Por que escolher um curso de Humanas? Por que escolher um curso de Humanas?

Por que escolher um curso de Humanas?

Se você gosta de debates, se interessa pelo ponto de vista de outras pessoas e perde a noção do tempo entre as páginas de um livro, um curso de Humanas pode ser a opção perfeita para você!

Essa área do conhecimento estuda o ser humano e a sociedade, olhando para o passado e para o presente e pensando no futuro. Os estudantes do campo de Humanas são capazes de analisar criticamente fenômenos sociais, políticos e econômicos e até mesmo as relações interpessoais em uma família.

A seguir, vamos falar mais sobre essa área. Confira: 

O que se aprende em um curso de Humanas

O conhecimento das Ciências Humanas é o resultado do conjunto de pensamentos de vários estudiosos. Diferentemente das Exatas e das Biológicas, a subjetividade está impregnada nessa área.

Os professores planejam as aulas para abordar as teorias mais importantes, e é claro que a escolha dos materiais a serem trabalhados depende do contexto atual. Se o conjunto de antropólogos brasileiros, por exemplo, entende que a proposta de determinado autor se tornou ultrapassada, os textos do estudioso podem ser retirados do programa.

As decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), instância máxima da justiça brasileira, são outros exemplos que podem ajudar a compreender a evolução das teorias da área de Humanas.

Os alunos de Direito estudam as leis do país, dos estados e dos municípios. Quando surgem dúvidas ou discordâncias em relação à interpretação da Constituição Federal, não são professores quem decidem o que está correto — a palavra final é do STF.

Então, se por muito tempo, juízes, advogados e demais profissionais e estudantes do Direito compreendiam uma lei de uma forma, eles devem mudar suas perspectivas de acordo com a decisão do STF.

Viu como as formas de compreender e conceituar a sociedade evoluem? A formação do curso de Humanas está em constante movimento. Não é uma questão de afinidade com um ou outro autor, mas de compreensão social e coletiva do que é estudado.

As vantagens dos cursos de Humanas

Como você pode perceber, os cursos de Humanas exigem muita reflexão, conexão de ideias de autores e observação dos fenômenos da sociedade. Apesar de demandar grande esforço intelectual, o retorno não tem preço.

Depois de tanto matutar e discutir conceitos, o estudante de Humanas acaba se tornando mais consciente porque consegue analisar criticamente as situações que o afetam. Quando você conhece os seus direitos e os seus deveres, consegue exercer melhor a sua cidadania, fazer escolhas mais assertivas e participar de debates com bons argumentos.

As aulas de um curso de Humanas têm a capacidade de expandir o pensamento dos alunos, dando embasamentos para as suas ideias. Assim, fica muito mais fácil entender e discutir política, cultura, educação, economia e qualquer outro assunto que envolva a vida em sociedade.

Além disso, o conhecimento é a chave de intervenção na sociedade, uma vez que só é possível alterar aquilo que conhecemos. Se você sonha em mudar o mundo à sua volta, as disciplinas de Humanas vão te dar ideias, conhecimento e até oportunidades para desenvolver o seu projeto.

A relação com a Matemática

O aluno de um curso de Humanas passa praticamente todo o tempo da faculdade lendo. Com exceção de algumas graduações — como Administração e Ciências Econômicas, que envolvem disciplinas exatas —, as complexas operações matemáticas viram história na rotina do universitário.

O mercado de trabalho

Diferentemente do que se acredita, os cursos de Humanas estão totalmente ligados ao mercado de trabalho. As análises são, de fato, parte importante da graduação, mas os alunos também colocam a mão na massa. Administração, Design e Publicidade e Propaganda, por exemplo, são alternativas totalmente voltadas para a venda de produtos e de serviços.

Algumas das possibilidades

História

O historiador pode atuar em museus e arquivos históricos, empresas e ONGs que trabalhem com patrimônio histórico e cultural. O profissional também pode conduzir o seu próprio negócio prestando consultoria, requisitada por produtores cinematográficos, de teatro e escritores literários. A licenciatura permite ainda que o profissional ministre aulas em escolas públicas e privadas.

Pedagogia

O estudante aprende sobre métodos de ensino para crianças e jovens. A arte de ensinar é tratada desde os seus primórdios, e os alunos têm a oportunidade de conhecer novas metologias educativas. O profissional pode trabalhar tanto na parte administrativa ou coordenativa de escolas quanto no setor público, atuando no âmbito das políticas educacionais.

Publicidade e Propaganda

O publicitário é responsável por criar estratégias de comunicação para promover os produtos ou os serviços e fortalecer a imagem das empresas. O profissional estuda o mercado, os consumidores e a concorrência para desenvolver campanhas publicitárias. Eles podem trabalhar em grandes empresas, agências de publicidade ou no setor público. As redes sociais e a criação digital são as principais ferramentas de um publicitário atualmente.

Relações Internacionais

O aluno aprende sobre as relações entre as nações, que podem ser políticas, comerciais, militares, sociais, entre outras. O mundo é o objeto de estudo de quem escolhe essa graduação, e as possibilidades para a atuação vão desde embaixadas e ministérios até grandes empresas e organizações sem fins lucrativos.

Serviço Social

A graduação prepara o aluno para trabalhar com a integração dos indivíduos na sociedade. O assistente social pensa em estratégias, políticas públicas e planos de ação para reduzir desigualdades sociais, ofertando mais qualidade de vida para os aqueles que necessitam. O assistente social pode atuar em empresas, ONGs, escolas e hospitais, mas é o setor público que mais absorve esse profissional.

Viu quantas possibilidades existem nos cursos de Humanas? Se você se enxerga estudando a sociedade e relação entre as pessoas, não perca tempo e escolha a graduação que mais combina com você.

Para conhecer melhor sobre as opções de carreiras, baixe o e-book “Guia do vestibulando: Humanas, Exatas ou Biológicas — Como escolher a melhor profissão para você?”. Confira também as opções de graduação do UniBH!