Preciso cursar fotografia para ser um bom fotógrafo? Preciso cursar fotografia para ser um bom fotógrafo?

Preciso cursar fotografia para ser um bom fotógrafo?

Sempre sonhou em se tornar um fotógrafo, mas não tem ideia de por onde começar? Cursar fotografia pode ser o primeiro passo para te colocar em sintonia com as demandas do ofício, além de ser o auxílio essencial para te ensinar o bê-á-bá da profissão.

Ingressar em curso superior na área não é obrigatório para todo mundo que quer sair clicando por aí, mas, se você pretende se tornar um profissional, investir em estudos é uma alternativa interessante.

Com as facilidades da fotografia digital, por vezes, acabamos nos esquecendo que não é todo mundo que sabe tirar fotos. Técnicas de composição, de iluminação e de exposição ainda são conhecimentos necessários mesmo na época do autoajuste. Nada preenche satisfatoriamente o lugar de um fotógrafo capacitado.

Tem dúvidas sobre como o curso de fotografia pode alavancar seus estudos e definir seu sucesso? Veja o que você poderá aprender em um curso especializado e confira se esse não é o empurrão que faltava pra sua carreira decolar.

Compreensão do processo de captura de imagem

Em um curso de fotografia, você será introduzido ao surgimento dessa atividade e como suas técnicas foram desenvolvidas. Ou seja, não é necessário que você tenha conhecimentos avançados em como operar uma câmera; esse tipo de conhecimento prévio pode te colocar na frente, mas seus professores vão querer que você entenda um pouco mais que isso.

Antes de ensinar a utilizar qualquer equipamento, seu curso vai explicar como uma imagem era capturada nos tempos analógicos. Essa compreensão é essencial para poder absorver conceitos mais complexos que serão introduzidos posteriormente.

Esteja preparado para entender como uma câmera funciona nos mínimos detalhes. Dependendo da complexidade do seu curso, você pode aprender até pequenos reparos, para que não fique em apuros quando for utilziar seu material de trabalho.

Entendimento de composição e de layout

Durante seu período de estudos, será possível aprender técnicas de composição de fotografia que vão facilitar a sua vida no futuro. Os ângulos adequados e as lentes corretas para capturar cada tipo de imagem também serão ensinados, dando ao fotógrafo as competências técnicas necessárias para criar fotos de impacto.

Ali o aluno vai aprender a criar imagens dramáticas, alegres e a perceber a forma e composição das coisas de maneira diferenciada. Durante um curso de fotografia, o futuro profissional poderá aprender um pouco mais de psicologia e da percepção da forma, a área da comunicação responsável por entender como compreendemos o mundo visual. Os ângulos certos, a incidência de luz: tudo isso vai influenciar no resultado da sua foto.

Construção de repertório visual

Cursar fotografia não será o bastante pra garantir que a sua carreira vai dar certo. Para isso, esforço individual e repertório visual são muito importantes. Um bom profissional de comunicação precisa estar sempre de olho no mercado.

Chamamos de repertório visual tudo aquilo que já vimos, tendo percebido ou não. Essas imagens constroem uma biblioteca na sua mente, com pré-definições que vão te ajudar na sua criação.

Imagine: se toda vez que você começasse um projeto, você tivesse de o fazer do zero? Tudo ficaria muito mais difícil. Partimos de referências e coisas que conhecemos como funcionais para desenvolver as ideias inovadoras. Por isso, uma grande bagagem cultural vai fazer a diferença na hora de construir um bom portfólio.

Se você quer trabalhar com fotografia, começar esse trabalho sozinho pode ser difícil. Ter a ajuda de profissionais que conhecem o mercado, a história da profissão e seus expoentes vai te ajudar a não ficar correndo atrás de referências que podem ser inúteis.

Se compor um arcabouço fotorgáfico é fundamental, montá-lo com imagens de qualidade influencia diretamente no seu futuro trabalho. Por isso, procure um curso que foca tanto na teoria, quanto na prática.

Oportunidades profissionais

Um bom curso de fotografia será a diferença na hora de encontrar colocação profissional. Sozinho ele não faz um bom fotógrafo, no entanto, estudar algo relacionado à área será um diferencial se o seu futuro cliente estiver em dúvida entre você e alguém com experiência similar.

Além disso, seu curso vai te dar vivência no mercado fotográfico, o que será seu empurrão inicial. Está esperando o quê para escolher um curso de fotografia? Esta formação ainda é um ótimo lugar para fazer networking, conhecer profissionais da área e encontrar oportunidades para começar a explorar o mercado.

Servindo também como diferencial, os conhecimentos adquiridos na faculdade vão te ajudar quando precisar comprovar conhecimentos técnicos sobre aquilo que faz.

Habilidade e experimentação

O curso superior vai fazer a diferença também na hora de botar em prática todos esses conhecimentos. Seu curso vai te ensinar a melhor maneira de capturar certos tipos de imagens e te passar as regras que devem ser utilizadas ao longo da sua prática profissional.

Os exercícios e os trabalhos possibilitarão uma experimentação bem diferente da que você vai encontrar no mercado. Ali, a liberdade de criação é muito maior do que quando tem um cliente real, com expectativas reais.

Aproveite que vai cursar fotografia para tentar, experimentar, errar e acertar ainda durante seu curso. Assim, você já sai de lá com um portfólio sólido.

Valor do seu trabalho

Fazer um curso de fotografia vai te dar a possibilidade de cobrar melhor por seu trabalho. Qualificação profissional e experiência comprovada são dois quesitos que todo contratador olha antes de contratar alguém.

Se você vai ingressar nesse mundo, é preciso compreender que vender seu peixe é quase tão importante quanto pescá-lo. Deixar de lado os estudos no longo prazo é ruim também economicamente.

Quem oferece um trabalho profissional pode cobrar como profissional. Por isso, antes de postergar os estudos, avalie que tipo de fotógrafo você quer se tornar. O diploma, enquanto não é obrigatório, é um diferencial interessante, que vai inspirar a confiança de clientes e de parceiros.

Muitos profissionais talentosos nunca tiveram nenhum treinamento formal e você não deve ver isso como um impeditivo. Mas, pra fazer a diferença e garantir que a sua trajetória vai ser um sucesso, procure pensar na fotografia como uma opção de carreira.

Assim como você deveria estudar pra se tornar publicitário, uma formação teórica e prática em fotografia são itens importantes para quem quer ser levado a sério.

Consegue entender agora como cursar fotografia será fundamental para o seu sucesso? Aliado à prática, o estudo da técnica vai te levar a entregar um trabalho incrível e a realizar seu sonho de viver de fotografar!

Quer entrar nessa e virar um fotógrafo em tempo integral? Conta pra gente nos comentários o que, na sua opinião, não pode faltar para esse profissional.