Mente positiva e focada na preparação para o vestibular

Crise de ansiedade, nervosismo, irritabilidade. A princípio, essas são só algumas das sensações que o momento de isolamento social potencializou. E, os profissionais da psicologia e os da saúde em geral já evidenciaram que isso é uma consequência esperada diante de um cenário de pandemia.

Calma nessa hora!

Apesar dessa avalanche de emoções, é preciso rever também nossos hábitos e procurar manter o dia a dia mais organizado, com um volume de atividades que garantam a nossa saúde física, mental e social. E isso inclui sua dedicação e foco na preparação para o vestibular.

 

Confira as dicas para a sua jornada de estudos ser mais leve e produtiva:

 

  • Crie uma rotina: seu cérebro gosta de trabalhar de forma organizada, ainda mais que precisa de maior aproveitamento, inclusive de tempo, para conseguir estudar todo o conteúdo do edital.

 

  • Foque na preparação do vestibular, mas mantenha um espacinho para o lazer e descanso.

 

  • Cuide da qualidade do seu sono e da sua alimentação. Nesta fase, eles vão muito além de uma necessidade fisiológica. São combustíveis essenciais, e você vai precisar de muita energia nessas últimas voltas.

 

  • Mantenha os pensamentos positivos. Antes de mais nada, coloque uma musiquinha suave de fundo para estudar. E, se for ver algo fora do conteúdo na internet ou na TV, escolha uma programação que te acalma e relaxa. Aliás, evite tudo que possa gerar ansiedade.

 

  • Faça um plano de estudos e seja persistente. Mas, aceite os seus limites e peça ajuda se notar que está difícil avançar só. Vale demais montar grupos virtuais de estudos.

 

  • Faça atividades físicas sem aglomeração. Ah, inclusive, fazer alongamento na pausa para o descanso, entre uma matéria e outra, aumenta o seu conforto e colabora com a sua saúde.

 

  • Mantenha e reforce o seu contato com familiares, amigos e colegas. Ah, mesmo à distância uma chamada de vídeo e um bom papo vão lhe ajudar esquecer um pouco o isolamento.

 

  • Fez tudo isso e precisa de mais? Tente meditação, exercícios de respiração ou outros métodos. Por fim, tá proibido se desmotivar, combinado?

 

Lembre-se do principal: seu esforço, sua determinação e seu desejo lhe trouxeram até aqui.

 

Desde já, vá em busca de aulões divertidos na internet, simulados que ajudam na sua familiarização com os conteúdos cobrados nos exames e lembre-se de treinar a redação. Ela é quase sempre determinante na maioria das aprovações.

Seja seu melhor amigo!

E, oh! Use a ansiedade apenas para te alertar dos riscos, canalize possíveis sentimentos de raiva em força para correr atrás dos seus sonhos, use o momento do “fique em casa” e estude mais. Sair da zona de conforto e mergulhar em um mar de oportunidade não é fácil, mas vale a pena.

 

Repense! Tudo isso fez de você uma pessoa muito mais forte, humana e preparada para grandes desafios. Nem vai ser um vestibular que vai te assustar, né?

 

Respire fundo, oxigene o cérebro.

Suavidade traz saúde para o corpo e para a mente.

Pode acreditar! Seja otimista e tenha determinação.