Chega ao fim a 24º edição do Minas Trend

Por Fernanda Cris Gomes e Vinicius Souza – CACAU

Depois de cinco dias intensos de programação, a 24º edição do Minas Trend chegou ao fim. A feira que há 12 anos reúne fabricantes, lojistas e apaixonados por moda de Minas e do Brasil, se configura hoje como um dos principais eventos de pré-lançamento, que antecipa tendências e modifica o calendário da moda brasileira.

Esta foi à primeira edição aberta ao público e não faltaram atrações. Além dos já tradicionais desfiles e exposições de moda, o evento contou com espaços para massagem, stands de maquiagem, feira gastronômica, shows de artistas reconhecidos, como Jota Quest e Zélia Duncan, e o lançamento do curso de graduação e pós graduação em Moda do UniBH – Centro Universitário de Belo Horizonte.

O Minas Trend surgiu para estimular a indústria da moda mineira. Por isso uma de suas principais atrações é o salão de negócios, onde as marcas apresentam suas novidades e tendências para a próxima estação. “Esta é a nossa décima edição, o Minas Trend é uma feira de referência para nós. A gente fazia muitas feiras em São Paulo e trouxemos uma vez para Minas. Os resultados acabaram sendo excelentes e desde então não saímos mais daqui”, confessa César Ferreira, estilista da marca paulistana de bijouterias de luxo, Korpusnu. Ele também revela que o Minas Trend foi de grande importância para a evolução e o crescimento da marca, que teve que se adaptar às exigências dos novos clientes.

Simone, diretora executiva da marca Lorraci, que é voltada para a fabricação de sapatos, bolsas e carteiras, conta que participa da feira desde a sua primeira edição em novembro de 2007. Ela revela que no início eram só quase roupas e que o evento acontecia em um hotel e depois passou para pavilhões, antes de ter o Expominas como palco. Simone confessa que anda com o Minas Trend aonde ele for. “O Minas Trend é um lançador de moda. Minas é um lançador de moda. Aqui nós fazemos o

lançamento de nossas coleções, e depois a gente complementa expondo em São Paulo”, declara.

Declaração essa, que também é feita por Rodrigo Lomeu, estilista da Romaria, que participou pela primeira vez do Minas Trend, com sua marca de roupas sob encomenda, Romaria Essential. Ele afirma que o Minas Trend hoje é a maior feira de negócios de moda que tem no Brasil. “Nada no Brasil se compara ao Minas Trend, obviamente porque nós somos mineiros. Estar aqui, dá um status para a marca também”, completa em tom alegre.

Neusa Faria, proprietária da marca de roupas de festa que leva o seu nome, já expõem suas peças no Minas trend há seis anos. Ela conta que de tanto ouvir de outras pessoas, sobre a qualidade da feira e as vendas que elas faziam nela, resolveu vir também expor suas peças. “E nós não nos arrependemos. Hoje, 50% das nossas vendas estão aqui, no Minas Trend”, revela. Ela completa dizendo que a cada ano nota um crescimento, uma abertura maior para novos clientes.

Já Julia Mascarenhas, uma das donas da empresa familiar mineira, Fabril Mascarenhas, reconhecida pela fabricação de chitas, está expondo pela primeira vez no Minas Trend. “Agente viu como uma iniciativa diferente, um modelo de exposição que a gente ainda não tinha usado ainda para trabalhar a marca”, admite. Apesar de ainda não saber exatamente quais serão os frutos que essa nova parceria trará para a sua marca, Julia está bastante esperançosa. “Eu acho que a gente plantou algumas sementinhas, de possíveis clientes e parceiros para o futuro”, celebra.

A 24ª edição do Minas Trend, aconteceu entre os dias 9 e 12 de abril de 2019, com o tema “Em dias de sol”, que celebra a diversidade cultural, a democracia da moda e o otimismo perante a tempos difíceis que necessitam de um olhar de esperança para o futuro. Diversas marcas reconhecidas apresentaram as suas tendências para a primavera/verão 2020.

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