Precisa de uma mãozinha pra financiar a facul? Inscreva-se no Fies. Precisa de uma mãozinha pra financiar a facul? Inscreva-se no Fies.

Precisa de uma mãozinha pra financiar a facul? Inscreva-se no Fies.

Muita gente pensa que se não tiver grana não pode fazer um curso superior. Isso não é verdade. Seu sonho de estudar no UniBH pode estar ainda mais perto de se tornar real. Uma boa pedida é o Fies. Mas, se liga: as inscrições são de 7 a 14 de fevereiro.

Você sabe o que é o Fies?
Fies, Fundo de Financiamento Estudantil, é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo facilitar o acesso ao ensino superior em instituições privadas para pessoas com menor poder aquisitivo. Funciona assim: o governo assume as suas mensalidades – ou parte delas – e depois que você se formar, começa a quitar a sua dívida com a União. Após avaliar uma série de fatores, o governo decide o percentual de financiamento que irá lhe fornecer, que pode variar entre 10 e 100%.

O Fies usa a nota do Enem?
Sim. Para se inscrever no Fies, você tem que ter prestado do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio. E mais: a sua nota tem que ser de, no mínimo 450 e você não pode ter zerado a redação. E tem critério socioeconômico também, viu? Dica de ouro: se você tiver feito Enem em anos anteriores, você pode entrar com a sua melhor nota nas edições entre 2010 e 2018.

Como funciona a questão da renda?
Para financiamento sem juros, você vai precisar comprovar uma renda familiar per capita de até três salários mínimos, já no financiamento com juros, a renda familiar a ser comprovada é de até cinco salários mínimos por pessoa.

Já ouviu falar que o Fies tem modalidades?
Pois é. Desde o ano passado o governo adotou o Novo Fies. Ele é composto de três modalidades. Uma vez incluído em uma delas, você não pode migrar para outra modalidade, tá bom?

Modalidade I: na Modalidade I, seu financiamento é totalmente sem juros. Mas como já falamos, a renda per capita familiar deve ser de no máximo três salários mínimos por mês por pessoa. Nesse tipo de modalidade, quando você for começar a quitar, o limite da sua renda será respeitado.

Modalidade II: a Modalidade II é direcionada para quem tem renda mensal familiar per capita de até cinco salários mínimos. E detalhe: ela é voltada para moradores das regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste, entendeu?

Modalidade III: essa é a modalidade que abrange todas as regiões do país. Vale lembrar que nesse caso a renda mensal familiar deve ser de no máximo cinco salários mínimos, ok?

Como você pode ver, o Fies pode realmente ser uma boa pedida para você conseguir fazer o seu curso superior sonhos com uma super ajuda para conseguir financiar seus estudos. Mas oh! Você precisa ficar atento ao prazo de inscrição: é somente de 7 a 14 fevereiro. Se você quiser saber mais sobre fiador, documentação necessária e todas as infos sobre o Fies, olha que notícia boa: preparamos uma página especialmente sobre esse tema. É só clicar aqui.



Inscreva-se