Curso de Medicina do UniBH integra ações pioneiras de prevenção à iniciação no tabagismo em adolescentes no Brasil

O UniBH vem atuando com destaque desde 2018 nas iniciativas de promoção a saúde desenvolvidas pelo projeto Education Against Tobacco (EAT), por meio do projeto de extensão “EAT Brazil/UniBH – Prevenção do tabagismo em estudantes de 12 a 17 anos nas escolas municipais de Belo Horizonte: uma proposta de implementação local do programa Education Against Tobacco – Brazil”.

 

A EAT é uma rede multinacional dirigida por estudantes de Medicina e médicos de mais de 80 escolas médicas, distribuídas em 14 países da Europa, Ásia, África e Américas do Norte e Sul.

O coordenador docente do EAT Brazil é o professor do curso de Medicina, professor Paulo César R. P. Corrêa, especialista em políticas de controle do tabagismo certificado em grau de excelência pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena também as atividades realizadas no UniBH. O projeto de extensão desenvolvido no UniBH é parte importante das ações de ampliação das escolas médicas atendidas pelo EAT Brazil em Minas Gerais, contribuindo com a pesquisa e a formação de novos profissionais para atuar no combate ao tabagismo.

 

As ações de ampliação da rede contribuirão para a conscientização sobre os malefícios do tabagismo, de estudantes com idade entre 12 e 17 anos, por meio das intervenções realizadas nas escolas de nível fundamental e médio (a maioria da rede pública).

 

Além do UniBH, integram a rede em Minas Gerais, a Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Universidade de Itaúna, Universidade Federal de São João Del Rey, Universidade Federal de Alfenas e Faculdade Dinâmica (Fadip).

 

Fazem parte do projeto os alunos: Cátia Ribeiro de Sá Rodrigues (coordenadora discente), Fernanda Vasconcelos Pacheco, Mariane de Carvalho Rasuck, Bruna Morais Lage, Lorena Alves da Silva, Igor Yury Silva, Mariana Gomes de Melo, Lara Goulart Pereira, Idelândia Lacerda de Carvalho, Gabriel Felipe Sant’Ana Silva.