ser feitas envolvem suas experiências de trabalho anteriores, sua rotina e os motivos pelos quais se interessou pela empresa, como por exemplo: “por que você deveria ser contratado?”, “o que gosta de fazer no final de semana?”, “o que esperava quando escolheu seu curso de graduação?”.

Se puder pensar em algumas respostas antes mesmo da entrevista, é provável que você se sinta mais seguro nas suas falas e seja mais objetivo nas suas colocações. Caso não tenha nenhuma experiência profissional, fale sobre suas experiências pessoais, sobre o que já passou, como trabalhos e atividades em grupo, intercâmbios, projetos que organizou. Aproveite, também, para dizer como você pretende ajudar a empresa se fizer parte da equipe.

3. Vista-se de forma adequada

A primeira impressão é tudo. Se você chega de forma desleixada ou vestido para uma atividade de lazer, poderá deixar os entrevistadores receosos. Procure saber como as pessoas que trabalham por lá se vestem, mas, caso não obtenha essa informação, o ideal é sempre ir mais formal.

Por exemplo, se é um ambiente onde as pessoas trabalham de forma mais relaxada, em que é permitido o uso de bermudas e camiseta, vá de jeans, camisa e tênis. É um meio termo que demonstrará respeito.

No entanto, evite decotes, roupas chamativas, excesso de maquiagem e de perfume.

4. Mantenha a postura

Preste atenção ao se sentar na sala ta entrevista para não parecer desmotivado ou distraído demais e lembre-se de falar pausadamente, mas sendo firme e objetivo em suas respostas.

Seja educado e não se esqueça de chegar com antecedência — um atraso pode eliminar suas chances de conquistar uma vaga de estágio ou de emprego. Aproveite o tempo antes da entrevista para analisar o local e para se concentrar.

5. Seja verdadeiro

Nem pense em mentir uma coisinha ali ou aumentar outra aqui. Os recrutadores são pessoas especialistas no que fazem e sabem identificar quando o candidato está mentindo ou cometendo deslizes.

Mesmo que esteja sob pressão, com nervosismo e ansiedade à flor da pele, apenas seja você, da forma mais correta e objetiva possível. Não tente trapacear, pois isso pode te prejudicar cedo ou tarde.

6. Deixe seus objetivos claros

Tenha definidas as suas intenções com o estágio: como ele poderá contribuir com suas ideias, com suas habilidades profissionais que deseja desenvolver e como aproveitará o que está aprendendo durante seu curso. E, quando for questionado em relação a esses pontos, deixe isso claro ao entrevistador.

Outra estratégia interessante é perguntar. Isso demonstra que você pesquisou sobre a empresa e sobre a vaga em questão. Só tenha cuidado para não fazer perguntas óbvias ou que pode obter a resposta pela internet, por exemplo.

7. Preste atenção no comportamento

Tome cuidado com os seus gestos desde o momento em que entrar na empresa, pois a maneira como você trata as pessoas ao redor pode influenciar negativamente ou positivamente em uma entrevista.

Saiba entender o clima organizacional assim que colocar os pés dentro da empresa. Se for um ambiente descontraído, você pode ser também. Se for um lugar mais sisudo, é melhor se adaptar a este clima.

8. Seja coerente nas suas redes sociais

Por mais que você tente proteger sua privacidade, pode ter certeza que o recrutador já deu uma analisada em algum perfil seu para saber o que você anda postando ou fazendo.

Por isso, não adianta falar uma coisa e demonstrar o oposto na internet. Lembre-se: eles são especialistas e sabem quando você mente. Portanto, pense bem no que vai postar para não se contradizer depois.

9. Fique atento ao português

O principal item para não ser desclassificado é falar corretamente. Usar gírias, palavrões, mesmo em ambientes informais de entrevista, pode ser considerado um erro grave pelos recrutadores.

Tome cuidado com o que diz e pense muito bem antes de falar para não cometer deslizes com nossa língua ou com o tom da entrevista.

Essas foram algumas dicas para você ter sucesso na sua entrevista de estágio. Mas é importante lembrar que, mesmo não sendo escolhido para uma vaga em questão, você pode ser chamado para outra se mandar bem nessa etapa. Muitas empresas costumam manter um banco de currículos para futuras oportunidades.

Por esse motivo, quanto mais você se preparar, maiores serão suas chances de se dar bem durante uma entrevista e de conquistar aquela vaga que tanto desejava.

Quer ler mais motivos para investir na sua carreira? Então, confira também nosso post sobre como aprender um novo idioma para alavancar sua carreira clicando aqui.