Curso de Direito do UniBH recebe o desembargador Guilherme Nucci

Aula magna discutiu o Sistema Punitivo no Brasil

Por Isabela Santana

Na última quarta-feira, 21, o curso de Direito do UniBH realizou sua aula inaugural do semestre, no Auditório do Carandá 2, no campus Buritis. A aula magna trouxe uma palestra especial com o tema Sistema Punitivo no Brasil, ministrada pelo desembargador, autor e professor, Guilherme Nucci.

O desembargador, Guilherme Nucci, foi o palestrante da Aula magna de Direito do UniBH. (Foto: Maykel Douglas)

A cerimônia de abertura contou com a fala do coordenador do curso, Wander Santos Pinto, que desejou boas-vindas aos alunos. Além disso, Wander compôs a mesa da palestra juntamente com o professor Rodrigo Capanema e o diretor do curso, Thales Catta Preta.

O tema escolhido para a aula magna é de supra importância para os universitários. “O objetivo é que o aluno, de fato, desenvolva uma opinião crítica sobre a nossa realidade”, afirmou o diretor Thales Catta Preta.

Guilherme Nucci, assim como Thales, acredita que os estudantes de Direito precisam estar cientes da relevância em aprimorar o próprio senso crítico, buscando fazer uma reflexão profunda sobre a atividade jurídica para que o sistema seja aperfeiçoado. “Estamos com um sistema penitenciário quebrado, entra governo e sai governo, e ninguém faz absolutamente nada para melhorar a situação. Isso repercute no crime, porque aumenta o número de criminosos, na medida em que o próprio sistema penitenciário não dá conta de reeducar ninguém. Então, quem entra lá, sai pior”, concluiu Nucci.

Os alunos também tiveram espaço de fala para fazerem questionamentos ao penalista que, em suas respostas, trouxe várias provocações sobre a atuação do profissional da área e propostas para o aprimoramento das ciências criminais.

“Foi incrível, o Guilherme trouxe questões práticas que nos fazem pensar para além da caixa, e não simplesmente a exposição das leis e dos códigos. Trouxe a realidade do nosso país e os grandes desafios que nós, enquanto operadores do Direito, teremos que enfrentar após concluir a graduação”, declarou Izabela Amaral, estudante de Direito do campus Lourdes.

Os alunos de Direito do UniBH se reuniram no campus Buritis para participarem da palestra sobre Sistema Punitivo Brasileiro. (Foto: Maykel Douglas)

Ao final da palestra, o autor sorteou alguns livros para os alunos e ainda abriu uma sessão para autógrafos. São cerca de 40 obras já publicadas, sendo um dos nomes mais renomados do Brasil em Direito Penal.