Engenharia Civil x Arquitetura: entenda as principais diferenças!

Quem sempre curtiu casas e prédios e pensa em seguir carreira projetando e construindo imóveis, pontes ou até mesmo viadutos, provavelmente já se pegou na dúvida entre cursar Engenharia Civil ou Arquitetura.

Apesar de serem semelhantes em muitos aspectos, as carreiras de engenheiro civil e de arquiteto são distintas em vários outros, e cada profissional tem atribuições exclusivas de sua profissão.

Para desatar esse nó que ainda confunde muita gente e te ajudar a se decidir de vez, criamos este post. Aqui, você vai ver quais são as principais semelhanças e diferenças entre esses 2 cursos. Confira:

Por que existe uma confusão relacionada aos 2 cursos?

O fato de a Engenharia Civil e a Arquitetura terem atribuições profissionais semelhantes — principalmente quando se trata do ramo da construção civil — faz com que muita gente veja essas 2 carreiras como sendo “mais do mesmo”. Mas não é bem assim.

Apesar de ambos os profissionais formados nessas áreas estarem aptos a projetarem e a construírem edificações, cada carreira é mais focada em aspectos específicos e distintos entre si.

Geralmente essas 2 profissões caminham juntas, especialmente em projetos de grande porte, nos quais cada profissional fica responsável pelo planejamento de questões ligadas à área em que é formado.

Já em projetos menores, é possível contratar apenas com um arquiteto ou com um engenheiro civil, visto que as pessoas formadas nessas áreas têm noções de ambas as profissões.

Além disso, até 2011, o conselho que regulamentava ambas as profissões era o mesmo: o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea). Isso contribuía ainda mais para a ideia de ambas as profissões são idênticas.

Com a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) em 2010, com diretrizes e normas específicas para a regulamentação da profissão de arquiteto e urbanista, a tendência é que, com o tempo, consiga-se uma separação mais clara entre Engenharia Civil x Arquitetura.

Quais são as principais diferenças entre Engenharia Civil x Arquitetura?

A Arquitetura

Os arquitetos, apesar de dominarem questões exatas e matemáticas imprescindíveis para o exercício da profissão, têm uma formação mais humanista, voltada para as artes, para a cultura e para a sustentabilidade (um dos principais objetivos do curso de Arquitetura é formar profissionais que tenham consciência das relações entre a natureza e o espaço urbano).

Além disso, o arquiteto deve ser capaz de projetar de acordo com as vontades dos clientes, isto é, ele deve ter a habilidade de traduzir os desejos de quem o contratou para um projeto. A criatividade é o carro-chefe da profissão e característica essencial para quem deseja ser um bom arquiteto.

O profissional é responsável pela parte estética e paisagística dos ambientes, sempre visando proporcionar harmonia às construções. Questões técnicas ligadas ao conforto, à iluminação é à ventilação também estão entre as suas atribuições.

Durante a graduação, são obrigatórias disciplinas como:

  • História da Arte;

  • Paisagismo;

  • Projeto de Interiores;

  • Sustentabilidade;

  • Urbanismo.

A Engenharia Civil

Os engenheiros civis, por sua vez, são formados para serem capazes de buscar soluções técnicas para a implantação do projeto elaborado pelo arquiteto. Durante a graduação, os estudantes contam com uma formação mais sólida na área de Exatas, principalmente na Física e na Matemática. Por isso, após a formatura, os profissionais estão aptos a realizarem os cálculos necessários para dar segurança à parte estrutural das edificações.

Levando em consideração fatores externos — como geologia do terreno, tipo de solo, ventos e regime de chuvas —, o engenheiro civil é capaz de, por exemplo:

  • calcular o tamanho e o número de colunas e de vigas necessárias para suportar uma edificação;

  • distribuir cargas;

  • e escolher o melhor tipo de material para ser empregado naquele projeto.

Esse profissional também é capaz de realizar o planejamento das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias.

A construção civil

É importante ressaltar que a área da construção civil é o campo no qual essas duas profissões estão mais próximas. Entretanto, há atribuições para cada uma dessas carreiras que só cabem ao profissional formado em uma delas realizar.

Somente os arquitetos são autorizados a exercer trabalhos de restauração de patrimônio histórico, por exemplo. Além disso, projetos paisagísticos e urbanísticos — como o planejamento de praças e de parques —, design de interiores e de comunicação visual são realizados por arquitetos, exclusivamente.

Por outro lado, somente engenheiros civis recebem formação que os permite projetar e construir pontes, viadutos, túneis e estradas e a realizar obras voltadas a tubulações e saneamento básico.

Quais são as diferenças na graduação e no mercado de trabalho?

Os cursos de graduação de Engenharia Civil e de Arquitetura possuem bases curriculares bastante distintas.

O curso de Engenharia Civil possui, em média, 5 anos de duração e está focado, basicamente, em disciplinas voltadas para a área de Exatas — com muito Cálculo, Matemática e Física — e também para a Hidráulica, a Elétrica e a Resistência de Materiais.

O curso de Arquitetura, por sua vez, apesar de possuir a mesma duração, envereda por questões mais subjetivas e artísticas, com uma base curricular que mescla bastante Ciências Exatas e Humanas.

Com a grande expansão da construção civil no Brasil nos últimos anos, o mercado de trabalho está muito aquecido para ambas as profissões. Seja para trabalhar em construtoras e grandes projetos ou para elaborar projetos menores, ambos os profissionais são rapidamente absorvidos pelo mercado após concluírem a graduação.

Ambas as profissões possuem piso salarial, determinado por lei, em 6 salários-mínimos por 6 horas diárias de trabalho. Porém, o salário médio de um arquiteto formado em uma empresa de médio porte costuma ser um pouco mais alto do que o piso da categoria, em torno de R$ 6,6 mil. Para os engenheiros civis, o salário médio é mais generoso: R$ 9 mil, em média.

Este texto te ajudou a esclarecer as principais diferenças entre Engenharia Civil x Arquitetura? Qual carreira você pretende escolher? Conte para a gente no campo de comentários!

Aproveite para conhecer as oportunidades oferecidas pelo UniBH: há vagas tanto para quem pretende estudar Arquitetura e Urbanismo quanto para quem deseja se formar em Engenharia Civil!