O que temos pra hoje? Detalhes das matérias que caem no Enem

Bora ver qual é a deste role?

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, não deixa de ser também um tipo de vestibular. E, é através dele você pode conseguir uma das concorridas vagas às universidades públicas e privadas do Brasil. Mas, claro que ele tem as suas particularidades, vamos listar abaixo para você ficar por dentro. Combinado?

 

O Enem tem 180 questões, que são separadas em 4 grandes áreas do conhecimento, com 45 questões cada:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

Ciências Humanas e suas Tecnologias;

Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

Matemática e suas Tecnologias;

01 Redação.

 

Mas, relaxa, as 180 questões são aplicadas em 2 dias de provas.

No 1º dia, você vai testar seus conhecimentos nas áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias e ainda a elaboração da Redação.

 

Já para o 2º dia ficam as seguintes áreas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Ora, as disciplinas cobradas são: Matemática, Língua Portuguesa, Literatura, Física, Química, Biologia, História do Brasil, História Geral, Filosofia e Sociologia, Geografia, Educação Física e Artes e Redação.

 

CONTEÚDOS POR DISCIPLINA DO EXAME DE JANEIRO/2021

 1 – Matemática: Regra de três, porcentagem, razões e proporções, leitura e interpretação de gráficos, medidas para dados simples e prismas.

2 – Língua Portuguesa: Norma culta e coloquial, funções de linguagem e gramática, semântica, morfologia, sintaxe, compreensão e interpretação de texto, gêneros textuais, linguística.

3 – Literatura: Figuras de linguagem, movimentos literários: barroco, quinhentismo, modernismo, naturalismo e realismo, obras literárias: principalmente clássicos brasileiros, literatura contemporânea, poesias concretas.

4 – Física: Ondas, eletricidade, hidrostática, óptica, calorimetria, usinas / instalações residenciais, mecânica, acústica.

5 – Química: pH e pOH, unidades de concentração, radioatividade, estequiometria, cadeias carbônicas, soluções, eletroquímica, oxidações.

6 – Biologia: Genética e mutações, citologia, ecologia e sustentabilidade, problemas ambientais, imunização, evolução, ciclos de carbono, nitrogênio e água.

7 – História do Brasil: Período de escravidão e período colonial, república, regime militar, era Vargas e era populista.

8 – História Geral: Revolução industrial, período de idade média e moderna, primeira e segunda guerra mundial, nazismo/holocausto e fascismo, guerra fria, liberalismo.

9 – Filosofia e Sociologia: Iluminismo, globalização e suas consequências, existencialismo, movimentos sociais, marxismo, contratualismo, cultura de massa, relações de trabalho, pensadores da Grécia antiga.

10 – Geografia: Migrações, agricultura brasileira, impactos no meio ambiente, geopolítica mundial, desenvolvimento humano e social, planos e blocos econômicos.

11 – Educação Física e Artes: Grafite, esportes, artes marciais, música, obras artísticas, renascimento, cubismo, movimentos artísticos e culturais.

E, por fim:

12 – Redação: Interpretação textual e os principais assuntos polêmicos da atualidade veiculados na internet, rádio, televisão e mídia impressa.

Ah, depois de muitas incertezas, as datas do exame foram definidas.

Logicamente que não é tarefa fácil fazer um concurso do porte do Enem em plena pandemia de Covid. Este processo é o segundo maior exame do mundo, sabia? Ficando atrás só do Gaokao, um famoso vestibular chinês, onde participam mais de 10 milhões de pessoas. Então, devido ao cenário em que estamos vivendo, a próxima edição do Enem vai ter novidades. A maior delas é a modalidade digital da prova: o Enem Digital.

 

Você precisa ficar atendo a programação do ENEM, anota aí:

Tradicional: 14 e 17 de janeiro de 2021;

Digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021;

Reaplicação do exame: 15 e 24 de fevereiro de 2021;

Resultados: 29 de março de 2021.

 

Enem Presencial ou Digital?

Enfim, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2020, que será realizado em janeiro de 2021, já foram encerradas. E, mesmo assim, há estudantes que estão com dúvidas sobre o modo da realização do exame. Afinal, será a primeira vez na história que a prova vai poder ser realizada, também, por vias digitais. Ou seja, há critérios que definem a modalidade de aplicação da prova.

 

Certamente, se não ocorrer grandes mudanças nos planos, devido a pandemia, o exame vai acontecer das duas formas. Fique de olho para saber qual é a sua. Ah, aproveite para ler um pouco sobre os cursos de graduação.

 

E oh, tá fora de cogitação navegar, navegar e desconectar na praia. Combinado?

 

Reveja no seu cartão de inscrição: modalidade, local, data e horário das provas.

Claramente, sua presença, seja no digital ou no presencial, é a sua porta para o mundo. Assim como aqui no UniBH.

 

#VemproUniBH, acesso ao melhor projeto pedagógico e ao mundo do trabalho, desde o primeiro dia de aula.

 

Até breve!