Saiba se um curso de Exatas pode ser a melhor opção para você Saiba se um curso de Exatas pode ser a melhor opção para você

Saiba se um curso de Exatas pode ser a melhor opção para você

A hora de escolher o que prestar no vestibular pode ser um desafio para muitos estudantes. É claro que sempre existem aqueles que sonham com uma profissão desde criança, mas, em geral, há dúvidas se é possível seguir aquela carreira pelo resto da vida. Existem pessoas que não conseguem decidir nem mesmo qual é a melhor área para estudar. O que fazer nesses casos? A resposta é uma só: pesquisar muito.

Por isso, veja nossas dicas para saber se você deve fazer um curso de Exatas.

Os cursos de Exatas

Os cursos de Exatas têm como base a Matemática, a Química e a Física. No entanto, quem optar por essa área não precisa necessariamente estudar essas três ciências, já que elas possuem diversas combinações entre si que especializam o profissional para atuar em áreas diferentes, como a Robótica ou Física Teórica, por exemplo.

Um dos lados positivos da escolha desses cursos é que eles são bastante tradicionais e têm utilidade reconhecida por quase todas as pessoas. Afinal, sem a tecnologia gerada por essas ciências, o mundo não contaria com invenções de primeira importância, como a eletricidade.

O perfil do aluno de Exatas

O primeiro pré-requisito para se aventurar em um curso de Exatas é gostar dessas ciências, mesmo que você também seja bom em outras. Afinal, elas serão suas ferramentas básicas durante toda a vida, e o mínimo que você precisa é ter prazer em lidar com elas. Se você gostar, mas, mesmo assim não tiver só notas excelentes, não se preocupe: com estudo e dedicação na faculdade, você se tornará um profissional de ponta.

Outro fator importante do perfil de alunos desses cursos é que eles são muito curiosos. Em geral, eles não se satisfazem em saber que um rádio toca música: é preciso entender como a melodia vem da antena até o rádio e como o aparelho funciona.

É claro que nem todos os estudantes de Exatas são iguais e gostam das mesmas coisas, mas esse perfil ajuda muito a se adaptar melhor às exigências do curso e da carreira. Por isso, adorar descobrir como o mundo funciona e quebrar a cabeça para resolver problemas certamente fazem parte do dia a dia de um profissional dessa área.

Essa é a melhor opção para mim?

Decidir o curso que vai prestar na faculdade sempre causa certas dúvidas, mas existem formas de deixar essa escolha um pouco mais confortável. Para isso, é preciso um pouco de autoconhecimento, e, se possível, contato com o dia a dia das carreiras.

Quando você tem vontade de fazer um curso de Exatas, pode procurar pessoas que já tenham feito e perguntar como foi o período na universidade, as dificuldades que ela teve e qual é o foco daquela carreira.

Além disso, veja a grade horária do curso e confira a ementa das matérias. Você se interessa em aprender aquilo? Consegue entender a utilidade daquele conhecimento? Quanto mais você gostar do que está lá, mais você vai aprovar seu curso na faculdade.

Eu tenho perfil?

Antes do período de escolha de um curso para fazer universidade, não temos muitos momentos na vida que nos fazem questionar quem somos e o que gostamos. Por isso é tão difícil saber o que nós realmente gostamos de fazer na escola. Até porque isso pode ser influenciado por muitos fatores, como um professor legal e uma matéria mais fácil.

Para ter certeza que você se encaixa no curso de Exatas, você pode perguntar a pessoas próximas quais cursos elas acham que combinam com você ou fazer uma boa análise do seu histórico escolar: onde estão as melhores notas? Quais aulas você prefere? Você tem essas respostas dentro de você, e pensar no assunto pode garantir uma escolha de curso muito mais acertada.

Quais são as técnicas de visualização?

Uma forma muito bacana de pensar se você curte alguns cursos é se visualizar trabalhando naquela área. Pense como seria a rotina, quais seriam as suas funções, como fazer uma trajetória profissional que te faça chegar até o cargo desejado. Se essa imagem mental te causar empolgação, você pode estar no caminho certo não é mesmo?

Como selecionar as opções viáveis?

Como as ciências Exatas são muito antigas, você vai perceber nos manuais para vestibular que existem muitas, mas muitas opções de curso nessa área de conhecimento. Muitas vezes, as diferenças entre eles são poucas, o que causa a maior confusão em quem precisa escolher um curso para prestar vestibular.

No entanto, isso também é um benefício, por que ajuda a testar formas diferentes de passar na faculdade. Afinal, se existem 2 opções parecidas, você pode analisar a concorrência de ambas e ver qual se encaixa melhor nos seus resultados, não é mesmo? Pensar assim, de maneira lógica, prática e facilitadora é uma característica dos profissionais de Exatas!

O mercado de trabalho

Atualmente, no Brasil, escolher um curso de Exatas é uma excelente forma de começar uma boa carreira. Apesar de já haver um grande número de profissionais da área em atuação, essas carreiras são exigidas em quase todos os setores da economia, fazendo com que a demanda esteja sempre alta.

Por isso, é bem comum encontrar engenheiros trabalhando com finanças, por exemplo: como a busca por pessoas que dominam as ciências Exatas é grande, os setores que pagam melhor “roubam” profissionais das outras áreas, tornando mais fácil conseguir um emprego bem remunerado.

As principais opções de curso

Além dos cursos de licenciatura em Matemática, Química e Física, que formam professores da área, o aluno tem uma infinidade de cursos de Exatas para escolher. Os mais comuns são as engenharias, que têm várias divisões e setores diferentes que se encaixam ao perfil de diversos alunos — como a civil para construir prédios; mecânica, para atuar com máquinas e carros; e produção, que pode coordenar o trabalho de uma fábrica toda, por exemplo.

Não podemos esquecer também dos diversos cursos com foco em informática, como Sistema de Informação e Ciência da Computação, que também fazem parte das ciências Exatas e são importantíssimos para o cenário atual do mercado de trabalho.

Se você quiser saber mais sobre como escolher um curso, baixe o e-book “Guia do vestibulando: Humanas, Exatas ou Biológicas — Como escolher a melhor profissão para você?”! E veja os cursos do processo seletivo do UniBH!