Seis profissões em alta para atendimento remoto

Impulsionadas pela necessidade de isolamento social, carreiras que permitem atendimento em domicílio ou no formato remoto ganham destaque   

A necessidade de isolamento social exigida pelo novo coronavírus mudou nossa interface com o mundo, principalmente os cuidados com a saúde física e mental. Nesse contexto, profissões antes exercidas em consultórios, clínicas e hospitais ganharam mais visibilidade e foram adaptadas para atender clientes e pacientes remotamente ou em suas casas, no chamado home care. 

O uso da tecnologia nessas áreas já era tendência antes da pandemia, e permite uma alternativa para que os pacientes e clientes não fiquem desassistidos.

Para atuar nessas profissões é preciso ser um profissional de Saúde, devidamente capacitado em um curso técnico ou de nível superior, e ter flexibilidade para lidar com recursos tecnológicos. Também é necessária a regulamentação da prática nos respectivos Conselhos Regionais e Federais. 

Confira a seguir 6 profissões em alta e que permitem atendimento domiciliar ou a distância:

Fonoaudiologia

O Conselho da profissão autorizou o uso do telemonitoramento e da teleconsulta enquanto durar a crise ocasionada pelo coronavírus, respeitando-se os decretos estaduais e municipais que disciplinam o distanciamento social. Desde então, os atendimentos estão sendo feitos on-line, com os profissionais diagnosticando, ministrando orientações e exercícios a distância.

Medicina

No caso da telemedicina, o Conselho Federal vem permitindo o exercício do atendimento home-office, durante a pandemia, somente nos modelos de teleorientação (os médicos fazem a orientação e o encaminhamento de pacientes que necessitam de assistência); telemonitoramento (supervisão e o acompanhamento de pacientes cujo tratamento já está em andamento) e teleinterconsulta (onde os médicos trocam informação em conjunto, com ou sem a presença do paciente, para decidir um diagnóstico ou tratamento). 

Fisioterapia 

Outro setor que regulamentou o atendimento home-office em decorrência da Covid-19 foi a Fisioterapia. Neste caso, os fisioterapeutas conseguem repassar orientações aos pacientes também por mensagens, como vídeos com séries de exercícios, atividades funcionais para fazer em casa e recomendações para alívio de dores musculares e tensionais.

Psicologia 

Mesmo antes da pandemia, esses profissionais podiam atender on-line, desde que fizessem o devido cadastro no Conselho Federal de Psicologia. Os horários flexíveis e a redução do tempo de deslocamento foram os maiores diferenciais, refletindo até no aumento do número de clientes atendidos. Além disso, a situação atual, como o distanciamento social, o medo da contaminação pelo vírus, e todos os efeitos colaterais provocados por ela, como ansiedade, insônia, entre outros, também ajudaram a aumentar a demanda para os psicólogos. 

Nutrição

Profissionais de nutrição, alguns em parceria com clínicas ou academias de ginástica, realizam consultas por videochamada e passam as recomendações de acordo com o objetivo do cliente. Neste período, casos de distúrbios alimentares também podem ser mais comuns, como reflexo da pandemia. 

Educação Física 

Em tempos de isolamento social, muita gente está mantendo (ou tentando manter …) sua rotina de exercícios em casa. Com isso, profissionais de Educação Física podem atuar como personal trainers, dando orientações personalizadas, ou divulgando aulas em vídeo.

Como funciona

O atendimento remoto normalmente acontece por WhatsApp, GoogleMeet, Skype ou chamadas de vídeo. Um celular com acesso à internet é o aparato básico para profissionais e pacientes poderem interagir de forma remota. Quanto aos softwares necessários, é dever do profissional utilizar ferramentas confiáveis para proteger os dados de identificação dele e do paciente, geralmente sigilosos. 

No caso do home care, o profissional deve disponibilizar os equipamentos necessários para o atendimento como maca, balança, fita métrica, e tudo mais que pode ser transportado para atender ao paciente em sua própria casa.